ASSINE JÁ ENTRAR

Às escondidas

Papa se encontrou em segredo com americana que se recusou a casar gays.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 30 de Setembro de 2015

O papa Francisco se encontrou em segredo nos Estados Unidos com a funcionária pública do Estado de Kentucky que passou alguns dias na prisão no início do mês por se recusar a emitir certidões de casamento para pessoas do mesmo sexo.

A informação foi publicada pelo jornal "New York Times", que cita o advogado da mulher. Nesta manhã, o Vaticano confirmou que houve o encontro, mas não deu detalhes.

Kim Davis (foto) e seu marido Joe foram enviados às escondidas à embaixada do Vaticano na quinta-feira passada e se reuniram com o papa durante 15 minutos, afirmou ao "NYT" o advogado da funcionária pública, Mathew Staver.

O advogado afirmou que o encontro foi coordenado por funcionários do Vaticano.

"O papa veio até ela e estendeu a mão", disse Staver. "Agradeceu por sua coragem e disse: 'Permaneça forte'".

Davis, uma cristã devota de 49 anos, foi enviada à prisão no início do mês por desacatar uma ordem de um juiz federal de emitir certidões de casamento para casais do mesmo sexo. A funcionária alegou que suas crenças religiosas são contrárias ao matrimônio gay, que é legal desde junho em todos os Estados Unidos.

Ela foi liberada cinco dias depois. Cinco dos seis adjuntos de Kim Davis no condado de Rowan declararam sob juramento que obedeceriam a ordem do tribunal e emitiriam certidões de casamento a todos os casais legalmente aptos.

Durante a visita aos Estados Unidos na semana passada, Francisco falou sobre a liberdade religiosa, mas não mencionou em nenhum momento o caso de Davis.

Durante o vôo de retorno ao Vaticano, no entanto, afirmou a um repórter americano que o questionou sobre o caso que, apesar de não ter condições de falar de casos específicos, "a objeção de consciência é um direito que é parte de todos os direitos humanos".

11-10-2015 às 17:26 vani abc
Quem disse que os gays querem se casar? imaginem um entrando de noiva, e o outro gay do outro lado dizendo sim, isso tudo é uma palhaçada, que pertence exclusivamente aos dementes heteros, se casam de branco, mas deveriam se casar de bege
07-10-2015 às 05:41 jean pierre
Em um Estado democrático de direito a minha liberdade termina onde a do outro começa.
06-10-2015 às 10:31 Sou mais eu.
Não estou nem azul para esse apapa e qualquer outro religioso que se pretende ser intermediário de alguma divindade aqui na Terra. Tudo o que esse senhor vier a falar, contra ou favoravelmente aos gays, para mim, sentra por um ouvido e sai por outro! Igreja? Grande coisa! Ou como dizem os franceses: "Grande chose"!
05-10-2015 às 20:11 Luís
Que que eu achu disso nada as pessoas tem direito de se encontrar com quem elas quiserem também achu que nós tem que luta por nossos direitos não baixar a cabeça e quando nós for na Paulista fosse pra lutar e não pra mostrar a bunda porque fica uma impressão que nós só pensar em sexo onde não é verdade lá no congresso todos seguimento da sociedade tem representantes nós só têm o jean William que fica tentando fazer algumas porque no dia de votar nós vota justo naqueles que não faz nada por nós...na próxima parada pensem nisso e parem de fazer comentários idiotas pois é disso que os políticos gosta de pessoas idiotas...
05-10-2015 às 13:06 Carl Sagan
"Eleitora do Jean Wylys"? Saia para lá, "rata... ops!.. "coelha de sacristia"!
05-10-2015 às 02:13 Lih
Vai tomar no teu fiofo arrombado Carl bixa escrota metida a sabichona... bixa eleitora do Jean Wyllys.
04-10-2015 às 23:46 Falo mesmo P/ Tan
Tantan. Esse véio é mais esperto que eu imaginava! Tratou logo de chamar um casalzinho gay só para disfarçar o que ele fez anteriormente, recebendo aquela bruxa reacionária, a tal de Kim Davis. Ah! Me engana que eu gosto, padreco esperto!
04-10-2015 às 20:24 Tank
estão em um *relacionamento
04-10-2015 às 20:00 Tank
Alguém com orgulho de ser gay não precisa bênção do papa para ser quem ele é.
04-10-2015 às 19:52 Tank
Os dois homens, Yayo Grassi e Iwan Bagus, estão em uma relação de 17 ou 19 anos.