ASSINE JÁ ENTRAR

Divisão Gay

Avanços LGBT em alguns países causam retrocesso em outros, diz The Economist.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 13 de Outubro de 2014

A decisão desta semana da Suprema Corte dos Estados Unidos que elevou para 24 o número de Estados do país, além do Distrito de Colúmbia, que permitem o casamento entre pessoas do mesmo sexo é uma mostra dos avanços dos direitos LGBT no mundo.

Entretanto, essa mesma evolução causa retrocessos para esses cidadãos em outros locais do globo –a pratica sexual entre pessoas do mesmo sexo ainda é ilegal em 78 países e alguns deles recentemente aprovaram leis que tornam a legislação ainda mais dura.

Esse é o saldo encontrado pela revista britânica "The Economist", uma das mais respeitadas do mundo, em sua reportagem de capa desta semana, destinada a analisar a divisão global nos direitos LGBT.

A publicação cita os casos recentes da Nigéria, que recentemente aprovou uma lei que prevê dez anos de prisão para pessoas do mesmo sexo que assumem seu relacionamento publicamente, e da Rússia, que barra a "promoção" da homossexualidade.

"Isso é, em parte, uma reação ao avanço dos direitos gays no Ocidente", diz a revista. Com a globalização, pessoas que moram em países em que a maioria considera a homossexualidade uma abominação agora podem ver imagens de Paradas LGBT em vários locais. "Eles consideram isso chocante", afirma a publicação.

Esse fator é usado por políticos para ganhar popularidade, já que, diz a "Economist", "em muitos locais, "atacar os direitos dos LGBT ainda pode ser politicamente útil e popular".

Um exemplo disso é o presidente russo, Vladimir Putin, que usa esse discurso para abordar outros temas: que o Ocidente traz uma influência que deve ser rejeitada e que a tolerância e o liberalismo são contrários aos valores russos.

Ao mesmo tempo, em alguns países, a aprovação pública dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais aumentou rapidamente.

A revista conta que, há menos de 20 anos, em janeiro de 1996, ao colocar na capa a imagem de dois bonequinhos de noivos em um bolo de casamento com o título "deixe que eles se casem", recebeu "mais cartas hostis do que qualquer outra capa anterior, ultrapassando inclusive o pedido pela abolição da monarquia britânica".

Ao citar uma pesquisa do instituto Pew Research em 39 países que relaciona a religiosidade do país à sua tolerância com LGBTs, a "The Economist" diz que o Brasil é "uma enorme exceção" e que as atitudes aqui são "amplamente tolerantes". "A violência homofóbica, entretanto, permanece um problema", afirma.

Reprodução da capa da revista The EconomistReprodução da capa da revista The Economist

