ASSINE JÁ ENTRAR

Segmento T

20ª Parada do Orgulho LGBT será marco da luta contra a transfobia.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 26 de Maio de 2016

Realizada há 20 anos na cidade, a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo - a maior do mundo, já relacionada no Guinness, o livro dos recordes - acontece neste domingo (29) e traz como temática desta edição as reivindicações do segmento T - travestis, mulheres transexuais, homens trans e transgêneros.

A reafirmação do tema do ano foi feita nesta terça-feira (24) em entrevista coletiva em que o prefeito Fernando Haddad, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Felipe de Paula, e demais representantes de entidades envolvidas detalharam o desenvolvimento do evento no próximo domingo.

Com o lema “Lei da Identidade de gênero já! – Todas as pessoas juntas contra a transfobia”, a Parada deste ano fortalecerá a campanha para que a Lei de Identidade de Gênero, que atualmente tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília, seja aprovada, contribuindo para o fim da homofobia no Brasil.

Haddad coloca a Parada no calendário oficial

Durante a entrevista coletiva o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, assinou decreto que inclui a Parada de Orgulho LGBT no calendário oficial de eventos da cidade.

Prefeito Fernando HaddadPrefeito Fernando Haddad

“Curiosamente há muitas iniciativas de incluir no calendário da cidade as mais diversas homenagens, mas ninguém se lembrou durante 20 anos de incluir a Parada no calendário oficial. Estimulamos algumas pessoas a fazerem isso por lei, mas como não houve a iniciativa, eu resolvi baixar um decreto. Depois de 20 anos, é o mínimo que podemos fazer”, afirmou o prefeito.

“Essa 20ª Parada LGBT dá continuidade a um ciclo vitorioso para as políticas LGBT na cidade de São Paulo. Se a gente rememorar de 2013 para cá, tivemos a inauguração de dois Centros de Cidadania LGBT e entraram em circulação duas unidades móveis que levam apoio jurídico e psicossocial à população de São Paulo. Além de programas inovadores como o Transcidadania, um sucesso, com um trabalho que tem uma relação muito direta com o tema da Parada deste ano, que é a identidade de gênero, do qual a gente não abre mão”, disse o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Felipe de Paula.

Secretário Felipe de PaulaSecretário Felipe de Paula

A participação da Prefeitura se dá com o apoio de infraestrutura para a Caminhada Lésbica, no sábado, e para a Parada no domingo. “A 20ª Parada se em um momento complicado para os direitos humanos, e sob este aspecto político, não aceitaremos nenhum passo para traz. Aqui somos todos iguais e vamos deixar isso claro para o país inteiro”, completou Felipe.

“Neste ano trouxemos a demanda da visibilidade do segmento T buscando a aprovação de uma lei. Este segmento é uma parte da comunidade LGBT que sofre muito com o preconceito, a evasão escolar, a falta de inserção no mercado de trabalho. Hoje, para se ter uma mudança no nome, é preciso entrar com um processo na justiça, passar por uma perícia médica e passar pelo crivo de um juiz, que pode ser uma pessoa preparada ou uma pessoa imbuída de preconceito. Com a lei, a pessoa só precisaria ir ao cartório fazer o pedido, algo muito mais lógico e que facilita a vida de todo mundo”, reforçou o presidente da Associação da Parada do Orgulho LBGT de São Paulo, Fernando Quaresma.

A Parada deste ano

A Parada LGBT 2016 terá 17 trios e a presença de mais de 30 DJs e um grande número de artistas, entre os quais Pepê e Neném, Alinne Rosa, Anália, além de atrações surpresas. Com concentração a partir do vão livre do MASP, os trios e participantes da Parada desfilarão pela Avenida Paulista a partir das 12h de domingo, descendo pela Rua da Consolação. O show de encerramento está programado para o Vale do Anhangabaú, a partir das 18h.

Entre os eventos que antecedem a Parada, haverá, ainda, a Feira da Diversidade, no Vale do Anhangabaú, que tem como principal objetivo propagar a cultura da aceitação e do respeito à diversidade. Na próxima 6ª feira, na Academia Paulista de Letras, no Largo do Arouche, será entregue o Prêmio de Cidadania e Incentivo à Diversidade. Dois mil ambulantes estão cadastrados para trabalhar nas ruas no próximo domingo.

