ASSINE JÁ ENTRAR

De volta para o armário!

Leonardo e Xana viram héteros, e autor é criticado por cura gay.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2014

Adriana Birolli (Amanda) em cena com Klebber Toledo (Leonardo) em Império; casal gera reclamações.Adriana Birolli (Amanda) em cena com Klebber Toledo (Leonardo) em Império; casal gera reclamações.

Homossexual ex-militante, Aguinaldo Silva está sendo acusado nas redes sociais de “promover a cura gay” em Império, novela das nove da Globo. O autor tem sido criticado porque o personagem Leonardo (Klebber Toledo), que mantinha um caso com Cláudio (José Mayer), foi para cama com Amanda (Adriana Birolli), e Xana (Ailton Graça), que se veste de mulher, vai se revelar “macho”. Ele se casará com Naná (Viviane Araújo). Para ativistas da causa gay, no entanto, Silva está sendo vítima de “patrulha” preconceituosa. A condução dos personagens reflete a realidade, defendem.

Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), afirma que não vê a história da novela das nove promovendo a cura gay. “Essa situação que Leonardo e Amanda viveram é comum nas boates, onde a gente vê muito beijo triplo e a sexualidade cada vez mais liberada. Os militantes mais radicais é que não acham que exista bissexualidade”, diz Cerqueira.

André Fischer, diretor do Festival Mix Brasil, que exibe filmes sobre a diversidade sexual, é contra a patrulha que vem sendo feita à trama. Ele conta que já foi vítima de preconceito quando teve uma namorada. Alguns amigos deixaram de frequentar sua casa porque não aceitavam a relação dele com uma mulher. “A luta é para que as pessoas sejam aceitas como são. Temos de caminhar para um futuro onde essas repressões contra a sexualidade não aconteçam”, afirma Fischer.

Porém, ele faz questão de dizer que não acredita na cura gay. “O que existe é sufocar desejos. A pessoa pode amar alguém do mesmo sexo ou do sexo oposto, mas nunca deixa de ter seus desejos”, comenta.

Para Fischer, é pouco provável que a história de Aguinaldo Silva caminhe para uma direção moralista. “Tecnicamente somos todos bissexuais e o que estamos vendo é que o amor não tem sexo”, diz.

Sergio Savian, psicanalista especializado em relacionamentos, aponta que esse tipo de patrulha nas redes sociais mostra uma limitação. “Os gays fazem, muitas vezes, o jogo que lhes foi imposto pelos moralistas, assumindo posições tão radicais e intolerantes quanto daqueles que os criticam”, dispara Savian.

Ailton Graça e Viviane Araújo, que interpretam Xana e Naná: os dois vão se casar.Ailton Graça e Viviane Araújo, que interpretam Xana e Naná: os dois vão se casar.

De acordo com Savian, o autor está sendo corajoso em abordar a bissexualidade. Ele diz que, no caso de Xana, seu comportamento já demonstra um conflito com sua sexualidade. O cabeleireiro não sai com nenhum homem e a pessoa com quem realmente se sente bem é Naná.

“Xana se sente atraído por homens, mas tem uma moral interna que não permite que o fato seja consumado. Mesmo que se case com Naná, em seu mundo interior sempre estará em cima do muro. Seu desejo não está na mesma direção de sua moral interna. Este é um dos aspectos da bissexualidade.”

Amanda deseja Leonardo

Em Império, Amanda sabe que Leonardo era amante de Cláudio, mas gostou dele desde que o viu pela primeira vez. Em entrevista ao blog oficial do autor, a intérprete da sobrinha de Maria Marta (Lilia Cabral) revela que a personagem vai tirar o aspirante a ator das ruas quando ele estiver na pior e virar um “mendigato”. Ela baterá de frente com a tia rica e com José Pedro (Caio Blat), seu ex-namorado e primo, que chamará o rival de “viado”.

Savian diz que essa é outra trama que reflete a realidade. Ele afirma que as mulheres se apaixonam mais por gays do que as pessoas imaginam. “Isso pode ocorrer por alguns motivos. Um deles é a projeção de sua própria homossexualidade no outro. Para Carl Jung, cada mulher tem um aspecto masculino em seu interior que ele denominou ‘ânimus’. Ao escolher um homem para amar, algumas mulheres preferem um que seja parecido com seu homem interior, isto é, um homem bastante sensível”, explica o psicanalista.

Marcelo Cerqueira, do GGB, diz que já conheceu muitas mulheres como Amanda e Beatriz, (Suzy Rêgo), a mulher que tolera e apoia a bissexualidade do marido, Cláudio. “A sociedade não está mais estática. É necessário ver esses exemplos nas nossas novelas. Ninguém tem controle sobre o amor. A Beatriz é muito real. Tudo depende do acordo que cada casal faz”, diz.

Confira abaixo alguns comentários que foram postados no Twitter.

