ASSINE JÁ ENTRAR

Retrô

Veja quais foram as principais conquistas LGBT em 2016.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 30 de Dezembro de 2016

O ano de 2016 foi marcado por intensos debates sobre questões sociais e também mudanças no cenário político nacional e internacional. Esses e outros fatores refletiram em possíveis retrocessos, mas também conquistas e avanços da população LGBT.

No Brasil, as conquistas começaram logo no início do ano. Em janeiro, a cidade de São Paulo recebeu o selo internacional Rainbow City (Cidade Arco-Íris) como ambiente amigável para a população LGBT. O selo é referente às políticas públicas adotadas na cidade nos últimos quatros anos, como o programa Transcidadania. Além disso, a capital paulista foi a primeira cidade da América do Sul a recebê-lo.

Nome social

Em abril, a ex-presidente Dilma Rousseff assinou um decreto autorizando que travestis e transexuais adotassem o nome social em órgãos do Poder Público federal. Com esse decreto, as pessoas poderão ter seu nome social em crachás e formulários.

A Câmara Municipal de Fortaleza seguiu o exemplo do governo federal e aprovou o projeto de lei que permite o uso do nome social em serviços da prefeitura. Em dezembro, o prefeito sancionou a lei e, a partir disso, documentos expedidos no serviço público prestado na cidade, como fichas e prontuários, puderam ter o nome social.

Proteção à mulher trans

Também está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei para incluir pessoas transexuais na Lei Maria da Penha, que protege mulheres em situação de violência doméstica. O debate começou quando alguns juristas passaram a aplicar a legislação à mulheres transexuais.

Ficção imita a realidade

Pela primeira vez, TV aberta brasileira exibiu uma cena de sexo gay. Foi na novela 'Liberdade LiberdadePela primeira vez, TV aberta brasileira exibiu uma cena de sexo gay. Foi na novela 'Liberdade Liberdade"

E os avanços não foram apenas em termos jurídicos. Em agosto, a Globo exibiu a primeira cena de sexo gay da televisão brasileira. O ato aconteceu entre os personagens André e Tolentino, vividos por Caio Blat e Ricardo Pereira, em um capítulo da novela “Liberdade, Liberdade”. A novela também exibiu um beijo lésbico, protagonizado pelas personagens Mimi (Yanna Lavigne) e Gironda (Hanna Romanazzi).

Ao redor do mundo

Os debates sobre a questão LGBT não se limitaram ao Brasil. Em maio, o Parlamento da Itália aprovou a legalização da união civil entre casais homossexuais. Com a aprovação, que gerou muita polêmica no país, a Itália passou a ser um dos últimos países da Europa Ocidental a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Participantes da 14ª Caminhada de Lésbicas e Bissexuais de São Paulo, que teve concentração no Largo do PaissanduParticipantes da 14ª Caminhada de Lésbicas e Bissexuais de São Paulo, que teve concentração no Largo do Paissandu

O ano também terminou em conquistas de direitos em Taiwan, na Ásia Oriental. A capital do país, Taipé, passou a emitir um certificado de união entre pessoas do mesmo sexo.

01-01-2017 às 10:27 Carlos - PB
Essa bicha doida não representa a PB, aviso logo.
30-12-2016 às 13:39 Passiva Macho Paraíba
WesleySafadâo MultShow youtube DomingãoFaustâo EncontroFatimaBernardes FestVerâo ViillaMix Sertanejos Brazilliam .