ASSINE JÁ ENTRAR

Vai virar realidade!

Governo vai realizar primeiro mutirão de casamento igualitário no Distrito Federal.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 06 de Abril de 2015

Em agosto de 2013, o administrador Éder Souza e o estudante Sérgio Camargos, que celebraram a união civil em cerimônia coletiva no São João do Cerrado, no Distrito Federal.Em agosto de 2013, o administrador Éder Souza e o estudante Sérgio Camargos, que celebraram a união civil em cerimônia coletiva no São João do Cerrado, no Distrito Federal.

O desejo de dezenas de casais do mesmo sexo de oficializarem a relação deve se tornar real em maio, na capital federal. A Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (Sejus) realizará o primeiro mutirão de casamento igualitário, pelo Programa Alma Gêmea. A previsão da pasta é que cerca de 100 casais participem. A data e o local do evento ainda estão sendo definidos, mas as inscrições já foram encerradas. O projeto, voltado para comunidades carentes, custeia todos os gastos da cerimônia — desde o cartório até o maquiador e o fotógrafo.

Nas últimas edições do programa, a inovação foi levar os casamentos para os cartões-postais mais importantes de Brasília, como a Praça dos Três Poderes, a Praça da Fonte da Torre, a Ponte JK, a Praça do Cruzeiro e o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Agora, o destaque ficará para união entre casais do mesmo sexo.

O primeiro casamento coletivo foi realizado em 5 de maio de 2012. A experiência contou com 21 casais no Ginásio de Esportes da Vila Olímpica de São Sebastião. Depois, o projeto passou a alcançar todo o Distrito Federal. A 10ª edição do evento foi realizada em 26 de setembro de 2014.

Sonho realizado

De acordo com a secretaria, a grande procura de casais sempre esbarram na condição financeira. Os casais contemplados pelo projeto ganham, além da cerimônia, serviços de cabelo e maquiagem, decoração, música, trajes, lanche e refeição. Tudo na base da doação. Em todas as edições o projeto mobilizou centenas de profissionais, atuando diretamente na preparação, organização, montagem e execução das cerimônias.

08-04-2015 às 17:48 Hilda Furacão
CASAMENTO GAY? KKKKK EXISTE ? PODE ATÉ EXISTIR MAS NUNCA VI UM SEQUER COMEMORAR BODA DE PRATA, OURO OU DIAMANTE. CASAMENTO GAY SÓ EXISTE NA CABECINHA DE BIBA ROMANTICA E ILUDIDA. GAY É PROMISCUO POR NATUREZA E MAIORIA NÃO SUPORTA A PALAVRA FIDELIDADE. QUEREM FIDELIDADE MAS NÃO DÃO E NÃO SÃO! SEI QUE VÃO ME CRITICAR E DESCER A LENHA, MAS É A VERDADE, ALGUEM AQUI JÁ FOI EM BODA DE PRATA DE VIADO?? EU NUNCA VI NEM A DE PAPEL QUEM DIRÁ DE PRATA HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA SIMPLESMENTE RÍDICULO! QUEREM VIVER JUNTOS, VIVAM! MAS SEM ESTA PALHAÇADA DE CERIMÔNIA AONDE JURAS E PROMESSAS SÃO FALSAS!
08-04-2015 às 11:55 Eder, Lavras-MG
Valha-me casamento gay no religioso pra que gente, vai viver a vida, o importante é duas pessoas viverem bem consigo mesmo, mas para ser mais justo, é muito importante se afirmarem no judicial.
08-04-2015 às 11:52 Eder, Lavras-MG
Como dizia Clodovil, é ridículo o casamento de homem com homem, por amor e com véu e grinalda, esta é uma verdade, porém cada um tem a sua visão, viva intensamente até o fim de seus dias com a pessoa que lhe faz bem, isto sim é viver feliz, a além do mais, é muito difícil este negócio de alma gêmea entre dois homens, pois se nem mesmo num casal hétero existe alma gâmea, ainda mais em dois homens.
07-04-2015 às 01:08 São Meus Amigo
Conheço os dois da foto. Vivem juntos até hoje. São casados e muito bem casados.
07-04-2015 às 00:53 Danda
Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah que gostoso.Depois é só repartir os bens.
06-04-2015 às 23:06 Michell Angell
Eu quero casar, mas ta dificil de encontrar alguem que queira de verdade, que seja ativo, porque passivo ja sou e discreto, AMEI.
06-04-2015 às 22:09 love
Conheco os dois da foto ja se separaram...
06-04-2015 às 18:44 Gilmar Florianópolis
Negão Baiano; Podemos manter contato? Poderia deixar seu contato? Skype ou face? Procuro algo sério!
06-04-2015 às 17:22 NEGÃO BAIANO
Quem quer casar comigo? Sou negão bem dotado e mestre da putaria!
06-04-2015 às 15:22 Nereu
Eu não me casaria nem se fosse hétero. Tô fora dessa, mas para quem quer casar, parabéns! Inclusive para os organizadores.