por Redação MundoMais
Quinta-feira, 14 de Abril de 2016
A marca de higiene bucal CloseUp, do grupo multinacional Unilever, promoveu nesta quarta-feira, 13 de abril, a campanha publicitária "Não Julgue. Beije" em comemoração ao Dia do Beijo. Foi preparado todo um material de out of home, como outdoors, banners em pontos de ônibus e estações de metrô. Além disso, a campanha on-line também vem causando grande repercussão.
No Twitter, a conta da empresa no Brasil está patrocinando a tag #beijocloseup, acompanhada da mensagem "Liberte seu beijo" para todos aqueles que estão comentando assuntos relacionados ao dia do beijo. A marca apresenta um GIF (imagem em movimento) que exibe dois casais heterossexuais e um casal gay, com a frase da campanha estampada nos rostos de cada casal.
Depois de apenas três horas da publicação, o tweet da CloseUp já havia sido retweetado por mais de 6 mil pessoas e outras 5 mil também curtiram a imagem.
No Instagram, as três fotos foram separadas, ganhando cada uma o seu espaço. Por ser ainda uma prática incomum no ramo publicitário, a foto contendo o beijo homossexual ganhou muito mais apoio dos internautas e obteve sozinha o dobro do número de likes das outras duas fotos juntas: foram 3,4 mil curtidas no beijo gay contra 1,6 mil e 1,8 mil dos beijos héteros. Surpreendentemente, os comentários em sua maioria foram positivos.
Dizemos "surpreendentemente" pois em setembro de 2015 a CloseUp já havia feito uma campanha parecida, cheio de beijos entre pessoas, independente de questões de gênero e orientação sexual. Na época, as fotos receberam duras críticas nos comentários, como "isso é uma afronta à família brasileira". A empresa parece não ter se importado e relançou a campanha novamente, dessa vez com um outro tipo de recepção. Será que estamos mudando?