19-11-2014 às 19:17 Ygor
Simplesmente não assista novela da Globo !!!!!!!
01-11-2014 às 09:09 Miguel
Acredito na existência da bissexualidade, sim. E também que podemos redescobrir nossa sexualidade com o tempo. Conheço casos de gays que namoraram algumas mulheres, mas sem ser para criar um escudo para a sociedade, pelo contrário, continuavam se definindo como gays, se comportando como gays, e não havia nenhum viés religioso por trás. O desejo por homens não tinha sumido, apenas estavam amando uma mulher. Para mim, essa é uma nítida prova de bissexualidade. O mundo não é preto e branco, há um grandiente de cinzas entre essas duas cores. O que me incomoda na novela, não é mostrar que isso existe mas COMO mostra. Ao simplesmente jogar assim na cara do telespectador, é de fato, como se mostrasse uma "cura gay", e que a homossexualidade é um desvio porque a pessoa não encontrou a pessoa certa. Nossa sociedade é extremamente preconceituosa e pelo poder de influência de massas que as novelas das 9 da Globo têm, deveriam estar trabalhando exatamente a desconstrução desse preconceito. Não era o momento para exibir isso, muito menos jogado ao vento da maneira que está. Daqui a 2 anos o projeto de cura gay poderá ser desarquivado e toda a discussão vai começar novamente, e infelizmente a novela está reforçando essa ideia... É lamentável ver que um tema que traz tanta responsabilidade está sendo tratado com tanto descaso pelo autor.
28-10-2014 às 11:50 Ricardo BH
Nao vejo nada de mais a novela esta de parabens e esta mostrando a vida como ela e existem muitos homens casados que vivem romance secreto com rapazes e tambem os rapazes que atendem nas saunas gays a maioria deles sao casados com mulherese vivem uma vida secreta temos que amar e ser feliz
27-10-2014 às 06:40 Baronesa de Santos
Infelizmente! essa porra de país chamado brasil é tão ignorante, e tão atrasado, que me dá nojo de tudo que representa o brasil de merda.
27-10-2014 às 00:45 Bakural
Gente como eu sei que as comunidadesLGBT exerce grande influencia então vamos pedircpra ninguém ver essa novela .é uma imbecilidade em Cina da outra. Que mundo hipócrita . será que essas família tem o disparate de achar que agindo assim seus filhos vão deixar de ser gay? Que mundo merda mesmo. Gente não assistam essa mersa de novela.. E só para quem tá questionando a bissexualidade. Gente isso foi só um titulo que deram pra quem gosta de transar com homem e mulher. Porque não se pode negar isso. É aproveitar dem a vida..kkkkjkk.
26-10-2014 às 12:15 Paulo César-Franca.S.P
Concordo com seu pensamento...porque não!!! certeza que teria grandes audiências e até incomodaria as outras emissoras, e é coisa para se pensar e os movimentos pleitear. Abraços.
25-10-2014 às 16:55 P/Paulo César
Que absurdo! Ainda chegará o dia em que a comunidade LGBT terá de pedir, junto ao Ministério das Comunicações, em Brasília, o direito a uma concessão de tv ou rádio, exclusivamente de conteúdo gay! Se distribuem, como se fosse um latifúndio eletrônico, concessões a torto e a direita, por que nós não poderíamos ter o mesmo direito? Se esses pastores e padrecos boquirrotos têm esse direito, inclusive para fazerem os seus proselitismos baratos, por que nós, não?
25-10-2014 às 14:24 Paulo César-Franca.S.P
Li uma reportagem sobre isso no site da globo, que os diretores da emissora estavam de saco cheio de reclamações de famílias questionando que não eram obrigados assistirem novelas globais com tanto gays,que Agnaldo Silva estava enfiando a goela abaixo assusto e relacionamentos que não eram convencionais ,que nem tanto acabou a outra novela... que vinha outra com historias gays novamente, dai os diretores globais resolveram pedirem que ele desse fim nos personagem gays,portanto o Claudio vai ser assassinado e os outros voltaram para o armário, tudo isso por homofobias das famílias convencionais. Abraços.
25-10-2014 às 04:49 Defensoria dos Direitos G.A.Y
A globo deveria ter a vergonha de respeitar os direitos LGBT por promover a homofóbia "cura gay" nas novelas, isso pode gerar um serissímo processo contra a emissora e contra a propio autor também por desrespeitar o publico homossexual, que falta de carater dessa bicha velha "pão com merda" e mal amada em mais uma vez, colocar novamente polemicas sobre os gays, após aquela sua outra novela também "Fina Estampa" ou "Fino coco" da bicha velha. (estou repetindo esta mensagem pelo meu erro abaixo, é isso que dá quando agente fica puto com certas bichas velhas FDP chamado Aguinaldo Silva)
25-10-2014 às 04:45 Defensoria dos Direitos G.A.Y
A globo deveria ter a vergonha de respeitar os direitos LGBT por promover a homofóbia "cura gay" nas novelas, isso pode gerar um serissímo processo contra a emissora e contra a propia emissora por desrespeitar o publico homossexual, que falta de carater dessa bicha velha "pão com merda" e mal amada em mais uma vez, colocar novamente polemicas sobre os gays, após aquela sua outra novela também "Fina Estampa" ou "Fino coco" da bicha velha.