ASSINE JÁ ENTRAR

A luta de ser gay

Documentário mostra discriminação contra gays na Albânia.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 18 de Fevereiro de 2016

A violência doméstica também é um dos problemas sofridosA violência doméstica também é um dos problemas sofridos

A Albânia é considerada um dos países mais homofóbicos da Europa e até a década de 90, quem era homossexual era preso. E o país é o palco do documentário "A luta de ser gay na Albânia", produzido pela "Vice Grécia".

A produção mostra a realidade e depoimentos surpreendentes de ativistas do movimento LGBT e de pessoas que são contra esses direitos. No vídeo, por exemplo, há declarações de pessoas que acreditam que gays não deveriam ter liberdade de expressão.

“Por isso que essas pessoas exigem direitos. Em grande parte é porque essas pessoas não são perseguidas, presas ou demitidas”, disse Murat Basha, membro de um partido nacionalista monarquista, o PLL. A opinião dele, segundo o documentário, é a mesma da maior parte do país.

Em uma das histórias, um participante do reality show assumiu sua homossexualidade publicamente em 2010. Após a exposição, moradores da cidade do rapaz protestaram pedindo sua expulsão do programa. “Ele não é albanês, não tem sangue albanês”, diz um dos manifestantes.

A violência doméstica também é um dos problemas sofridos por gays na Albânia. Segundo a produção, homossexuais são negligenciados por sua orientação sexual.

Por outro lado, o documentário “A luta de ser gay na Albânia” também mostra casos considerados como raros, onde há aceitação dessas pessoas na família.

É o caso de Kristi Pinderi, que chegou a morar com o filho e seu namorado. "A mãe protege o filho mesmo quando ele é criminoso, quando ele mata. Por que isso é ruim? Por que ele é gay?", diz Kristi.

Ela revela ainda que no começo brigava pois o filho saía constantemente. "Acima de tudo, tenho orgulho pelo o que ele é, porque ele não vive uma mentira", completa.

24-02-2016 às 19:38 MightyG
Bom, eu moro na Albania faz um tempo, e é como os meus amigos albaneses falam sobre direitos pro-gays: “Pederastet nuk rrojne ketu ne Shqiperi. Ata behen sapun!” ou no bom português: “Gays não vivem aqui na Albania. Viram sabão”, e ainda brincam: pode ser que você tome banho com algum deles... Tipo assim.
24-02-2016 às 19:35 An
O que na Albania existe isso?
22-02-2016 às 07:26 Carioca vitor
Marcos António Vc falou que o mundo ta cheio de doenças pq tem pecado e gay quer dizer q a zika agora é culpa dos viados kkkk só me falta falar q o pt esse governo corrupto com essa bancada evangélica tbm é culpa dos viados kkkk acorda querida essas mazelas do povo a culpa é do próprio povo que é limitado e sem cultura e educação q vota na Dilma no marcos Feliciano Eduardo Cunha tem como senador um silas malafaia e assim vai e não falo ao dos gays pq essa questão de ser gay não é uma opção gay esta na alma na essência não tem escolha ser gay não é apenas sexo e todo um contexto muitos homens e mulheres são gay e não tem nem ideia disso e outra Vc pode ate parar de trasar com mesmo sexo mais não deixa de ser gay a homossexualidade existe antes da sua religião os egípcios os babilônios Roma antiga Vc sabia q os soldados romanos eles transavao entre si muitos deles eram casados é só transava com mulheres para ter filhos vc já escutou falar em efeus na Grécia antiga então se informe querida amor não tem sexo o amor e um dos sentimentos mais nobres q o ser humano pode ter por outro sexo e si consequência e promiscuidade tem tanto com os gays como os heteros e outra homossexualidade existe no mundo animal tbm sabia então deus castiga os bichos tbm sabe que realmente deus castiga pessoa como esses políticos q citei acima q aproveita a religião para matar milhões de pessoas desviando verbas na saúde educação e assim vai tenho pena desse povo que confia nesses homens que deturpam a bíblia para ter ganhos e massacrando o povo agora uma duvida querida que Vc faz num site gay porno Tava tocando a sua curirica hj kkkkkk um beijo na alma
19-02-2016 às 08:05 Ronie
Albânia, um país minúsculo e montanhoso, que não chega a ter 3 milhões de habitantes, com uma paisagem bucólica, é contra a homossexualidade por que tem a necessidade de crescer. Já vi esse filme em cidades pequenas do Sul do Brasil.
19-02-2016 às 08:03 Senhora dos Absurdos
...Viado no Brasil tem mania de ficar vangloriando a Europa, que la pode isso que la pode aquilo , que viado la tem liberdade ..que la é assim...que é assado .... quero mandar tudo quanto é viado Brasileiro para a Europa, fazer um limpa nesse país ... e dar um jeito de mandar os enrustidos também para não ter surpresas depois ...vai tudo para a Europa !!!!!!!!!!!!!!!!!!
19-02-2016 às 00:30 pedro
MARCO ANTONIO VAI DORMIR, VAI PROCURAR O Q FAZER, AOS OLHOS DO SENHOR VC DEVE SER UM SEM NOÇÃO!!!
18-02-2016 às 23:43 Gaúcho
Marco Antônio, de qual Deus estás falando? Há tantos deles, para todos os gostos e necessidades de crença.
18-02-2016 às 17:27 Marco Aurélio
Ooops! Tem boi na linha. O que é que um evangélico faz num site gay? "Deus ama os gays, mas condena o ato". Querida, sem o ato não existiria gay, e antes que se esqueça já foi na cessão dos machos?
18-02-2016 às 15:17 Marco Antonio
Infelizmente,é incrível como a maioria dos gays que eu conheço condeno a religião protestante,o mais incrível é quando se fala em um Deus criador de tudo o que no universo,esses mesmos gays amigos fogem e desdenho desse Deus poderoso. Deus ama a todos independente de serem gays ou héteros o que o Deus condena é o ato,e claro que nós sabemos que dois homens e duas mulheres se deitarem estão cometendo abominação aos os olhos do senhor,então meus queridos não é a bancada evangélica que vai destruir os gays e sim os atos sexuais com o mesmo sexo.Se liguem e acordem pra vida e vejam o que está acontecendo ao seu redor com doenças e toda desgraça possível,pois Deus nos dar o livre arbitro pra escolhermos o que queremos porém,plantamos aquilo que nós escolhemos.
18-02-2016 às 13:50 Nereu
Estou alertando o pessoal... estão surpresos com a Albânia? Cresce muito rápido a bancada evangélica.... cresce os apoios do Bolsonaro.. Imaginem se pastores e Bolsonaro tenham cargos com poderes maiores? Aqui não será diferente da Albânia!!!!!