ASSINE JÁ ENTRAR

Livre para o preconceito

Com alegação homofóbica, Dia de Combate à Cristofobia é aprovado em SP.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 09 de Junho de 2016

Projeto aprovado pela Câmara vai para a sanção do prefeito HaddadProjeto aprovado pela Câmara vai para a sanção do prefeito Haddad

Por unanimidade, em votação simbólica na noite de na terça-feira, 7, os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo aprovaram projeto de autoria do vereador Eduardo Tuma (PSDB) que inclui o “Dia de Combate à Cristofobia” na relação de datas comemorativas. A proposta, que será levada à sanção do prefeito Fernando Haddad (PT), marca a data para 25 de dezembro, o Dia de Natal.

Tuma alegou que seu papel é defender “minorias” de perseguições. “Hoje, o cristão, principalmente o evangélico, tem suas ações tolhidas. Você tem uma minoria sendo tolhida de seus direitos, como liberdade de expressão e, até mesmo, às vezes, liberdade de culto. O cristão, hoje, não pode falar qualquer coisa relacionada à homoafetividade que ele é caracterizado como um homofóbico. Ou seja: falou que é contrário à prática da homossexualidade, ele é homofóbico.”

Tuma deu outros exemplos da perseguição que vê: “Na parada LGBT que acontece na Paulista, ano passado, um indivíduo… uma pessoa simulou, de forma obviamente muito jocosa, muito desrespeitosa, a crucificação de Cristo. Este ano, de igual forma, trouxe uma bíblia de forma desrespeitosa e agressiva”, disse, referindo-se à performances executadas pela modelo e atriz Viviany Beleboni, que é transexual.

Beleboni afirmou ter sido esfaqueada e espancada após a primeira apresentação. Segundo informou na época, seus agressores a chamaram de “viado”.

O Estado procurou o líder do governo na Câmara, vereador Arselino Tatto (PT), para saber os motivos que levaram a base da gestão Haddad a garantir a aprovação da medida. Tatto não foi encontrado.

Outros projetos

O Legislativo municipal ainda aprovou, em primeira votação, um projeto de lei que isenta advogados do rodízio municipal de veículos. Também avançaram na terça-feira, em primeira análise, uma proposta que obriga maternidades, além de estabelecimentos de saúde, municipais e privados, a permitir a presença de doulas (assistentes de parto, com ou sem formação médica) durante todo o processo de parto e um texto que altera o nome do Minhocão para Elevado João Goulart.

De terno preto, segurando o microfone, o vereador Eduardo Tuma. Foto: JF Diário/EstadãoDe terno preto, segurando o microfone, o vereador Eduardo Tuma. Foto: JF Diário/Estadão

