ASSINE JÁ ENTRAR

Liberdade, liberdade!

Padre que revelou ser gay é afastado do Vaticano e segue para Barcelona.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 06 de Outubro de 2015

Após revelar ser gay e ser afastado de suas funções no Vaticano, o monsenhor Krzysztof Charamsa deixou a cidade de Roma nesta segunda-feira (05) e disse estar sereno com sua decisão. Vestindo roupa casual - não mais religiosa -, o padre viajou ao lado de seu companheiro, Eduard Planas, com destino a Barcelona. "Quando se deixa a Itália é sempre triste porque Roma é linda.

"Enfrentaremos agora a realidade como se apresenta. Estou sereno porque tudo está nas mãos de Deus", afirmou o polonês enquanto aguardava o embarque.

Charamsa informou ainda que continuará "a viver minha vocação" como sacerdote para "ajudar cada cristão a saber realizar-se na sua fé". Segundo ele, viver escondendo sua situação é algo que não faz bem a ninguém e a nenhuma instituição.

"Agradeço a todos os meus colegas sacerdotes que sabem enfrentar o desafio da nossa identidade humana. E também de ter coragem de dar à Igreja um espaço para reflexão, diálogo e para um amadurecimento que é, certamente, necessário", disse ainda o padre.

Questionado se acreditava que o fato de ter assumido sua homossexualidade iria ter impacto no Sínodo da Família, que começou hoje e segue até o dia 25 no Vaticano, o teólogo disse que "a reflexão do Sínodo é muito importante e a palavra do Santo Padre para nós cristãos é fundamental e fonte de esperança".

O polônes revelou ser gay em uma entrevista publicada pelo jornal "Corriere della Sera" no último sábado (03). Naquele momento, ele contou que queria provocar um debate na Igreja sobre o fato de que "toda pessoa, incluindo gays, lésbicas e transexuais, leva no coração o desejo de amor e familiaridade".

Após a entrevista, o religioso foi afastado de suas funções na Congregação para a Doutrina da Fé, na Comissão Teológica Internacional, na Universidade Pontifícia Gregoriana e na Universidade Pontifícia Regina Apostolorum. (ANSA)

12-10-2015 às 10:56 bruno
Cara acho o seguinte, a maioria das pessoas que são gays não tem coragem de se assumir dai o refugio é a igreja mais logo a mascara cai, o chato é não viver a realidade e ficar molestando os coroinhas etc, e tal, chamado de Deus foi feito para poucos, algum se refugiam com disse acima então larga a batina e vai ser feliz da sua forma sacou.... sou católico sou gay não sou preconceituoso mais também não acho certo ..... ainda tem uma galerinha que entra para o seminário só para fazer um nível superior depois sai de boa .....putz a igreja também tem que atualizar ainda que com esse papa estamos quebrando muitos paradigmas .....
11-10-2015 às 17:24 vani abc
São dois loucos, loucos por rola
08-10-2015 às 14:27 Lord Acid
Por que querem mudar a igreja se é tão mais fácil abandonar a igreja? Aliás, é o que as pessoas com um mínimo de inteligência vêm fazendo há séculos. Só o que falta é as bichas, depois de quererem casar e virar Amélias, também quererem virar beatas. Me poupem! Saudade das bichas transgressoras e debochadas dos anos 70 e 80, que não queriam casar, adotar e ir na missa.
08-10-2015 às 13:00 Fran P/ Senhora dos absurdos
Ele apenas errou os dedos na hora de digitar. Trocou as letras. É a pressa. E o site não permite a correção após o botão de "confirmar".
08-10-2015 às 07:39 Senhora dos absurdos
...então pede a esse Padre para ensinar você a escrever além de ficar fazendo viadagem !!!!!!!!!!
07-10-2015 às 15:28 PE
Sou Casado com um padre e Samos muitos felines. Claro que ele deixou a batina.
07-10-2015 às 13:18 Gloriosa
Sua gringa safada...va viver seu amor bandido. Lontra adorei seu comentário.
07-10-2015 às 07:47 Elton John
O que tem nessa Espanha, que todo gay vai pra lá para sair do anonimato. Basta virem para SP e ver o que é ser veado. De férias, desci pra Sampa, e maravilhado fiquei em ir no museu da diversidade sexual, nas galerias do metrô República; de quebra, caí para o largo do Arouche e me diverti na balada GLBT a céu aberto. Desde os anos 80 não vejo lugar mais livre à comunidade gay; vivemos atualmente, uma liberdade total de expressão e orientação sexual, mas essas conquistas já se faziam visíveis há décadas, em Sampa. Voltando à Espanha- o que tem lá, além de belas cidades, para entreter o veado? Desde épocas remotas, no auge da fama de Elton John que se reverencia a Espanha. Em sua música "Daniel", linda por sinal, conta a história de Daniel, que deixa a Inglaterra para ter uma nova vida na Espanha, após um relacionamento conturbado que deixou saudades!
07-10-2015 às 07:39 LENHADOR
SE FOSSE ATITUDE DO VATICANO DE TODOS SE REVELAR ...SOBRARIA UMA MINORIA !!!!!!!!!
07-10-2015 às 01:42 José.
E o que importa se a união de "dois pares iguais" não vai gerar "família biológica". Família não é biologia. É muito mais amor, respeito, carinho, honestidade, cumplicidade, solidariedade, companheirismo, amizade. Tudo isso pode ser vivido e compartilhado entre pessoas de qualquer orientação sexual. E nada disso precisa da atividade sexual para se realizar plenamente!