ASSINE JÁ ENTRAR

A Dama da Noite

Clássico de Caio Fernando Abreu ganha nova montagem. Saiba mais!

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 15 de Julho de 2016

André Grecco dá vida à personagem antológica criada por Caio Fernando AbreuAndré Grecco dá vida à personagem antológica criada por Caio Fernando Abreu

Escrito em 1984, o conto "A Dama da Noite", de Caio Fernando Abreu, ganha mais uma montagem homônima nos palcos de São Paulo.

Dirigido por Kiko Rieser (de Amarelo Distante), o espetáculo traz a personagem-título (vivida por André Grecco) em uma conversa com um jovem num bar. Ali, a Dama da Noite fala da morte, da espera de um grande e verdadeiro amor e como ela se vê à margem do mundo que a rodeia.

A busca eterna - seja utópica ou tangível - das pessoas que frequentam os bares e baladas nas grandes metrópoles é um dos pontos-chave do texto, que traz uma discussão sobre um gênero fluido.

A peça marca os 20 anos da morte de Caio Fernando Abreu, que nos deixou cedo, aos 47 anos, por complicações decorrentes da AIDS, em 1996. Ele continua sendo um dos escritores LGBT mais influentes do país.

Em 1997, o escritor Gilberto Grawronski apresentou montagem famosa do espetáculo, que destacava os estranhamentos da personagem e brincava com a pluralidade de gêneros. A montagem mais recente do espetáculo na capital paulista foi do santista Luiz Fernando Almeida, que já transformou o espetáculo em curta-metragem e retornou aos palcos entre março e abril deste ano.

A Dama da Noite, de Kiko Rieser, está em cartaz no Caos, todas as quartas-feiras até 31 de agosto. Mais informações na agenda, clicando AQUI.

15-07-2016 às 18:56 martins - slz
interessante..... Que pena que SIDA findou com grande autor GLBT.