ASSINE JÁ ENTRAR

CRF19

Perigosa cepa do HIV é detectada em Cuba.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2015

Uma equipe de cientistas belgas e cubanos detectou na ilha uma nova cepa do vírus da imunodeficiência humana adquirida (HIV), que desenvolve a AIDS com mais rapidez do que os outros subtipos identificados até agora, informou nesta quarta-feira uma especialista local.

A nova cepa do HIV foi descoberta por cientistas do Instituto de Medicina Tropical (IPK) de Havana e duas universidades da Bélgica, depois que os médicos deste centro cubano observaram que "alguns pacientes com HIV desenvolviam mais rapidamente a Aids que outros", destacou a TV local, citando especialistas dos dois países.

Este estudo mostra pela primeira vez a associação de uma variedade do HIV que circula em Cuba, denominada CRF19, com a rápida progressão para a AIDS, declarou à TV a virologista do IPK Vivian Kourí, que participou da pesquisa.

Kourí disse que a nova variedade do HIV, que pode levar à AIDS "em menos de três anos" - o comum é que isto ocorra entre 8 e 10 anos -, é "a terceira em frequência" no seu país e afeta "entre 17% e 20%" dos infectados com o vírus.

A TV destacou que "a rápida progressão para a AIDS da nova cepa aumenta o risco de os pacientes adoecerem mesmo antes de saber que estão infectados".

No entanto, Kourí explicou que nenhum dos infectados com a cepa CRF19 apresentou "uma resistência maior" ao tratamento com medicamentos retrovirais e que têm "a mesma possibilidade de que esta terapia "seja eficaz".

Em Cuba, com uma população de 11,1 milhões de pessoas, foram diagnosticados como soropositivas quase 22 mil pessoas desde que se reportou o primeiro caso de AIDS em 1986 e "mais de 18.000 ainda vivem", segundo a TV local.

25-02-2015 às 12:40 Alguem
Quer dizer então viado, que você irá chupar um pau com camisinha pra se proteger?
24-02-2015 às 13:35 lukas
no carnaval de Salvador desse ano, dos 7.000 testes feitos na folia, 35 deu positivo para hiv e mais de uma centena para sífilis.dados da sec. de saude do municipio divulgado em telejornal local.
24-02-2015 às 10:07 um passarinho e contou...
Vamos falar um pouco da doença. Dizem que a pessoa fica com o vírus muito tempo no organismo sem perceber- a tal janela imunológica- será? Na minha vivência percebi que pessoas demorariam muitos anos, talvez 10 para desenvolver AIDS, só que numa época em que não haviam remédios. Porém, aparecem tantos sinais para perceber-se que algo está errado: cansaço, peso nas pernas, os tais gânglios, uma febre que chega e vai embora, e o risco que sabe que correu transando sem camisinha. Em mim percebi esses sintomas em poucos meses da relação fatal. Não acredito que alguém viva com o vírus HIV no organismo tantos anos, sem perceber nada, sendo que sem remédios ele é progressivo, dá sinais. Existe muita controvérsia nos que defendem os sintomas que aconteciam antes do coquetel como regra. Agora, divulgam notícias de bareback, em que, dizem, portadores do HIV contaminam propositalmente parceiros sexuais. Ora, ouviu-se falar em bareback nos EUA, logo que surgiu o coquetel, no fim da década de 90. Um soropositivo sem tratamento precisa matar 10 leões por dia para sobreviver, pois o vírus avança e vai tirando sua força- pode até enganar algum parceiro, mas tudo para si é limitado. Os que estão em tratamento, que com mais ou menos 6 meses fica com carga viral indetectável, dificilmente fazendo bareback, contaminaria o parceiro. Por que acreditar que estão passando HIV como nas décadas passadas? Oh, as pesquisas assustam, mas um profissional que diz que morre 30 portadores por dia, está mentindo. Não estamos mais na época de usar números relativos, onde multiplica-se por 3 ou mais, o número real de infectados. Transparência e excelência é o que falta nessa área. Chega de hipocrisia!
23-02-2015 às 18:02 Alex
Simples, colha provas e denuncie. Ele vai para a cadeia.
23-02-2015 às 13:55 P/ Ribeirão Preto
Cuidado, gente, esse que se diz ser o maior metedor de Ribeirão e que não sai da academia, não passa de um psicopata/sociopata e mau caráter. Belas Adormecidas da Califórnia Brasileira e adjacências, esse que se diz ser um "príncipe", por fora, pode ser, na realidade, um perigoso sapo venenoso, por dentro! Está muito patente que esse ser imundo que age nas sombras, é um membro do chamado "Clube do Carimbo", que foi objeto de uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo, neste último domingo, 22. Ele está espalhando a AIDS por todo o canto. Basta uma "Bela Adormecida" cair na teia dele e crau, um abraço!
22-02-2015 às 20:19 Caio - recife
Você seguindo a regra básica de usar SEMPRE a camisinha e NÃO colocar a boca em qualquer pau que aparece não há do que temer. E caso ela estoure, existe a PEP (em até 72h). Informação é a arma.
22-02-2015 às 15:41 macho versatil
Gente, nao ligue pra esse monte de baboseiras que escrevem sobre o HIV. Tem muita gente lucrando com a doença e esses comentarios de sentir pena, do, caem como um luva para os interesseiros iludir e amedrontar o governo e a sociedade. Temos que nos proteger contra qualquer doença venerea, e o uso da camisinha eh um baluarte para nao se contaminar. Com sexo desprotegido, a pessoa pode pegar gonorreia, sifilis e tambem o HIV. A epedemia esta controlada, pois faz quase 20 anos que o coquetel vem derrotando o virus. O dinheirao gasto com propaganda, mentiras e centro de referencia ja eh desnecessario. Pulei o carnanal com o cu na vara... ha, ha, ha!, dei tanto igual a Maria atras da horta... e pau no cu das casadas e das santas do pau oco. E pras incautas, kkkkkkkkkkk, guardem o cuzinho pra terceira idade! Fui#praia!
22-02-2015 às 10:09 dandara
ainda bem que tenho marido confiavel, ainda assim nao abandono a camisinha. Fico choquita com essas bills que tao todo dia trepando com um desconhecido diferente, uns ate usam camisinha na penetracao mas cai de boca em qualquer pau de desconhecido sem camisinha. Eu hein....se cuidam gatas, camisinha sempre e relacionamento monogamico é otimo, o q importa é a qualidade e nao a quantidade de machos q vc pega. Aids nao tem cara nem condicao social, tenho um amigo q trabalha c distribuicao de remedios p hiv no Rio e ele diz q o q ele atende de barbie malhada q ele ve depois na The Week é algo surreal. beijodesliga
22-02-2015 às 07:51 Rudinei SP
Gente do céu...... que medo.... o negócio agora é não trepar mais....
21-02-2015 às 15:28 Sandro de Caruaru PE para Ademir
Caro, suas atitudes são louváveis. Contudo, vc é a excessão da excessão. A maioria tem medo de conviver com pessoas soro+, se brincar por falta de informação mesmo. O preconceito é o pior dos sintomas.