31-05-2016 às 22:13 sergio
Sou Gay e concordo com o mlk de boa sp desnecessário um monte de gente sair ´as ruas tranzando ao vivo pra toto mundo ver, inclusive a platéia que vai ver um espetaculo bonito,,,glamour e se depara com bandidinhos roubando e bebendo demasiadamente, respeito pra mim é outra coisa.é o que minha familia sempre por mim e e vice versa, não precisamos deste lamentavel espetáculo de pessoas que usam o evento para sair do armário e acaba estrapolando.....quer fazer baixaria? vá à uma sauna....uma boite.....mas na rua não, não sou enrrustido.muito pelo contrario e não venham me dizer que é minoria porque não é mesmo......levei minha mãe uma uncica vez para ver o que estava-mos reivindicando,primeira e ultima vez, o respeito é aquilo que vc é, aquilo que vc impõe......
30-05-2016 às 08:50 Ativista p/ mlk putinha de boa
Há de saber que no site entra gay evangélico, pedófilo, mulher e homem, e postam o seu preconceito, a sua moral e a sua doutrina. Primeiro que certos comportamentos como o uso de droga e erotismo não é da massa, e sim fatos isolados que compõem o todo. Segundo, o governo apoia a diversidade sexual, que são gente, por humanidade e sociabilidade de quem já foi excluído erroneamente e, claro aumenta a receita e o turismo internacional. E, terceiro, fica aí, preso no seu apto. com medo de gente, agorafóbica!
29-05-2016 às 19:45 mlk de boa sp
Pra ser bem sincero com voces...acho totalmente desnecessario esse tipo de protesto...sou gay e nao me vejo exposto a esse tipo de "movimento pro glbt" como diz a querida Nany People..."respeito voce nao exige,respeito voce conquista",por que nao acredito que voce consiga respeito tirando a roupa no meio da rua,usando drogas e fazendo sexo em plena a luz do dia,nunca fui em uma parada gay e pra ser bem franco nao tenho vontade alguma...sou gay 365 dias no ano e sou muito respeitado no meu ciclo de amigos,trabalho....enfim sei me dar o respeito e recebo esse respeito em troca...o governo só apoia esse tipo de movimento por que convem a eles(sao milhoes e milhoes envolvidos em torno disso) sinto muito nessas horas em ver de como esses gays sao cegos...sao bonecos na mao do governo e nem percebem...fiquem nas suas casas...com suas familia e voces nao terao nada a perder,posso garantir isso pra voces...grande abraço pra todos
28-05-2016 às 18:20 haddad é divo
Haddad lindo gostoso E ainda faz essas coisas maravilhosas.
27-05-2016 às 21:03 IDIOTA CURRUPUTO PODER
GRINGU VELHO RIDICULO DESTE JÁ PASSOU POR VARIOS SEDE DE POLITICAS BRASZLIAM DF BRASIL @ AGORA LEVANTANDO BANDEIRA SIGLA ILGBTT PRIDE EM SP CAPITAL SP BRASIL @ ! ELE DEVERIA ORGANIZA-SE SEDE DATAS PARA CULTURA POVO PAULISTANOS @ PRIDE ILGBTT JÁ EXISTEM SEDE APOIOS EXCLUSIVOS GUIA ILGBTT BRAZIL PARA APOIOS É PARA INDENTIDADES PARA ORGANIZAÇÂO DIA FESTIVOS CARNAVAL DE MUSICAL DE LUXU CELEBRAÇÂO PELOS DIREITOS DIVERSIDADE OPÇIO NATURALIDADE SEXUALIDADE HUMANO.
27-05-2016 às 16:47 MARCELO
EU TRABALHO NO SAS DE SANTANA, ESTOU ASSUSTADO COM O NÚMERO DE JOVENS GAYS SENDO INFECTADOS , NO ENTANTO, PARA ESTA GAROTADA É COMO CONTRAÍSSE UMA SIMPLES GRIPE.........