ASSINE JÁ ENTRAR

Avante!

MEC vai lançar curso para professores, com temas como homofobia, bullying e racismo.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 24 de Novembro de 2016

O Ministério da Educação (MEC) deve lançar um curso de direitos humanos para professores da educação básica. A informação é do diretor de Políticas de Educação em Direitos Humanos e Cidadania, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do MEC, Daniel de Aquino Ximenes.

Segundo ele, o treinamento terá módulos de estudo on-line nos quais os professores terão acesso a temas como racismo, homofobia e bullying. A intenção é que eles tenham subsídio tanto para lidar com essas questões na escola quanto para levar os temas para a sala de aula.

"Educação em direitos humanos é um guarda-chuva amplo que trata de bullying e violências, de ética e cidadania, de garantias de direitos, racismo, violência contra a mulher e temas afins", disse o diretor à Agência Brasil.

O curso será destinado a professores do ensino fundamental e médio. Ao participar eles receberão uma certificação, que poderá ser de extensão aperfeiçoamento ou até mesmo especialização, o que ainda será definido. As aulas deverão ser elaboradas no ano que vem por universidades e entidades, ainda a serem definidas, e começarão a ser disponibilizadas a partir do segundo semestre de 2017.

24-11-2016 às 21:21 every day
Algo importante também, é debater a questão da boca suja dos alunos em relação às gírias das favelas e palavras de baixo calão, que hoje fazem parte do linguajar nas classes média e alta. Se um aluno xinga o professor de veado, por exemplo, o professor deve dar o troco xingando também, e não simplesmente dizer que isso é feio, não é ético, não pode, vou avisar a mãe, o pai ou a puta que pariu!
24-11-2016 às 21:15 RICA ....BH Minas .....
IBE Gov Braziliam .
24-11-2016 às 15:51 Vitor professor
perfeito
24-11-2016 às 15:46 Joca Frevello
Procurem o vídeo "Escola sem Preconceitos", no Youtube. Sobre esse tema esse material é excelente. Indiquem aos professores que conhecerem! Parabéns a equipe realizadora!