ASSINE JÁ ENTRAR

Marco

Prefeito de Lins, um dos primeiros a assumir-se no Brasil, casa-se com parceiro.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 06 de Março de 2017

SOROCABA - O prefeito reeleito de Lins, Edgar de Souza (PSDB), casou-se sábado, 4, mas, ainda assim, a cidade do interior de São Paulo, não tem o que se convencionou chamar de primeira-dama. Um dos primeiros prefeitos assumidamente gays do Brasil, Souza casou-se com o empresário Alexsandro Luciano Trindade, com quem mantinha união estável há 13 anos. A cerimônia agitou a sociedade local. O governador Geraldo Alckmin (PSDB), em visita ao interior, passou por Lins na véspera para cumprimentar os noivos.

O Diversidade Tucana, segmento de políticas LGBT do PSDB, considerou a união um marco na história do País. A cerimônia ecumênica teve oficiantes de vários credos religiosos: uma ministra católica, um pastor anglicano, uma espírita kardecista e um pai de santo.

O prefeito da cidade de Lins Edgar de Souza (PSDB), de óculos e barba, casou neste fim de semana com o companheiro dele, Alexsandro Luciano Trindade.O prefeito da cidade de Lins Edgar de Souza (PSDB), de óculos e barba, casou neste fim de semana com o companheiro dele, Alexsandro Luciano Trindade.

Os noivos entraram acompanhados pelos pais, familiares, além de pajens e daminhas de honra com as alianças. O “sim” teve direito a lágrimas e beijo. A juíza de casamento Aline de Oliveira, expediu a certidão de matrimônio. “Fizemos questão desse momento para dizer a todos que nos amamos. Corrupção é feio, lavagem de dinheiro é feio, mas o amor é muito bonito”, discursou o prefeito.

Edgar, de 38 anos, e Alex, como o parceiro prefere ser chamado, de 35, conheceram-se na adolescência, mas não houve empatia no primeiro encontro. Os dois só se reencontraram depois de adultos. “Foi em 2004, quando eu já era vereador reeleito. Seis meses depois, decidimos morar juntos.”

O prefeito estreou na política aos 20 anos, em 2000, eleito para o primeiro mandato como vereador. Foram três mandatos consecutivos até 2012, quando foi eleito prefeito. Na campanha, decidiu assumir que era gay. “Falei no palanque: eu não tenho que esconder com quem vivo e quem eu amo. Se esconder não mereço ser prefeito de vocês.” Ele conta que na campanha foi vítima de ataques homofóbicos. “Falavam que a prefeitura seria transformada em boate gay, coisas assim.”

Uma semana antes da eleição, os adversários distribuíram uma foto dele com Alex encostado em seu ombro e a frase: “Se votar no 45, essa família vai governar a sua.” Conforme Edgar, o efeito foi contrário. “Muita gente passou para nosso lado, tanto que a gente tinha 42% e fomos eleitos com 53%. A cidade rejeitou a homofobia.” Na campanha para a reeleição em 2016, Edgar não enfrentou o mesmo problema. “A população já conhecia e aprovava o meu trabalho. Na região, 90% dos prefeitos não se reelegeram, mas fui eleito enfrentando três candidatos.”

Católico, Edgar fez questão de convidar o padre da cidade para abençoar o casamento, mas ele se disse impedido. “Gostaria de ter podido casar na igreja, pois minha família toda é católica e tenho um irmão que é assessor jurídico do bispo.

Em sua atuação como prefeito, Edgar luta para criar na cidade um ambiente sem homofobia. “Eu me propus a ter uma vida aberta para que as pessoas pudessem ver que os homossexuais não são diferentes dos heterossexuais”.

Na cidade de 75,1 mil habitantes, a maioria das pessoas abordadas pela reportagem aprovou o casamento. “ O Edgar é bom administrador”, disse Júlio Cesar Batista, o ‘Geminho’, de 60 anos.

“Gostamos dele como prefeito”, afirmam os estudantes Giovana Verdeli e Alessandro Paulo Junior, de 17 anos. Para eles, Edgar e Alex têm direito a serem felizes. “Faz anos que vivem juntos, acho normal que se casem”, disse a dona de casa Maria Luísa Martinho Soares, 64 anos, auxiliar do padre.

O apoio, porém, não é unânime. “Acho isso uma vergonha. Cada um sabe dos seus atos, mas ele é prefeito, não deveria ser de forma tão escancarada. Isso prejudica a cidade que está precisando atrair empregos. Lins perde credibilidade”, criticou o balconista de farmácia Sérgio Luis Santana, de 42 anos.

