ASSINE JÁ ENTRAR

Ameaçado e morto

Polícia diz que morte de jovem na UFRJ tem forte indício de crime de homofobia.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 04 de Julho de 2016

O estudante de Arquitetura Diego Vieira Machado foi assassinado no campus da UFRJO estudante de Arquitetura Diego Vieira Machado foi assassinado no campus da UFRJ

A principal linha de investigação da morte do estudante de Arquitetura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Diego Vieira Machado, de 24 anos, é de crime de homofobia. De acordo com o delegado Fábio Cardoso, titular da Delegacia de Homicídios da Capital (DH-Capital), que investiga o caso, ele vinha recebendo diversas ameaças de cunho homofóbico e racista.

"Uma das linhas de investigação mais consistentes e mais fortes indicam que ele foi morto por crime de homofobia (...) Ele vinha recebendo ameaças homofóbicas e racistas nos últimos dias", disse Cardoso, na noite deste domingo (3).

O corpo foi encontrado por volta das 18h sem as calças e em posição de luta, com marcas de agressão na cabeça. "Ele teria sido abordado no campus e agredido na cabeça. É um crime covarde e cruel, que precisa de uma resposta rápida", explicou o delegado.

A reportagem do Blog LGBT do DIA apurou que testemunhas viram um homem branco, sem camisa, com a roupa manchada de sangue e arranhões pelo corpo tomar o ônibus da linha 485 por volta do meio-dia do sábado (2), depois do desaparecimento do jovem. De acordo com a Polícia Civil, câmeras de segurança da região e da empresa de ônibus serão solicitadas para ajudar na elucidação do caso.

Amigos denunciaram ameaças

Segundo o Rio Sem Homofobia, os amigos de Diego denunciaram ameaças feitas por grupos conservadores que atuam dentro da UFRJ. "Os amigos denunciaram para o Programa Rio Sem Homofobia que, dias antes do crime, os estudantes cotistas, negros e gays receberam ameaças de grupos conservadores da universidade" disse, em postagem na página da instituição noFacebook.

Neste domingo, em entrevista ao Blog LGBT, o Rio Sem Homofobia disse que uma equipe de psicólogos do programa, do governo do Estado, vai oferecer apoio psicológico aos amigos. O traslado do corpo de Diego para a cidade de Ananindeua (PA), onde mora a família da vítima, será organizado pela UFRJ.

07-07-2016 às 22:14 Jr
Essa biba era conhecida por causar forte na uni. Biba louca que vivia apontando o,dedo pra tudo. Viada colocada nos ilícitos 24 horas por,dia. Xocecava forte os,boys,do,campus, fazia protesto pelada, era destas loucas doutrinadas da esquerda paranoia. Procurou,,achou.
06-07-2016 às 18:42 cicero rj
Longe de mim criar incitacoes de odio ou " homofobicos" ( termo este que nao gosto muito, pq na REAL homofobia mesmo eh raro ) . O que vemos diariamente,mesmo eu como gay, sao gays flertando e invadindo espacos heteros. Olhando descaradamente o penis do cara que esta urinando no banheiro, passando cantadas, passando a mao. Achando que os HETEROS estao a DISPOSICAO , nao podem fazer NADA por risco de serem taxados como HOMOFOBICOS. Isso cria uma ira conjunta e se torna ODIO. Acho que quando , nos gays, tomarmos mais civilidade e nao ficarmos obcediando aldgo que nao nos pertence. Como as mulheres que nao querem ser inportunadas nas ruas, pq os homens heteros tem que ser???? Sei que a onda " gay " que quase OBRIGA todo mundo ser gay vai me criticar, mas acho que nos cabe uma reflexao sobre o assunto, nas nossas atitudes " sexuais " do dia a dia. e outra, pararmos de nos expor a perigos. Um amigo meu quase morreu, levou 3 tiros . Entrou num botequim de quinta, pegou uns 4 bebados que estavam la, botou no carro e os levou para o mato. Com o carro zero que tinha acabado de comprar, o que deu? nem pensaram 2 vezes bateram nele ate arrebentar e ainda atiraram. Por sorte nao morreu. Mas uma vez, invadiu um ambiante que nao era dele, nao era proprio. e vai me dizer que eh HOMOFOBIA???? nao meus amigos, eh se expor a agressao alheia mesmo. Pensem nisso e se cuidem. Paz e respeito a todos!!!!
05-07-2016 às 18:57 Marcos
Isso aconteceu dentro da UFRJ e ainda há quem diga que o Rio é uma cidade gay friendly, lugar onde tudo é liberado. Só que não.
05-07-2016 às 11:22 Vando
O crime é de homicídio. Deve ser apurado e punido os culpados. Agora não deve fazer dos gays um tipo de "cidadão especial". Todos estão a mercê das violências urbanas, independente da comportamento homoafetivo.
04-07-2016 às 14:48 Key
Porque não aprovam logo a PL-122 , quantos irmão nossos ainda precisamos ser mortos pra que isso aconteça. quanto sangue e lagrimas ainda será preciso? Claro que isso não vai resolver o problema já que é um sentimento que está dentro coração contaminado desses seres. Mas será um começo quantos de nós não vão a delegacia porque sabem que serão discriminados e tratados com indiferença. Mas devemos reagir e lutar sim.
04-07-2016 às 13:42 OSVALDO
Tudo começa com o pouco caso que se dá a reações homofóbicas do dia-a-dia. Quando alguém escuta ameaças a alguém por sua orientação sexual e é omisso ao ponto de calar. Tudo vai tomando grandes proporções quando não há denúncia, quando a faz e a polícia ignora. Se vc for vítima procure a polícia, a justiça. Se vc não fizer cara de paisagem achando que não tem nada haver por não ser com você estará comentendo um ato de aceitação tácita... Vamos reagir, principalmente quando você também é gay e acha que só acontece com os outros...
04-07-2016 às 13:18 Ivo
Um crime violento desse dentro de uma universidade? A instituição terá que arcar com a responsabilidade por permitir em pleno séc. XXI elementos conservadores difundirem o ódio e o preconceito- e cadê a segurança dessa merda! Enquanto não aprovarem a pl 122 vai sempre assim- discriminar o homossexual é legal! Eu acho bom nós mesmos, gays, começarmos a enfrentar essa corja de covardes. Já perdi emprego por homofobia, estudantes morrem, e a sociedade hipócrita cala- se!