ASSINE JÁ ENTRAR

Infringiram a norma

Alunos são suspensos por beijo gay em escola de São José do Rio Preto.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 08 de Abril de 2015

Uma escola de São José do Rio Preto suspendeu dois alunos de 16 e 17 anos após eles se beijarem dentro do banheiro do colégio. A atitude da direção gerou revolta dos demais estudantes, que consideram o namoro entre alunos algo normal. Junto com entidades que lutam pela igualdade de gênero, os alunos organizaram um protesto em frente à Escola Estadual Monsenhor Gonçalves.

“Se fosse um casal hétero, teria sido totalmente diferente”, disse uma das alunas do colégio. Os manifestantes querem que a direção repense a punição dada aos dois meninos.

Para Júlio César Caetano, diretor de uma ONG pelos Direitos Humanos, é preciso combater possíveis casos de homofobia. "Nós temos legislação tanto do Estado como do município que pune qualquer tipo de discriminação relacionado à homofobia" , disse.

Professora de outra escola da rede estadual, Lenina Vernucci, avalia que é papel do colégio debater a diversidade de gênero nesses casos. “A escola tem que se preocupar sim com a educação sexual e com a diversidade de gênero, mas uma contribuição para que isso seja feito como debate e não como punição”, falou.

Segundo a dirigente regional de ensino, Maria Sílvia Nakaoski, não é permitido o namoro dentro da escola. “Está na norma de convivência, que é feita pelos próprios alunos. Namoro não é para escola, não é o lugar adequado. Se a gente considerar que foi um beijo de namorados, uma coisa mais incisiva, então não está permitido", disse a dirigente, que garantiu que vai revisar o caso dos dois adolescentes.

Um dos alunos acabou se transferindo do colégio após o ocorrido por vontade dos pais. O segundo permanece na escola e terá o caso analisado pela direção do colégio.

01-06-2015 às 15:13 eros
meu pau e meu cu.
11-04-2015 às 19:32 Ai Gentem
Credaaaaaa!!!!! ai gentem, ai que horror deixa eles namorarem em paz creda, mil vezes creda gentem preconceituosa
11-04-2015 às 10:47 Eduardo
Olha que legal. Em 10 de abril de 2015 Um juiz que tomou posse apresentou seu companheiro há 17 anos perante o tribunal na cerimônia de posse. No canal do Tribunal no youtube tem o vídeo na íntegra. Inclusive o discurso. o site é w w w ponto trt9 ponto jus ponto br
10-04-2015 às 02:23 Josy de Souza
Resistência, procure conhecer o significado pragmático do termo "formalizado". Em nenhum momento eu usei o termo casal hétero. Mesmo porque qualquer casal, independente da orientação sexual, pode formalizar o casamento inclusive casando-se perante o civil e o religioso. Pra constar, casais formalizados são aqueles casais héteros ou homos que atendem às formalidades prescritas para cerimoniais. Se você prestou atenção observou também que citei "juraram amor eterno", isso mesmo, entre aspas.
09-04-2015 às 18:23 Nereu
Esse pessoal que diz que é proibido namoro em escola pública.... é realmente muito engraçado.... Não tem namoro não???? É por isso que a escola tá uma merda no pais.... os professores realmente não sabem o que acontece dentro das escolas....não veem nada e nem escutam nada.... Coitados....
09-04-2015 às 16:58 Li
Sou prof e trabalho em escola pública e a escola agiu corretamente, nem adianta alguns bradarem contra a escola, primeiro q em qlq escola publica/particular é proibido namoro entre os alunos seja hétero ou gays. Simples assim.
09-04-2015 às 16:53 autentico
Essas bichas são abusadas, como li um comentário, tem limite a tudo quiseram se aparecer apareceu, serao celebridades, mas se expor na escola é muita bichisse, ainda no banheiro issin devem ser bicha pão com ovo
09-04-2015 às 16:34 Docente do cu quente
Estuda lá, Claudia.
09-04-2015 às 16:26 Resistência p/ Josy de Souza
Gostaria de perguntar o que a senhora Josy de Souza quer dizer com "os casais formalizados" que "juraram amor eterno"? Me parece que em sua fala, casais formalizados são os que podem jurar amor eterno? Isso seria perante um padre? Ou seja, um casal heterossexual? A sua fala soa um tanto controversa. Casais gays não podem jurar amor eterno, se quiserem? Me pareceu que na fala da senhora eles/as não podem? Porque? A senhora sendo professora, deveria pensar mais antes de falar, ou escrever.
09-04-2015 às 14:20 Josy de Souza
Na escola em que sou professora, o beijo é terminantemente proibido, independente da orientação sexual dos envolvidos. Em 20 anos de trabalho, nunca presenciei nem ouvi comentários de ter acontecido. Os próprios casais, incluindo os héteros e o homos, respeitam a regra. Agora pensemos: se os casais formalizados respeitam as regras, por que os que nem "juraram amor eterno" não podem fazê-lo? Não se trata de afrontar, quebrar regras, quebrar paradígmas, trata-se de respeito, de moral, de educação. E esse respeito, essa moral, essa educação não se adquire em leis, em convenções, muito pelo contrário, está acima de qualquer norma. Vem de dentro da própria pessoa. Algumas pessoas, valorizam tanto o beijo que o consideram um ato até maior que o próprio ato sexual, como alguns(mas) profissionais do sexo que não se acanham em dizer "com beijo é mais caro". Ora, ao que se dá valor, se guarda, se preserva; enquanto ao que não se dá valor...