ASSINE JÁ ENTRAR

Novo atrito

Cunha retoma projeto que proíbe adoção de crianças por casais gays.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2015

Deputado Eduardo Cunha não vai colocar em votação projeto sobre legalização do abortoDeputado Eduardo Cunha não vai colocar em votação projeto sobre legalização do aborto

Depois de garantir que não vai colocar em votação qualquer projeto que trate da legalização do aborto, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também autorizou a criação de uma comissão especial que tem potencial para criar um novo atrito com ativistas ligados aos movimentos gays e a bancada do PT.

Cunha liberou a retomada da discussão de um projeto patrocinado pela bancada evangélica que define família apenas como união entre homem e mulher e que, na prática, pode proibir a adoção de crianças por casais homossexuais.

A comissão especial acelera a tramitação do projeto, que é intitulado de Estatuto da Família. Ele terá votação final nessa comissão, sem precisar passar por análise de outros quatro colegiados.

Essa proposta começou a ganhar força em 2014, mas acabou travada por manobras regimentais do PT. O partido é contra vários pontos da proposta. Ele ainda dificultaria o cumprimento de uma das promessas de campanha da presidente Dilma Rousseff de apoiar a criminalização da homofobia.

A bancada evangélica, com 80 deputados, articula indicações dos partidos para dominar a formação da comissão.

Homem e mulher

Em discussão, o Estatuto da Família traz como definição de família um núcleo formado a partir da união entre homem e mulher, por meio de casamento ou união estável, ou comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes.

Os deputados religiosos defendem que o texto tenha a previsão de que a adoção só poderá ser realizada por adotantes que sejam casados civilmente ou que mantenham a união estável, segundo o que determina o artigo 226 da Constituição.

Na prática, a ideia do parecer do deputado é proibir a adoção de crianças por casais gays. Apesar desse tipo de adoção não estar presente em lei, a Justiça tem garantido.

O projeto também prevê a possibilidade de internação compulsória para usuários de drogas após avaliação de um juiz e do Ministério Público e a inclusão de uma disciplina chamada "Educação para a família" no currículo escolar.

Evangélico, Cunha se nega a colocar em votação qualquer projeto que trate da legalização do aborto.

"Aborto eu não vou pautar (para votação) nem que a vaca tussa", disse, em entrevista ao site do jornal "O Estado de S. Paulo". "O último projeto de aborto eu derrubei na Comissão de Constituição e Justiça. No aborto, sou radical."