20-10-2014 às 22:14 In Recife - Dilma 13!
Dilma voltou a ser a primeira colocada nas pesquisas, na CNT e Datafolha. Gay consciente vota Dilma presidenta! DILMA 13!
20-10-2014 às 22:09 In Recife
Jeromé,,... O Aécio é um homem que põe vacina de cavalo como falso "investimento" da saúde para seres humanos, isso para desviar dinheiro, que usa aeroporto particular com dinheiro público. Um politico que dá carteirada em guarda de transito, e o guarda com medo de ser demitido ou transferido deixou o Aécio que estava alcoolizado passar imune ao teste do bafômetro. Me responda você colocaria uma homem totalmente alcoolizado para dirigir um carro onde estivesse você e sua família????? Não sei sua opinião, mas eu não colocaria de jeito nenhum, pois é mas tem gente que quer dar não o carro, mas o país para um homem desses dirigir. ... Gente, o Aécio mentia demais no Debate da Record, minha nossa aquilo deve ser um vício mentir tanto, e outras coisas horríveis que eu ando vendo pesquisando sobre esse tal Aécio, o Collor e Maluff ficariam parecendo dois anjinhos perto do Aécio. Meu Deus e ainda tem subcelebridades que apoiam esse cara, esses "artistas" devem tá ganhando muito dinheiro das corrupções do PSDB. Que horror que eu fiquei desses "artistas" que se rebaixaram a tudo por dinheiro. Que vergonha aquela família do Eduardo Campos que traiu Lula, apoiando Aécio, e não honrou a memória de Miguel Arrares que sempre foi amigo de Lula.Todos estes vão afundar no mesmo barco do Aécio. ....... Por isso que nas duas pesquisa de institutos diferentes, a Datafolha e CNT quem esta ganhando é a Dilma! Pois o povo quer DILMA 13!
19-10-2014 às 18:34 Claudete atras da camionete
É isso mesmo goiano, falou bem! Nos LGBTs temos que votarmos em Dilma, poi com aecio as coisas vao ficar piores pra nos. Quero liberdade, vamos de Dilma 13.
19-10-2014 às 18:27 Hilario
Saiu no jornal O Estado de Sao Paulo, que o PSDB e PSB do Aecio e Marina tambem estao envolvidos nos escandolos da Petrobras, com a reportagem fica aparente que essa pratica esta com a maioria dos partidos.
19-10-2014 às 17:12 Paulo
Apelou perdeu quirida!
19-10-2014 às 16:57 Jeróme
Vocês todos já tiraram a minha paciência. Seus despotas ordinários, votem na Dilma que eu vou de Aécio com o Brasil, e na noite do dia 26 vou fazer questão de postar a minha justiça. A Veja é uma revista com cara e coragem, com um jornalismo investigativo imparcial que não tem medo de denunciar a bandidagem velada que tem na política. Já foi vanguardista na prisão de criminosos do colarinho branco. Quem é vc, In Recife, para dizer desaforos de quem é respeitadíssimo pelo povo brasileiro(Aécio e a revista). Pelo seu IP, será processado, subversivo da ignorância, pedestal da estupidez e baluarte da hipocrisia!
19-10-2014 às 16:10 Goiano
É por causa dessa incitação de ódio que não tenho coragem de votar no Aécio. Como todos podemos constatar, pobres, nordestinos, gays, mulheres, todos ficarão marginalizados em um governo Aécio, assim como era no governo FHC. E o pior de tudo é ver um gay como o Cambão ter coragem de incitar esse tipo de sentimento para com os seus próprios em um ambiente como esse. Por isso, votamos Dilma! Não queremos retroceder a uma época em que os direitos LGBT eram sequer discutidos! Não queremos que o apoio de Levy, Everaldo e Malafaia seja convertido em apoio a decisões contra a liberdade de expressão! Não queremos mudar pra pior! 13js
19-10-2014 às 15:10 In Recife - Dilma 13!
DILMA 13, voto em Dilma 13!......... O conceito de Aécio e Fernando Henrique é tradicionalista, é governar para os ricos e deixar os pobres a ver navio. Se eles não gostam de pobre hétero, de gay é que eles querem distância mesmo. Por isso é que Aécio esta junto do Pastor evangélico Silas Malafaia, Levy Fidelix, Pastor Everaldo. Pois gente ruim, gosta de gente ruim. Se Aécio esta com Silas Malafaia é porque os dois se merecem, os dois são das mesma laia.
19-10-2014 às 15:00 In Recife - Dilma 13!
Cambão, você citar a Revista Veja acabou com qualquer argumento seu, a Revista veja é a revista mais mentirosa e manipulativa que existe neste país. Eu um dias desses estava no supermercado e estava lá aberta um revista veja, e abri e fui ler, minha nossa, eu nunca vi tanta mentira junta na minha vida, olha meu deu embrulho no estômago de ver como essa revista publica mentira em cima de mentira, e da inveja que ela tem de Lula, Dilma e do governo. Nunca vi tanto ódio e tanta inveja junta na vida, destilados por essa revista. E pasmen essa revista publicando mil mentiras, ainda esta aberta, contariando aqueles mentirosos que dizem que "O governo quer colocar um regime ditatorial como na Venezuela", se fosse assim a Veja já estaria fechada a muito tempo. Sim, no Brasil temos liberdade de expressão no governo Lula e Dilma, e eu acho que Dilma e Lula por terem sofrido com a ditadura tem até muita paciência com alguns meios de comunicação mentirosos, porque se eu fosse presidente e a Veja publica-se metade das mentiras que eles publicam sobre o governo, minha nossa eu os processaria na hora, colocando expondo que eles como mentirosos que são, pois essa revista faz calúnias, difamações, pois não consegue se conformar que o povo elegeu Dilma e Lula. A Revista "Isto é" então já tem até processo do caso "Escola de Base" quando em 1994, os donos da escolas foram acusados de pedofilia com as crianças, sendo inocentes os donos da escola. A Revista Isto é foi um das responsáveis por desgraçar a vida dos donos dessas, pessoas sérias, que foram acusadas de um crime gravíssimo por um Revista manipuladora. É claro que a Veja e a Isto é estão do lado do PSDB, pois essas duas não passam de semanas feitos para as elites invejosas deste país. Porque a Veja não faz uma matéria explicando onde Sérgio Guerra, presidente do PSDB pagou milhões e milhões para fechar a CPI da Petrobras. A turma do PSDB-Aécio esta até os cabelos enrolados no escândalo da Petrobras, mas a "Veja" e a "Isto é" fazem questão de esconder.
19-10-2014 às 14:38 XXX
Dilma! É nela que eu voto. É incoerente uma pessoa de bem querer trazer de volta a impunidade à corrupção, o preconceito extremo e o desprezo aos pobres e minorias, muito mais presente nas ideias e governos de direita como PSDB e DEMO (DEM).