11-03-2017 às 13:32 Gina Babosa p Marcelo
Mona imagino que tipo de biba bonita e inteligente que a sra conhece.É constragedor e até engraçado falar isso, mas tenho 2 diplomas na universidade mais reconhecida do país e faço parte de um pequeno grupo que pode realizar sonhos materiais. Já estive numa dezena de casamentos gays, aqui e no exterior. Todas as bibas bonitas, inteligente e riaaacaas entenderam que revolução para nós é ter tudo o que nos negaram. Viver na putaria e no submundo sempre foi lugar de gay. Guarde seu dinheiro para ir aquela agência dos Jardins, que é do ex consul de Israel e encomende um lindo filho seu e do seu marido. Isso é luxooo, isso é revolução!!! O amor gay é nobre, deve ser festejado e idealizado!!! Não somos menos, somos plus!!! Hetero é obrigado a casar, a ter filhos... Para nós isso era negado. Só podíamos ser o tio que sustenta a família e que tivesse uma vida sexual nas sombras. Agora podemos ser familias cheais de amor.
09-03-2017 às 14:10 Torano a Marcelo
Kra só vou repetir: ridículo é gay julgando a felicidade alheia. Todo o preconceito que enfrentamos não te ensinou nada? Amor nunca é ridículo. Ridículo é não ter caráter, ser corrupto, não ser confiável, ter uma existência frívola guiada apenas pelos cuidados com o corpo e com o descaso pelo intelecto. Não importa como as pessoas se amam ou se realizam , importa é que sejam felizes em suas escolhas. E aliás que pensamento de 2 neurônios: nada foi feitopara hetero ou para branco, ou para homem. Tudo que existe foi criado por homens atendendo anseios próprios. Felicidade ao casal e que esse prefeito vire deputado para nos defender e esclarecer ao povo que ser gay não significa ser petista.
09-03-2017 às 11:47 Marcelo para Torano
O casal é lindo poderoso e bem sucedido concordo, porém falta senso do ridículo, pessoas inteligentes e bem resolvidas não precisam imitar casamento em igreja pra se autoafirmar. casamento em igreja foi criado pra homem e mulher. qual a necessidade de se imitar isso? existem muitas formas de se celebrar uma união sem armar um circo. coisa de bichinha.... gays inteligentes e chiques não fazem isso.. não precisam de autoafirmação
09-03-2017 às 10:31 Dodá Prati a Torano
Assino embaixo. Esse povo tem muito recalque. A maioria nunca vai ter um relacionamento duradouro e sincero , daí se revoltam gatoo. Nossa e o Jean Willys fazendo o povo braileiro acreditar que veado só pode ser petista...Sou muito mais o prefeito de Lins!
09-03-2017 às 01:18 Torano a Marcelo
Kra vc se acha muito sagaz. Ingênuo e mal resolvido. Não odiamos a cultura heterossexual, aliás rídiculo é nos limitarmos a guetos. Somos pessoas como quaisquer outras coexistindo numa sociedade. Humildemente acho pavoroso um gay que sempre sofreu com o preconceito querer ditar padrões de comportamento. Amor de verdade nunca é ridículo, outras coisas que servem de maquiagem para esconder inconstância ou falhas de caráter é que são censuráveis. O casal é lindo, é poderoso, é bem sucedido, respeitado e são notícia. São modelos saudáveis de gays que derrubaram todos os muros que os limitavam a uma vida marginal. Parabéns ao casal e vc é quem mesmo?
08-03-2017 às 23:29 MARCELO
ESSA NECESSIDADE DE IMITAR O COMPORTAMENTO HETERO TA FAZENDO OS GAYS PERDER O SENSO DO RIDICULO
08-03-2017 às 23:27 ,MARCELO
REALMENTE A CARA DE NOJO DA GURIA ROUBOU A CENA. NAO PRECISA ISSO ,BASTA CELEBRAR A UNIÃO DE FORMA NATURAL , NÃO PRECISA IMITAR O COMPORTAMENTO HETERO E CHAMAR DE CASAMENTO NA IGREJA , PARECE UM CIRCO .FORÇAÇAO DE BARRA
08-03-2017 às 10:52 Gina Babosa
Quanto recalque! Não sou vidente ou coisa do tipo, mas a intensa interação superficial das redes sociais e a facilidade, descompromisso e imediatismo com que se opina sobre qualquer coisa na internet tudo isso junto só conduz a uma existência rasa e triste. Construir uma relação a dois não é para qualquer pessoa. Da mesma forma construir uma carreira e uma vida econômica satisfatória também requer sacrifício , dedicação e persistência. Pessoas treinadas para serem superficiais, imediatistas e enganadas como possuidoras de uma rede de amigos podem até encontrar a felicidade. Mas nem de longe é a felicidade intensa de uma vida construída dia após dia com verdade e integridade. Mas quem conhece só as sombras não vislumbra a glória da verdade. Podem ridicularizar esse casal, podem expor o seu desdém que esconde falta de capacidade. Tenho dezenas de amigos que vivem nos apps de pegação e no Natal, no dia do aniversário repetem sem saber o significado disso, que querem um companheiro. Mas nunca dão chance a alguém, ao primeiro sinal de contrariedade, partem para o próximo da fila. Se não houvesse dificuldade a humanidade ainda continuaria no mundo tosco da Pedra Lascada... Pobre ser enganado, se vê com tanta importância porque outros compartilham suas coisas, leem seus comentários... Homens admiráveis são como esses que fazem a diferença(ao invés de ficarem se chacoalhando como zumbis nas boates da night)...Aliás, que triste fim para a cultura gay nesse país. Antes as bee se destacavam por cultura, hoje por se bombarem, tomar GH e terem um corpo. E antes que me ataquem , sou malhada, só não limito minha vida a isso. Parabéns casal da prefeitura de Lins!
08-03-2017 às 04:32 José.
Confesso que não entendi: o que pessoas que são contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo estão fazendo aqui neste site gay?
08-03-2017 às 01:12 Josy de Souza
Será que ele convidou um monte de CDs pro casamento dele? Exonera que a primeira coisa que vão falar é: viadão.