ASSINE JÁ ENTRAR

Teu passado te condena!

Joanna Maranhão pede desculpas por postagem preconceituosa contra transexual.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 11 de Agosto de 2016

A nadadora Joanna Maranhão se envolveu em uma nova polêmica nesta quarta-feira (10/7). Após anunciar que processaria internautas que usaram redes sociais para ofendê-la, usuários do Twitter trouxeram à tona uma postagem preconceituosa da nadadora, que ofendia uma transexual. Mais tarde, a nadadora pediu "desculpas para todas e todos que se ofenderam", justificando que hoje não pensa mais assim.

A publicação polêmica de Joanna foi postada em janeiro de 2011. Na ocasião, ela escreveu: "Pronto Ariadna, pega os 2mil e paga seu funeral...porque pra você se passar por mulher só morrendo e nascendo denovo (sic)". O post se referia à transexual Arianda Arantes, que à época participava da programa Big Brother Brasil.

Assim que a publicação de Joanna repercutiu na web, Ariadna reagiu. A ex-bbb usou o Instagram para reclamar do que chamou de hipocrisia da nadadora e alfinetou a esportista, que não conseguiu bom desempenho na Rio 2016: "Além de tá (sic) passando vergonha agora pela sua perda falida, pela sua hipocrisia escrachada e provada, ainda tem que aturar olhar pra minha cara e se perguntar: 'como pode essa ser mais linda que eu'".

No no início da tarde de hoje, Joanna pediu perdão pelas postagens do passado. "Sim. Eu publiquei há alguns anos tuites discriminatórios contra LGBTs, misóginos, contra pessoas gordas, contra trabalhadoras sexuais e pode ter coisas contra outras minorias estigmatizadas também". A nadadora, porém, afirmou que não vai apagar as postagens polêmicas. "Não vou apagá-los, porque eles são um registro do que eu fui no passado e são uma lembrança para que eu nunca esqueça que temos preconceitos dentro de nós", completou.

Sim, o Brasil ainda é um país muito racista, machista, homofóbico, cheio de preconceito e que tem grandes dificuldades em conviver e respeitar as diferenças entre as pessoas. Isso faz parte da nossa cultura, e crescemos sob a influência dela. Ao longo das nossas vidas, por ausência de uma educação pública de qualidade, que nos faça enxergar e perceber que cada pessoa é diferente da outra e que uma não merece ser menosprezada por outra em razão disto, a maioria de nós, se não todos, introjetamos esses preconceitos e reproduzimos nas nossas relações sociais, como se fosse algo natural, e não algo que nos é passado culturalmente. Eu não sou exceção!

Após meu desabafo por ser vítima, mais uma vez, de ataques criminosos nas redes sociais, alguns de vocês recuperaram publicações antigas minhas no Twitter - de anos atrás - para apontar uma suposta hipocrisia e incoerência da minha parte. Sim. Eu publiquei há alguns anos tuites discriminatórios contra LGBTs, misóginos, contra pessoas gordas, contra trabalhadoras sexuais e pode ter coisas contra outras minorias estigmatizadas também. Mas as pessoas podem mudar se buscarem conhecimento! E, felizmente, hoje eu mudei minha forma de pensar e ver o mundo.

Peço desculpas a todas e todos que se ofenderam com esses meus tuites antigos, em especial a Ariadna. Não vou apagá-los, porque eles são um registro do que eu fui no passado e são uma lembrança para que eu nunca esqueça que temos preconceitos dentro de nós. Acredito que o importante é termos essa consciência para perceber os nossos erros, admitir que os preconceitos estão enraizados em nós e dispostos a quebrá-los todos os dias. Eu mudei, e estou disposta a fazer essa mudança em mim todos os dias. Torço, de coração, que tudo isso que aconteceu nos últimos sirva de reflexão para que mais pessoas podem enxergar seus próprios preconceitos e fazer o possível para serem pessoas melhores.

16-08-2016 às 12:29 Liah
Cadê o msm peso e a msm medida com o Biel tmb? hipocrisia dessa midia esquerdista me da nojo.
14-08-2016 às 09:08 Para Joana
Gostei ....parabéns por raciocinar e mudar...nós gays também devemos parar de julgar e aceitar as desculpas de alguém que refletiu sobre a questão é mudou....tolerância gente....tolerância!
12-08-2016 às 01:29 Para liu
Liu vc é burro ou se faz? A questão é que todos temos tempo pra aprender e se desconstruir, se a pessoa persiste no erro como o Biel fez, oq adianta as desculpas dele? O Biel desde sempre foi preconceituoso, as polêmicas dele não são de hj...
12-08-2016 às 00:50 Alagoano
Quanta bobagem, nem me dei ao trabalho de ler tudo...é muita cultura pra minha cabeça.
11-08-2016 às 21:45 liu
E porq não perdoam o Biel????? A esquerda tm seus bandidos de estimação.
11-08-2016 às 21:25 Augusto
PER-DE-DOR-RA. Ariadna wins ♥
11-08-2016 às 16:35 Carlos
Segundo jornalistas da Rio 2012, Joana Maranhão está arrasada com comentários ofensivos em redes sociais por conta de sua performance não convincente nas piscinas olímpicas- pra mim não seria novidade, pois se no Pan Americano do Canadá, ela não conseguiu medalha, quem dera numa Olimpíada, onde tem as maiores feras mundiais. A mamãe em defesa da filha, disse que " o Brasil é um país de psicopatas", generalizando- foi um tiro no pé! Desde os primórdios, inclusive grafado em livros sagrados, a língua é o órgão que mais fere quando não se tem "papas", quando não se tem o perdão e a tolerância. E, para que tenhamos controle dela, é necessário disciplina, inclusive filosofia religiosa. A Joana é uma mulher culta e expressiva- pena que tem coragem de se declarar que já foi preconceituosa com as minorias, de uma forma geral, e que não é capaz de apagar esse passado de sua vida, com o pretexto de lembrança do que já foi. Portanto, para quem sabe interpretar, ela continua sendo preconceituosa. Acho melhor ela tentar um outro ramo, pois há tempos sabemos que sua performance é pífia em relação aos grandes nomes da natação!
11-08-2016 às 15:13 hugo
hipocrisia!!!! essa garota q enganar quem ? essa dai cola o velcro! rssrrsrs
11-08-2016 às 13:39 Sergio SS
quem é essa Joana na água da chuca? deu vexame nas olimpiadas e agora fica querendo aparecer a qualquer preço.