ASSINE JÁ ENTRAR

Nossa Família Existe

Manifesto mobiliza redes sociais contra aprovação do Estatuto da Família.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 09 de Dezembro de 2014

Movimento nas redes sociais busca dar visibilidade à famílias que podem ser 'apagadas' segundo novo EstatutoMovimento nas redes sociais busca dar visibilidade à famílias que podem ser 'apagadas' segundo novo Estatuto

São Paulo – #NossaFamíliaExiste é a palavra de ordem que aglutina as manifestações nas redes sociais em repúdio ao projeto de lei do Estatuto da Família (PL 6583/13), que nega o reconhecimento legal às famílias homoafetivas. A convocatória realizada por movimentos LGBT pede para que os casais do mesmo sexo postem uma foto com a sua família segurando um papel com a ‘tag’ de mobilização.

O manifesto que dá o pontapé inicial à campanha lembra que os direitos das famílias homoafetivas vem avançado, no Brasil e no Mundo, e cita a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que definiu que casais compostos por duas pessoas do mesmo sexo são entidades familiares e diversos deles já adotaram crianças ou tiveram filhos por métodos de reprodução assistida. É contra o risco de retrocesso que se insurgem ativistas dos direitos LGBT e simpatizantes.

O movimento conta com o apoio do deputado federal Jean Willys (Psol-RJ), que integra a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos. Hoje, que também é o Dia Internacional da Justiça e Dia Nacional da Família, em sua página no Facebook, o deputado sugere reflexão “se é justo reconhecer todas as famílias ou se é justo que muitas famílias, que hoje existem e que não dependem da permissão de ninguém para serem famílias, sejam proibidas de assim se identificar.”

Amanhã e quarta, a comissão especial da Câmara que analisa o projeto de lei do dito Estatuto da Família deve discutir e votar o relatório apresentado pelo deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF), que define família como o núcleo formado pela união entre homem e mulher.

Outra questão polêmica trazida pelo projeto é a tentativa de modificação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para proibir a adoção de crianças por casais homossexuais e ainda a prevê a instituição de disciplina obrigatória, “Educação para a Família”, nos currículos das escolas de ensino fundamental e médio.

O projeto tramita em caráter conclusivo e, se aprovado, segue direto para o Senado. O deputado Jean Wyllys ressalta que a comissão especial é formada majoritariamente por deputados evangélicos, que devem votar a favor, mas a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos seguirá atuando para impedir a aprovação no Senado.

16-12-2014 às 22:00 MIGUEL para MIGUEL RN
Uma criança precisa de PAI E MÃE... sei que héteros fazem e abandonam, mas há outros tantos HÉTEROS para adotar... Casem, se unam, contraiam matrimônio o quanto quiserem, mas deixem as crianças em um ambiente natural ---> Homem + Mulher. Quando essas crianças crescerem irão decidir o que querem da vida.
14-12-2014 às 07:57 Miguel RN p/ Miguel e Kevin
É incrível como vocês trocam os termos do assunto que está em questão aqui. Já procuraram as definições de "família" e "união estável" nos dicionários? Ou até mesmo a Wikipedia? Em primeiro lugar, o que se cabe na comparação com "união estável" é o "matrimônio", família já está em outro patamar. E em segundo lugar, essa discussão toda tem a ver com os DIREITOS das famílias que não são homem e mulher e criança. Na constituição o "casamento" tem direitos diferentes da união civil" ou "união estável". Para quem não faz parte de um casamento tem sempre que recorrer à justiça para várias coisas que são triviais até como os planos de saúde. Não já basta o sistema judiciário deste país amarrotado de tantos processos, querem que retrogredemos e voltemos ao período da justiça ainda mais morosa? Abram seus olhos! Essa proposta de mudança do estatuto é apenas um movimento conservador evangélico para tirar nossos direitos!!! Enquanto precisávamos ampliar o conceito de família, estamos reduzindo?! Independente de sua religião, as famílias não tradicionais merecem os mesmos direitos das tradicionais. Elas existem indepentendemente do que vocês pensam e as crianças delas precisam igualmente de assistência aos seus direitos.
10-12-2014 às 22:43 kevin
sou contra....família e pai+mae=filho... isso e família...GAYS SAO UNIAO CIVIL.... E PRONTO........
10-12-2014 às 18:25 Dj p/ Miguel
``Para mim uma família é pai, mãe e filhos´´. O que você me diz de avós que criam neto, de tios que criam sobrinhos, de pessoas que adotam? Não são família? Conheço famílias tradicionais em que os pais não estão nem aí para os filhos.O que você acha que e os homossexuais que adotaram devem fazer? Entregar as crianças de volta para os orfanatos? Família independente de sua formação é o lugar onde tem amor e boa convivência. Enquanto ao casamento, ele dá direitos na qual a união estável não proporciona, se somos iguais nos deveres também devemos ser iguais nos direitos!!!!
10-12-2014 às 14:32 LOIRO
SEMPRE QUE HOUVER UM PAI OU MÃE + UM FILHO(A) QUE SEJA NATURAL OU NÃO, TRATA-SE DE UMA FAMÍLIA. ESSAS CRIANÇAS ADOTADAS POR CASAIS HOMOSSEXUAIS ESTÃO SATISFEITAS COM A FAMÍLIA QUE ELAS TÊM. ELAS AFIRMAM ISSO PUBLICAMENTE EM ENTREVISTAS. QUAL O PROBLEMA EM UMA PESSSOA CRIAR UMA CRIANÇA, SEJA QUAL FOR SUA ORIENTAÇÃO SEXUAL?
10-12-2014 às 01:31 Sabrina Chuca Doce
Acham mesmo que devemos manter uma postura polida e respeitosa para com evangélicos? O tempo todo esses seres retrógados, fundamentalistas, egoístas interferem em nossas vidas. Gay consciente despreza evangélico.
10-12-2014 às 00:10 Miguel
Não sou evangélico e nem curto essas religiões... mas sou CONTRA essa história de família. Para mim uma família é pai, mãe e filhos. Gays são União Civil ! Ponto final. Mania de gay querer se igualar com a sociedade tradicional... querem até casar com véu e grinalda... ACORDEM !!
09-12-2014 às 22:31 vesuvio
Eh o cumulo depois de algumas conquistas por direitos iguais, o Brasil permitir a guerra santa contra a liberdade de expressao homossexual. Rsses deputados devem ser excomungados por suas ideias fundamentalistas e anacronicas. Sinto- me envergonhado de deixarem realizar esse tipo de votacao exclusiva e de incitacao ao odio contra os homossexuais. Temos que quebrar o avanco dessa vergonha de evangelicos na politica. Quenojo dessas pessoas obcecadas!!!
09-12-2014 às 11:06 Mineiro
#NossaFamíliaExiste projeto de lei do Estatuto da Família (PL 6583/13) é ridículo!
09-12-2014 às 11:00 leco
Não si nem pra que esse estatudo .Desnecessario.