19-02-2015 às 16:09 Eu
Isso não faz a menor falta para nós. Quem mais perde não são os gays, mas sim, as crianças que passarão boa parte da vida enfiadas dentro de um orfanato. Quando eu quiser ter filhos, prefiro gerar do meu próprio sangue, e passando adiante meus bons genes caucasianos.
19-02-2015 às 09:04 P/ Felipe SP
Esplêndido, o seu comentário, amigo! Sem querer jogar confete em você, pois não preciso disso. Parabens! Você deu um shou de consciência política. Concordo integralmente com você.
19-02-2015 às 08:38 JOÃO PAULO
APOIADO ...SOU RADICALMENTE CONTRA ADOÇÃO POR CASAIS GAYS !!!!!!!!!!!!!!!
19-02-2015 às 00:09 DE BH
CUNHA, SINTA-SE APOIADO POR MIM. COMO POSSO ENTRAR EM CONTATO COM VC PARA JUNTOS DEFENDERMOS A MESMA CAUSA? AS CRIANÇAS NÃO PODEM SER ADOTADAS POR HOMOSSEXUAIS. TODA CRIANÇA MERECE TER UM PAI E MAE,,,,,,,
18-02-2015 às 23:06 Felipe SP para In Recife
In Recife vou ser bem sincero com você. Todos nós temos o livre arbítrio para fazermos o que quisermos de nossas vidas, incluindo votar em quem acreditamos que possa nos assistir de forma verdadeira, nos proporcionando condições de estudos dignos, moradias, saúde pública e etc.. O Aécio, Marina e tantos outros foram "Eles", não esconderam em nenhum momento o que estavam fazendo e o que fariam se fossem eleitos, já a Dilma foi desonesta, covarde, mentirosa, dissimulada e já vinha fazendo um péssimo governo, tanto é que ai está escancarado o maior rouba de uma estatal a Petrobrás! O que temos que enxergar neste momento não são só as causas LGBTS, acho sim que o que já foi conquistado não se deve mexer e acho mais ainda que teriam que aprovar leis severas como para a Homofobia, porém, o nosso País está a beira de colapso, se transformou em um efeito dominó onde quem vai sofrer mais é a classe trabalhadora, o pobre coitado, pois, tudo está maqueado, tudo o que o governo diz é mentira... A inflação já deve estar beirando uns 15% os caras dizem que está em 6% . Não sei se você acompanha jornal de economia, política, mas, a Dima e o PT mentiram tanto que a popularidade deles despencou horrores e tem muita gente que votou neles que está amargamente arrependido e detalhe; agora que acabou a folia de carnaval é que o ano de 2015 começa pra valer, agora é que o bicho vai pegar!! Foi como eu disse, o PT e a Dilma estão nas mãos do PMDB partido deste senhor, você acha mesmo que ela vai querer fazer alguma coisa a favor do LGBTS? É ilusão meu caro, é fantasiar de mais... E que me desculpem a nossa classe, mais os gays e afins só pensam em sacanagem, orgias, putaria, estão pouco se importando com estudo, política, crescer profissionalmente, quantos não terminaram ou traíram seu parceiros quantos neste período de carnaval, quantos você acha que não contaminaram ou se deixaram contaminar com hiv e outras doenças neste carnaval? Não quero ser o senhor da razão, mas o fato é que o povo Brasileiro teve a chance de fazer a mudança mas preferiram anular seus votos ou se acovardar votando nos mesmos que já estavam afundando o País! O lamentável é que agora não aparece ninguém que os tenha colocado lá, mas reclamar todos reclamam... Infelizmente temos que rezar e ir a luta para que este País não vire uma Venezuela, Rússia e tantos outros Países que vemos por ai... Um abraço!!
18-02-2015 às 17:53 Integrista P/ Gays desunidos
Salve, salve a Família tradicional!
18-02-2015 às 17:49 Integrista
Então vocês gays são desunidos? Sinto muito, meninos! Pois, nós, reacionários de todos os matizes e quadrantes somos o oposto de vocês, ou seja, somos unidos até demais. Sejam os integristas, os integralistas, os da TFP, somos unhas e carnes! Tudo e todos por uma boa causa: a salvação da Família e dos valores cristãos. Reacionários de todo o mundo, uni-vos! Com a gayzada desunida, a reaçada jamais será vencida! Gostaram do slogan? Agora, rumo ao Congresso Nacional, filhotes de Joseph De Maistre!
18-02-2015 às 12:57 gays desunidos
É claro que eles vão conseguir barrar todas esses projetos de lei, enquanto os gays não se unirem em uma só voz e começarem a protestar isso vai acontecer. Classe desunida nada consegue, os evangélicos são unidos, vão conseguir derrubar essas leis facilmente.
18-02-2015 às 01:35 Mauro
Porque não pensam em votar contra os evangélicos e menos em pau e cu. São muito bons mais na hora de direitos constitucionais não são levados em conta.Façam sexo mas não esqueçam da política. Na Russia aprovaram leis homofóbicas. Acham que não vão fazer o mesmo aqui? Será o alcorão evangélico. fogueira.
18-02-2015 às 01:30 Mauro
Enquanto as bichas fazem festa os evangélicos se organizam para nos tornar marginais. Acordem. Em quem vocês votaram para deputado e senador? Nem lembram.