ASSINE JÁ ENTRAR

Pela Diversidade

A seleção mexicana de futebol deu um primeiro passo para acabar com o preconceito no esporte.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 07 de Abril de 2016

O mundo dos esportes é um tanto hostil com os gays. Quando falamos do futebol, então, a coisa toma outra dimensão. Mas uma iniciativa da seleção do México acaba de virar referência no combate ao preconceito dentro dos estádios.

A seleção lançou a campanha "Abrazados por el fútbol", que conta com um vídeo no qual os jogadores incentivam os torcedores a terem maior cuidado na hora de usarem palavras para xingar o time adversário.

Lançado na última semana, o vídeo pede que quem vá ao estádio não use palavras ofensivas e que degradem os gays. Lá no México, um dos principais xingamentos é puto, algo como bicha ou viado aqui no Brasil.

A campanha chega depois de punições que a Fifa deu à Federação de Futebol do país por conta do mau comportamento dos torcedores dentro dos estádios. A Federação tem de pagar 20 mil dólares pela conduta de seu público. A única pena é que o órgão ainda tenha recorrido, alegando que a palavra puto não é pejorativa, nem foi usada num contexto discriminatório.

10-04-2016 às 15:49 Tucks
Pô cara, dá uma chance pros héteros também.
10-04-2016 às 13:08 conve
na teoria bonito na pratica acontece diferente pra nos gays e meio dificilir num estadio futebol,cuidado com os falsos amigos heteros
09-04-2016 às 17:34 Negro Baiano
E tu ?