ASSINE JÁ ENTRAR

Profilaxia Pré-Exposição

Projeto contra HIV/AIDS busca homens para implementar antirretrovirais no Brasil.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 05 de Setembro de 2014

Com a intenção de combater o HIV/Aids, a Fiocruz, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e o CRT de São Paulo está desenvolvendo um projeto que visa trazer a implementação da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV.

Para isso, eles buscam recrutar 500 homens ou travestis que estejam sob alto risco de se infectar para participar do PrEp Brasil.

Trata-se de um projeto demonstrativo com o objetivo de avaliar a aceitação, a viabilidade e a melhor forma de oferecer um tratamento preventivo com antirretroviral contra à população.

Afinal, segundo relatório divulgado pela Unaids (Programa das Nações Unidas para HIV e Aids) o número de infectados com o vírus no Brasil aumentou em 11% de 2005 a 2013.

Sobre o projeto PrEp Brasil, pesquisas mostram que o uso diário de um comprimido de um medicamento que combina dois ARVS, comercializado com o nome de Truvada, é eficaz em até 99% da prevenção do HIV por via sexual, caso o indivíduo faça o uso regular do medicamento. Ele já é utilizado nos Estados Unidos desde 2012.

Dentro dessa campanha, o 269 Chilli Pepper, misto de hotel e sauna gay localizado no Largo do Arouche, em São Paulo, fará uma ação especial neste sábado (6) quando se comemora o Dia do Sexo, abordando seus hóspedes sobre o tema e tentando angariar voluntários para pesquisa.

Todos os participantes da pesquisa serão avaliados por médicos e passarão por aconselhamento para gerenciamento de risco e realizarão exames laboratoriais.

Na capital paulista, os interessados devem procurar o Centro de Pesquisa Clínicas do Hospital das Clínicas FMUSP (nos telefones 11 2661-3344 ou 11 949966134) ou o CRT-DST/AIDS (11 50879851). No Rio de Janeiro, os voluntários devem procurar a Fiocruz nos telefones (21) 2260-6700 ou (11) 3865-9659.

