ASSINE JÁ ENTRAR

Sem mistério!

10 coisas que todo menino precisa saber sobre lipoaspiração. Fique por dentro!

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 24 de Novembro de 2016

A lipoaspirção é a cirurgia plástica mais realizada no Brasil segundo as últimas pesquisas realizadas pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Este procedimento retira a gordura localizada utilizando cânulas que têm entre três e cinco milímetros de diâmetro e são ligadas a um aparelho, por uma mangueira especial, que produz uma pressão negativa. Entendeu? Não é tão simples, certo? Pensando nisto listamos 10 pontos básico, dentre as mais frequentes duvidas dos pacientes que desejam ser submetidos a uma “LIPO”. Confiram.

1) Qual medico deve procurar para realizar uma lipoaspiração?

APENAS um cirurgião plástico credenciado a SBCP está apto a realizar este procedimento, conforme regras e normas do Conselho Federal de Medicina.

2) Posso fazer uma lipoaspiração em consultório ou clínica?

Nem todos consultórios e clínicas apresentam todo o aparato necessário para realizar esse tipo de cirurgia, bem como tratar possíveis complicações. Porém, algumas clínicas encontram-se equipadas para realizar, sim, a lipoaspiração – elas contam com os equipamentos necessários e com a autorização do Conselho Regional de Medicina e da vigilância sanitária.

3) Lipoaspiração emagrece?

Não. Ela serve para melhorar o contorno corporal, e não para perder peso. Existe um limite de 5 a 7% do peso corporal da paciente em volume que pode ser retirado do paciente durante a cirurgia. Resumindo: ela não serve para perder peso e, sim, para definir medidas!

4) Quem pode fazer esta cirurgia?

Meninos acima dos 17 anos de idade, desde que exista uma real necessidade. Pessoas muito acima do peso ou com muita flacidez de pele, devem ser desencorajadas quanto a cirurgia pois não atingirão os resultados esperados. O paciente devem estar com exames pré-operatórios normais, sem condições de agravos a saúde.

5) Quais áreas do corpo podem passar pelo processo?

Praticamente todas as áreas em que haja gordura localizada.

6) Qual a melhor anestesia para realizá-la?

NÃO existe uma melhor anestesia. A anestesia peridural, sedação, raquianestesia, anestesia geral ou a combinação de algumas destas pode ser usada. A escolha do tipo de anestesia é feita com base na extensão do procedimento, no posicionamento do paciente durante a cirurgia, dentre outros fatores que visam a segurança do paciente. A definição é alcançada em consenso entre a equipe médica (Cirurgião Plástico e Anestesiologista), sendo comunicado ao paciente e sanadas as possíveis duvidas.

7) Em quanto tempo notamos os resultados?

Os resultados consolidados demoram em média seis meses, mas isso depende da extensão da lipo, e logicamente dos cuidados do pós operatório, com o uso das cintas de compressão e realização da drenagem linfática. Apesar da dor pós-operatória variar de pessoa para pessoa, as queixas dolorosas intensas não são frequentes, e, quando ocorrem, são na primeira semana de pós operatório.

8) Posso engordar novamente após uma Lipo?

SIM. Apesar de retiradas as células de gordura, aquelas que permaneceram podem aumentar de tamanho. Por isso, cuidados com alimentação e atividade física são importantes para a durabilidade dos resultados.

9) A operação de lipo deixa alguma marca na pele, cicatriz ou manchas?

As cicatrizes resultantes da lipoaspiração são mínimas e tendem a ficar imperceptíveis com o tempo.

10) Existem riscos nesta cirurgia?

Existem riscos em todos os procedimentos cirúrgicos, não apenas em cirurgia plástica. Porém, por volta de 97% dos acidentes que ocorrem em cirurgias plásticas, o médico que estava operando não era cirurgião plástico. Por isso, antes de procurar um profissional certifique-se que o mesmo é realmente cirurgião plástico pelo portal da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Como? Acessando cirurgiaplastica.org.br.

28-11-2016 às 21:13 Valeu Pedro
Mundo Mais também é cultura!
26-11-2016 às 15:50 Alex
É uma cirurgia muito agressiva e perigosa. E é indicada para magros com gordura localizada e não para pessoas gordas que querem emagrecer! Mas é óbvio que médicos inescrupulosos jamais dirão isso. E nunca, jamais faça uma cirurgia dessas em consultório ou clínica sem UTI: o risco é enorme!
25-11-2016 às 20:15 Pedro
Haja no sentido de haver/existir se escreve com H. Aja sem h está relacionado com o verbo agir.
25-11-2016 às 03:35 PH MANSUR
eu fiz lipo na barriga e flancos a 12 anos atras e posso dizer, o resultado foi excelente!!! ate hoje ( olha que ja engordei uns 20 kilos, mas nao sou gordo rsrs ) mas o resultado da lipo continua la, intacto.Em relacao ao pos operatorio, os problemas sao: meu penis e saco incharam absurdamente e ficou mais escuro a pele, mesmo fazendo drenagem, repouso. Marca nao tive, a canula entrou pela parte dos pelos pubianos, ou seja...um pontinho, que agora eh totalmente escondido . Super recomendo, porem com profissionais habilitados, pois lipo elimina gorduras que NAO SOMEM com dietas nem malhacao. Sao localizadas mesmo.
24-11-2016 às 21:47 pense bem
É verdade, a cânula pode perfurar veias e artérias e causar hemorragias fatais, se o médico não tiver o dom para o procedimento ou inteligência e sensibilidade com o ser humano!
24-11-2016 às 21:39 atlético sem barriga com dieta
Sim, existem algumas divergências que não foram citadas. A cânula tem 30 cm de comprimento que é penetrado sob a pele da barriga por exemplo, para aspirar a gordura localizada. O médico pode ser um cirurgião plástico cadastrado na SBCP, porém incompetente, sociopata e com uma clínica bem localizada, mas sem uma UTI caso aja complicações. Pense bem, antes de correr o risco, porque nesse país de 2º mundo há uma política de não culpar o médico pela sua negligência.
24-11-2016 às 16:36 Alex
Por quanto tempo de recuperação ou reposo o paciente tem que ficar...reposo que eu digo é o seguinte, por exemplo, voltar oa seu trabalho normal de rotina do dia-a-dia