ASSINE JÁ ENTRAR

Pele lisinha!

Saiba tudo que você precisa saber sobre o procedimento a laser – inclusive para se livrar da barba.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 11 de Agosto de 2015

Lembra das dolorosas horas de depilação com cera ou mesmo a velha lâmina de barbear? Pois está na hora de você pensar, caso queira livrar-se definitivamente dos pêlos, em substituí-las pela depilação a laser. E é bom saber das verdades que envolvem esse método – e também quais cuidados tomar. Vamos lá?

A depilação a laser é definitiva?

NÃO. O termo depilação definitiva, na prática, está errado. Na maioria dos pacientes observa-se uma redução entre 80 a 90% dos pêlos. Para chegar a esse resultado, são necessárias entre seis e oito sessões e, após isso, é suficiente uma de manutenção a cada seis meses ou um ano – dependendo do caso e da técnica utilizada. E por que é preciso repetir? Porque novos pêlos podem nascer – algo que varia entre 10 e 20% do que você está acostumado –, embora eles retornem cada vez mais finos, é verdade.

Quanto tempo leva o tratamento?

Como dito, são necessárias pelo menos cinco sessões para resultados significativos. Mas a quantidade total pode variar de pessoa para pessoa e do local depilado. Pêlos pretos em peles brancas têm resultados mais fáceis. Porém, nem todos os casos adquirem o efeito “lisinho”, apenas é possível afirmar que de uma forma geral há uma boa diminuição dos pelos tratados. E é bom você saber que não é um resultado imediato: os fios não desaparecem imediatamente: a queda vem a ocorrer nos dias subsequentes ao procedimento – geralmente até 15 dias após a sessão.

Em tempo: depilação na barba evita irritações e a velha tortura das lâminas, mas só faça se você tiver certeza de que nunca vai aderir a moda dos barbados, combinado?

O tratamento é doloroso?

A dor é muito individual. Algumas pessoas dizem não suportar sessões, enquanto outras passam sem grande trauma. Outra coisa: a sensação varia em diferentes áreas do corpo: a região da virilha e áreas com a pele mais escurecida são normalmente as mais sensíveis. A utilização de anestésicos locais e gelo amenizam os problemas.

Como fica a pele depois da sessão?

A pele tratada pode ficar vermelha e sensível no começo. Em alguns casos pode haver até a formação de “crostas” nas áreas atingidas pelo laser. Casos aparecem alguns pequenos ferimentos, lembre-se de usar a pomada recomendada pelo seu médico. O filtro solar, nos primeiros 10 dias, é essencial e não deve ser esquecido, seja qual for área do tratamento. Capriche!

Tenho tatuagem, posso optar pelo laser?

Não, o laser desbota os pigmentos da tinta. Aliás, não só das tatoos: perto dos mamilos o efeito é o mesmo. Nestas regiões não há solução a não ser apelar para os velhos métodos.

E qual “laser” usar?

Quando se fala em depilação definitiva, ela pode ser fotodepilação ou a luz pulsada. E qual a diferença? A fotodepilação emite uma luz de um único tipo, sendo mais eficaz, eliminando mais pelos e de forma mais duradoura, mas é também mais cara. E existem vários tipos de aparelhos desse seguimento: o light sheer é o mais popular. Já a luz pulsada emite uma luz de varias “cores”. Ela elimina menor quantidade, precisa de mais sessões e seu efeito não é tão duradouro. Mas as vantagens compensam: é mais barata e menos dolorosa – se você for sensível, aposte nela.

O resto você já sabe: vá a um profissional indicado e capacitado – o boca a boca em tratamento estético é sempre uma maravilha.

11-08-2015 às 19:59 De Olho!
Boa informação. Concordo com o Paulo. Mas eu tenho a bolsa escrotal (saco) muito peludo, me encomoda um pouco a lamina as vezes me causa alergia (irritação), gostaria de saber se pode usar o laser nesta região.
11-08-2015 às 19:34 Paulo
A barba é uma das coisas mais lindas em um homem, não vejo porque se livrar definitivamente dela. Podemos trabalhar tantos estilos. A não ser que a pessoa queria se modificar para se parecer com o sexo oposto.