05-11-2014 às 16:37 P/ Atenção
que comentario mais criativo e educativo!! Cara, parabens!! deu a sua dica com humor e louvor!!! parabens!!! apesar do assunto ser muito sério, estou dando gargalhadas!! forte abraço!
01-11-2014 às 02:14 rafa
Aconteceu comigo. Estava me relacionando com uma pessoa soro + e aconteceu que a camisinha estourou dentro e quando vi fikei extremamente nervoso. Na mesma hora procurei um hospital e iniciei o pep estou tomando 6 comprimidos ao dia no início foi horrível hj com 15 após ter iniciado o tratamento estou um pouco melhor a diarréia passou oq sinto ainda é um pouco de enjôo tenho a esperança de não estar infectado mas só Deus é q sabe.Usem preservativos sempre e se acontecer procurem um posto ou algo do tipo para o tratamento rápido pq segundo o infectologista q procurei os riscos são mínimos quando se inicia o tratamento rápido .
27-10-2014 às 23:51 JORGE
ENGRAÇADO QUE PRO EBOLA ELES ACHARAM A CURA RAPIDINHO, PRINCIPALMENTE NO PAÍSES RICOS. DEVE SER PELO ALTO GRAU DE LETALIDADE. O QUE NÃO SE PODE NEGAR É QUE O HIV É UMA DOENÇA NEGLIGENCIADA POR ESSES MERCENÁRIOS.
11-10-2014 às 18:08 Mauro
O pessoal, acabo de ler um relato falando que está curado do hiv. Desculpem existe controle, pessoas com índices indetectáveis, mas curados ainda não, cuidado para não se deixarem levar e acharem que tem cura. Infelizmente não. Para os soropositivos hoje o mais importante é se cuidar, se alimentar etc. e os soro negativos usarem camisinha e não vacilar, não preconceito não é a mesma coisa que não se cuidar.
10-10-2014 às 15:00 P
O que siguinificam amostra não reagente para hiv
05-10-2014 às 23:57 Amon- Rá
Não sei que prazer em dar parabéns para essa instituição atrasada, estagnada, que usa os pacientes do hc como cobaias. Médicos interesseiros, que não têm amor ao próximo, e que só o que lhes interessam são esses comentários de lamúrias, de doença oportunista, de choro, de mulheres sempre inocentes, que pegaram hiv do marido, e que quando se casaram a coitada foi enganada achando que estava com um hétero. A máquina de baixo custo que o Egito inventou já foi testada na Rússia, e além de curar o hiv, cura também a hepatite c. Ter hiv é não é mais sentença de morte, mesmo porque há pacientes que se curam com o coquetel que está no mercado- imaginem quando essa máquinas forem importadas pelo Brasil. Vai acabar a mamata de que só pensa no dinheiro! E aí, quem vai rir com justiça será eu e aqueles que sempre acreditaram na cura.
28-09-2014 às 00:44 Juliano
É possível fazer a prevenção, então porque o risco? Sou soropositivo a 6 anos, e só comecei tomar os remédios agora por conta de uma grave doença oportunista que graças a Deus estou vencendo. Peguei o vírus num momento de fraqueza (uma única exposição com um estranho) e não desejo o que já passei nem para o meu pior inimigo. Tenham juízo e andem com a porra da camisinha no bolso. Tomo 4 comprimidos por dia e o único efeito colateral que noto, dia ou outro, é uma tontura que deve durar nem 5 minutos.
22-09-2014 às 22:53 parabéns pela atitude da usp-hc
infelizmente eu hoje sou soro +, e nuca desejo que ninguém passe pelo o que eu passei quando descobri ! eu confiei em uma pessoa que não deveria e acabe nessa situação que hoje me encontro! conheci uma pessoa e me apaixonei e me entreguem de corpo e alma mas descobri que ele era ator porno gp e acabei me contaminando não sei se foi intencional dele me passa mas eu não desejo isso para ninguém pois gente não juge as pessoa pois tem gente que pegou por ama e confiar em outras pessoas tem uma colega que pegou do esposo ela so tinha ele e ele acabou trazendo essa doença para ela e por isso ela sofre muito se poi no lugar dela na juge pois vc pode fica nessa mesma situação dessa jamais quero isso para ninguém mas pode acontecer choro ate hj quando me lembro disso mas avida continua e vamos lá esperando a cura !!!!!!!!!!! e esperando um amor que vala apena por isso não fico com ninguém mas desde que eu descobri bjs e desculpa pelo desabafo
21-09-2014 às 15:17 Crhistopher
Jonas sobreviveu dentro do estomago de uma baleia, saiu e viveu. Daniel, lançado na cova dos leões, domesticou-os, sobreviveu e saiu. Não estou sendo puritano, tampouco beato, mas na bíblia há sim, relatos das relações humanas, que se repetem por todos os séculos. Matusalém, o homem que mais viveu no mundo, morreu com 187 anos, após ser desenganado na saúde. Os céticos, que me desculpem, mas há homens nessa terra que não vieram para que tenham certeza, mas sim, para confundir!
15-09-2014 às 18:35 a vida continua...
Já está provado- é uma questão de tempo- que o hiv já está erradicado e que supostos novos casos são consequência da promiscuidade em qualquer grupo de risco, seja homossexual, drogado, prostituta ou os ditos heterossexuais, excluídos da lista por questões religiosas ou do próprio preconceito inerente na sociedade hipócrita. Voltamos à época, anos 70 e 80, que camisinha era algo raro de se ouvir falar e as doenças comumente eram gonorreia e sífilis, que sempre existirão assim como o hiv que se consolidou nos dias atuais. Ainda o melhor meio de prevenção é o uso da camisinha, porém há a "luta contra a aids" que exacerba e mente sobre estatísticas, que segundo ela ainda temos uma epidemia e que com o uso do discurso do medo as pessoas evitam as relações sexuais, desprotegidas ou não. Leva-se a crer que veladamente àqueles que sempre lucraram com a peste, não querem perder o modo fácil de se clinicar com algo que acreditavam que nunca pudesse ser curado, e assim terem seus soldos e empregos garantidos a vida inteira. Caída a tese, resolveram focar o público lgbt como ainda porta de disseminação do mal, ignorando a gritante profusão da prostituição hétero. Uma coisa é certa- a verdade é uma só- e não adianta prolongar a ideia de morte relacionada ao hiv, que comportamentos bareback já se solidificaram desde a descoberta do coquetel, no fim da década de 90. Basta que caia a cortina do ceticismo em relação ao hiv, e busque a excelência para a liberação dos pacientes, que são vidas que sonham!