ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Fim do preconceito

França anuncia fim de proibição de doação de sangue por homossexuais.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 04 de Novembro de 2015

A ministra da saúde francesa, Marisol Touraine, anunciou esta quarta-feira (4) que os homossexuais vão poder doar sangue a partir da próxima primavera.

Esta mudança será feita "por etapas", tendo em conta "o respeito absoluto da segurança dos doentes", acrescentou.

"Nos primeiros tempos, a doação de sangue será aberta aos homossexuais que não tenham tido relações sexuais com outro homem nos últimos 12 meses. Os homossexuais poderão doar plasma se estiverem numa relação estáveis há mais de quatro meses ou se não tiveram relações sexuais no mesmo período de tempo".

Segundo a ministra da Saúde, "as primeiras doações vão permitir a realização de estudos" e, "se não houver riscos", a mudança das "regras que se aplicam aos homossexuais", que "serão aproximadas das regras gerais no ano seguinte".

"Ou seja, vamos fazer os questionários para serem preenchidos pelos doadores de sangue, para precisar as condições para os homossexuais, mas também para heterossexuais com práticas de risco, como por exemplo, prostitutas»

A exclusão permanente em França dos doadores de sangue homossexuais foi instituída em 1983 devido aos riscos da AIDS.

05-11-2015 às 16:00 Love
So os gays que possuem doenças trasmissiveis? ?? Os heteros não tem doenças? ? Os médicos aplicam o sangue no paciente sem exame nenhum?? Confiam apenas na palavra do doador???
05-11-2015 às 11:24 para Lih
Acho que você não leu a matéria. Não diz que liberou geral, mas que acontecerá por etapas. Burra, aprenda a ler primeiro!
05-11-2015 às 07:15 Junior
...não é preconceito ...é cuidado !!!!
04-11-2015 às 20:19 loka
então quer dizer que só os gays transmitem aids. os héteros podem doar a vontade porque não contraem nunca o virus. burrice mundial.
04-11-2015 às 19:20 gay friendly
Sou testemunha de Jeová e morro de medo de pegar HIV, por isso não doo, não doo não doo. Só o edi eu empresto!
04-11-2015 às 19:12 Lih
Q chamada mentirosa, eu vi essa noticia hj na Globo News e não tem nada de "liberou geral " não, os gays vão doar sim mas só aqls q não tenha tido relações sexuais durante os últimos 12 ms o q é uma coisa impossível p os gays a não ser q ele seja celibatário.
04-11-2015 às 12:32 Aecim
Aplausos, pela iniciativa. Existem várias dimensões para o ato de doar sangue. A dimensão subjetiva, a dimensão humanística e a dimensão social. A dimensão subjetiva é indecifrável para os outros, só compreendida por quem doa. É aqui que se situa o desprendimento humano, o querer fazer bem. Porque doar sangue é transcender a vida! Na dimensão humanística, “salvar vidas”, “ajudar os que necessitam”, “transferir saúde”, “compartilhar esperanças”, são fatores que explicam o ato de doar, demonstrando a imensa solidariedade presente nos povos, nos seres humanos. Porque doar sangue é um ato de profundo humanismo e respeito ao próximo! E a dimensão social? É um compromisso de vida, um ato de cidadania, que representa o conhecimento e o exercício assumidos pelo indivíduo com relação aos seus direitos e deveres enquanto ser social. Porque doar sangue é um dever do cidadão! A dimensão social representa a tomada de consciência de uma sociedade que tem por dever saber que, para atender a demanda por transfusão de uma forma universalizada, é necessário que o cidadão, por ser detentor da matéria prima - o sangue - esteja consciente de que a doação de sangue não é apenas um ato de solidariedade, mas sobretudo, um ato de responsabilidade. Porque doar sangue é um ato de responsabilidade social! E esta responsabilidade social não se deve limitar à simples doação de sangue por um cidadão. É importante que este cidadão transforme outro cidadão em doador de sangue, formando-se uma corrente de agentes multiplicadores e disseminadores da importância social da doação de sangue. Quando isto acontecer não faltará sangue para o atendimento da população e a sociedade terá realmente cumprido seu importante papel nesse processo. Porque doar sangue é formar uma corrente de vida com a vida! Quando, para salvar uma vida for necessária uma doação de sangue, só você cidadão, poderá fazê-lo. Por isso... ofereça-se, doe-se! Porque com este ato você faz uma Enorme Diferença!