ASSINE JÁ ENTRAR

Bafão

Itamaraty pune embaixador acusado de assédio sexual, homofobia e racismo.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 13 de Março de 2014

BRASÍLIA – O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredosuspendeu por três meses o ex-cônsul-geral Américo Fontenelle, após sindicância que apurou denúncias de assédio sexual e moral, homofobia e racismo feitas contra ele por funcionários do consulado de Sydney, na Austrália. O diplomata César Cidade, cônsul-adjunto, também foi acusado e punido com 30 dias de suspensão. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

No processo administrativo disciplinar mais de 20 pessoas foram ouvidas, segundo o Itamaraty. O documento tem mais de três mil páginas. Em maio do ano passado, o governo removeu Fontenelle do cargo que ocupava desde 2010. A explicação foi que a remoção do cônsul ocorreu, em parte, a pedido do diplomata e, em parte, "por conveniência".

O presidente do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty), Alexey van der Broocke, aprova o resultado das investigações.

"A comissão teve uma postura profissional, foi bastante séria e a conclusão foi adequada. Não há nada o que comemorar, não há razão nenhuma para isso. O que se espera é que isso seja banido. A decisão traz alívio aos funcionários que sofreram esses assédio, que mesmo terminados ainda causam insegurança, ansiedade. É muito cruel", disse Broocke.

O ministro informa no despacho que acata "integralmente o relatório da comissão processante", formada por três embaixadores do Itamaraty, e que a medida é resultado do "descumprimento dos deveres funcionais" previstos na legislação.

Com o título de ministro de primeira classe, Américo Fontenelle ocupava o cargo mais alto no consulado brasileiro na Austrália. Seu adjunto, César Cidade, trabalhava no posto de conselheiro. Ambos têm mais de 35 anos de carreira.

No domingo, a coluna Panorama Político revelou que um grupo de diplomatas estava cobrando do Itamaraty a conclusão do processo administrativo contra Fontenelle. O processo administrativo já tinha sido prorrogado três vezes e durava sete meses. A reclamação feita em ofício à Corregedoria do Serviço do Exterior do Ministério de Relações Exteriores foi protocolada dia 18 de fevereiro e deu prazo de dez dias para esclarecimentos sobre a demora. O Sindicato de Servidores do Itamaraty entrou com novo pedido de informações cobrando “respeito” da Corregedoria.

Segundo o Itamaraty, o prazo das investigações foi estendido para garantir a ampla possibilidade de defesa dos diplomatas.

17-03-2014 às 17:47 P/anônimo
Comeria né?Comer mesmo...nunnnnnnnnnnnnnca!
17-03-2014 às 06:18 anonimo
comeria ele numa boa...
17-03-2014 às 00:27 Karolaine
Meche com o bolso dele.É tiro e queda.
16-03-2014 às 22:32 Franca
Vai pagar oque tem que pagar e aproveitar para se aposentar com seu belíssimo salário que nós pagamos.Afasta-lo do cargo que ele ocupa até pode!Demitir nem pensar.
16-03-2014 às 09:15 Arnold Filho
Espero que todas as pessoas acusadas de homofobia sejam punidas. Ainda não estou acreditando muito que tenha ocorrido a punição. Ou, se essa suspensão também vai resultar no não pagamento do subsídio (remuneração), durante os 3 meses, e se isso ficará arquivado na ficha funcional da pessoa punida. Em todo caso, um fato desse, no passado, sequer era tornado público, por causa de uma coisa que abomino, chamada corporativismo. Acho que alguma coisa está mudando, em relação a atos de discriminação, e para melhor, com a provável punição dos discriminadores.
15-03-2014 às 06:41 Revoltado
Até que enfim informação suficiente para entender a matéria. Prepotência e soberba daqueles que se acham acima do bem e do mal, e que a justiça não pisque para eles!
13-03-2014 às 23:40 Juca
Tem mensalão nisso também hein! Procure e achará.Depois deixe o poder se for capaz.
13-03-2014 às 23:28 Revoltado
Entao as vitimas sao australianos. Ainda nao me convenceu!
13-03-2014 às 22:12 p/Revoltado
São embaixadores do Brasil na Austrália - na cidade de Sydney...
13-03-2014 às 17:23 NOSSA 2010
evolução processo em amdamento arquivado esquecido ! ! ! cabe recorre apunição a vítoria da liga lgbt sydney !