ASSINE JÁ ENTRAR

Casa 1

Jovens buscam financiamento para república que sonha tirar pessoas LGBTs das ruas.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 31 de Outubro de 2016

Casa 1 se propõe a ser uma república e um local de cultura LGBTCasa 1 se propõe a ser uma república e um local de cultura LGBT

De acordo com pesquisa promovida por um aplicativo de acolhimento, 60,3% dos entrevistados conhece alguém que foi expulso de casa por ser LGBT. O dado é alarmante e, diante dessa e de outras evidências, jovens decidiram criar um projeto para abrigar essas pessoas.

Assim nasceu a Casa 1, uma espécie de república para acolher o público LGBT que está nas ruas ou teve de sair de casa. Iran Giusti, um dos idealizadores da Casa, conta-nos mais sobre o projeto. "Resolvi disponibilizar o meu sofá para quem precisasse. A demanda foi bem grande e, no fim das contas, acabei montando o projeto para expandir", conta Iran.

Conheça a Casa 1 (entrevista com Iran Giusti, um dos idealizadores da Casa1)

Proposta: "A ideia é termos uma espécie de república onde LGBT que tenham sido expulsos de casa possam ficar. Hoje, a cidade de São Paulo conta com apenas 54 vagas dedicadas a esse grupo, e a grande maioria não vai por sofrer agressões físicas e psicológicas nesses espaços por suas orientações sexuais e identidade de gênero. Além disso, a Casa 1 vai funcionar como um centro de cultura e espaço para cursos, palestras e workshops para os moradores e público em geral."

Onde surgiu a ideia: "Ser expulso de casa é antiga e constante e há pelo menos uma década surgem iniciativas para dar apoio à essas pessoas. A grande questão é que isso demanda dinheiro, dados (algo que a nossa comunidade não tem, porque não temos legislação) e políticas públicas. Foi então que resolvi disponibilizar o meu sofá para quem precisasse. A demanda foi bem grande e no fim das contas acabei montando o projeto para expandir."

A importância de um projeto como esse: "Na real não só projetos como esses, mas projetos com temática LGBT em geral são importantes demais. A gente é uma comunidade muito barulhenta, mas que avança quase nada em questões de direitos e combate ao preconceito. Nossa cultura e sociedade entende os e as LGBT como um problema que tem que lidar ao invés de pensar que não é problema algum."

Iran Giusti, idealizador da Casa 1Iran Giusti, idealizador da Casa 1

Futuros eventos: "Outra coisa legal da Casa é que teremos um sistema colaborativo e a ideia é que o espaço seja um lugar de realização de projetos e um lugar em que as ideias saiam do papel, então podemos pensar de tudo. Eu particularmente quero trabalhar no incentivo de produção cultura LGBT e estudo e levantamento do histórico da comunidade no Brasil. A gente conhece muito pouco nossa história.

Por trás do projeto: "Hoje temos além de mim, o estudante de relações públicas Otávio Salles, que ajuda com tudo, e também a agência feminista Quatro e Um, que trabalha com a gente tanto no planejamento quanto na comunicação."

Do papel para a prática: "Infelizmente, falta muito. Conseguimos apenas 5% do valor para o aluguel do espaço por isso é muito importante que as pessoas contribuam".

A república e centro de cultura LGBT conta com um financiamento coletivo para abrir. Quem quiser, pode contribuir com o projeto.

01-11-2016 às 17:07 Simênia trans
Muito boa e promissora a iniciativa da bicha em ajudar os descamisados. Dá pena de ver gays vagando pela vida, depois de serem expulsos da família, principalmente os que usam roupas femininas, que são mais vulneráveis com a violência das ruas. Está na hora, dos gays ricos, bem sucedidos, de dar uma mão e ajudar os irmãozinhos. Afinal, estamos nesse mundo de passagem- tudo se acaba!
01-11-2016 às 08:36 gustavo
Ajudar como ?? não tem informações para contato.
31-10-2016 às 13:14 Hotel CR7 Medrid NY Portuga ......
fazerem em cada club casa noturna musical international nacional sampa sp brazil lgbtt uma noite caixa show tds destinados para este abrigu casa pink rosa ilgbtt sem indentificaçâo humanos sexo sexual .
31-10-2016 às 13:13 RICA ....BH Minas .....
perfeita correto criarem site abrirem uma conta banço agênçias promoverem eventos em recadaçoês destinados aos sede casa instituto abrigo LGBTT MEDI Estado é países também .