12-06-2016 às 17:39 Mitchell
Qualquer um vê que esse Eduardo Tuma é irmã... Esse povo que ainda acha que caçando as gays vão disfarçar a pinta... TNC
12-06-2016 às 15:36 Lucas RJ
Outra! Perguntem a esses políticos evangélicos se propagar a discriminação contra os homossexuais pode ocorrer de incentivar extremistas como o que ocorreu agora em Orlando onde mais de 50 pessoas morreram numa boate gay. Se é isso que eles tomam por liberdade de culto!
12-06-2016 às 14:26 Lucas RJ para jdesouzaj
Se Jesus é eticamente perfeito ir contra Jesus faz vc eticamente imperfeito. Logo, a única maneira de ser confiável é seguir Jesus. Jesus é a Igreja? Bingo! Não! Use a lógica filho. Seja a favor de Jesus e contra pastores que não são a favor de Jesus quando utilizam o Velho Testamento para discriminar pessoas. O mesmo Jesus foi perseguido justamente por isso. O problema não é ser Cristão e sim seguir preceitos antigos. Use seu QI.
12-06-2016 às 11:51 jdesouzaj
Aí está o problema da "democracia" (opinião da maioria prevalece) e republica (opinião de um é respeitada) - o Brasil é uma republica só no nome pois na prática isso não ocorre. O Brasil é laico sim como já foi dito aqui, porém a MAIORIA 86% é cristã.....logo numa democracia prevalece a vontade da maioria e os outros são obrigados a aceitar. Se fosse numa República verdadeira, a opinião da maioria seria atendida mas respeitaria a opinião de um somente que pensasse diferente.
11-06-2016 às 22:38 Lucas RJ
Essa aí está no papo. Homossexuais burros falam mal de Cristo. Cristo está sendo mal usado em algumas dessas igrejas. Cristo é só uma parte da Bíblia e se engloba no Novo Testamento. Quem curte um cunho filosófico de vida com bons ensinamentos éticos do faça para os outros o que vc gostaria que fizessem por si, ainda que não frequente a religião acaba adotando esse conteúdo no dia a dia. E espertamente alguns evangélicos dizem que são "Cristãos" mas não são. Porque? Usam exatamente o Velho Testamento que o próprio Cristo condenou e ainda saem como santos com uma medalha de ouro na testa. O que pode ser usado contra esses Evangélicos se eles usarem a discriminação dos homossexuais para caracterizar "liberdade de culto". Ataquem eles utilizando o Deuteronômio e perguntando se eles incentivam a prática do apedrejamento para mulheres adúlteras, as que se separam ou tiveram mais de um homem. Perguntem a eles sobre a prática da escravidão e vejam qual será a reposta dos mesmos. Ou eles vão ter que concordar ao pé da letra com o que o Velho testamento disse ou vão ter que assumir que utilizam os homossexuais simplesmente porque são homofóbicos e usam a Bíblia como blindagem para ferir o Estado democrático de direito- que é claro quanto a essa suposta liberdade de pensamento, quando põe em risco a liberdade e direito do outro. Quem é Cristão usa o Novo Testamento e Cristo como parâmetro e não o Velho Testamento Bíblico cheio de falhas. O que os gays ainda não perceberam que o que eles querem é que vocês se revoltem mesmo e queiram "eliminar" o direito deles de cultuar "Jesus". Percebam quando eles estão contra Cristo e usem isso contra eles mesmos e vençam com inteligência e cobrem depois juridicamente. Outra, culto religioso deve ser respeitado da mesma forma que o direito a ser ateu também deve ser, democracia é isso, diferença é isso e Estado democrático de Direito é ética.
10-06-2016 às 22:17 Para os
GAYS DO BRASIL..ACORDEM..VOTEM EM GAYS...NÃO IMPORTA QUEM SEJA...FAÇA COMO OS EVANGÉLICOS...QUE INDEPENDENTE DE DIFERENÇAS VOTAM NELES MESMOS...ENQUANTO NÃO MOSTRARMOS FOçA POLÍTICA ESSES CRENTES NãO VÃO NOS RESPEITAR...acorda galera !
10-06-2016 às 12:16 Dagama - AM
Silvio, concordo com você...você é dos meus!
10-06-2016 às 12:11 Dagama - AM
É um absurdo esses caras confundindo tudo...o Estado é laico e não cristão. E outra, a verdade que as práticas intolerantes, fundamentalistas, homofóbicas e racistas desses vereadores filhos da puuuuuuuuuta é para nós tirar do sério. Tomara que o prefeito não aprove essa imbecilidade. No Amazonas, estamos lutando ferreamente contra a lei da mordaça que proíbe professores de discutirem com seus alunos questões de: gênero, religião, política, étnico-raciais etc...um bando de vagaabundos.
10-06-2016 às 10:12 jdesouzaj
E pra quebrar um pouco esse clima pesado: .... gente estou aqui vendo umas fotos desse Eduardo Tuma...olha ele é bem gostosinho pessoal, eu pegaria fácil, fácil.. kkkkkkkkkkkkkkkkk
10-06-2016 às 10:05 jdesouzaj
Também concordo com o Nereu...Está tudo errado mesmo, e o problema não está em ser gay ou cristão, pois eu sou gay e sou cristão... o problema são os excessos como já foi dito aqui, e também a intolerância. Gays e cristãos querem impor seus conceitos e pensamentos e ninguém respeita ninguém. Os cristãos fundamentalistas são pavorosos mas a militância LGBT não ficam atrás deles não. Tem que haver equilíbrio de todas as partes, mesmo porque essa questão nunca vai se dissolver - sempre haverá pessoas que acham o que querem achar e que usam todos os argumentos inclusive a bíblia para se justificarem.