ASSINE JÁ ENTRAR

Visibilidade

Sant-Boi apresenta um autocarro contra a homofobia. Saiba mais!

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 29 de Março de 2017

A iniciativa tem como objetivo desenvolver um diagnóstico para fazer propostas de políticas para ajudar a tornar mais visível o colectivo LGTBI.

O Conselho Municipal de Sant-Boi, cidade nos arredores de Barcelona, lançou 'Sant-Boi é diverso', uma campanha sobre a diversidade das identidades e orientações sexuais na cidade, que circulará nos próximos meses no autocarro contra a homofobia. A presidente do município, Lluïsa Moret, apresentou esta manhã a campanha numa das paragens que o autocarro realiza.

A linha SB1 já circula pela cidade com publicidade da campanha, também foram impressos postais, cartazes e emblemas. A iniciativa tem como objetivo desenvolver um diagnóstico para propostas de políticas de modo a ajudar a aumentar a visibilidade dos coletivos LGTBI (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) em Sant-Boi.

A iniciativa pioneira levanta perguntas como "carne ou peixe?" "Peito ou coxa?", "Doce ou salgado?" Ou "azul ou rosa?" A intenção é obter respostas e comentários de todas as pessoas com mais de 16 anos do município através de um site www.santboiesdiversa.cat criado especificamente para esta campanha.

“Sant Boi aposta em todas as cores da diversidade, a luta contra todas as formas de discriminação, razão pela qual realizamos esta campanha, para ter uma cidade livre da homofobia, transfobia e intimidação ao colectivo LGTBI"”, diz Lluïsa Moret, presidente da câmara.

A Campanha 'Sant-Boi é diverso' pode parecer uma campanha que disputa com a campanha 'Hazte oír', mas o lançamento quase simultâneo foi um acaso, pois a a Câmara Municipal já trabalha há cinco meses para realizar esta campanha.

Com a intenção de tornar mais visível a existência de pessoas de diferentes orientações sexuais, a campanha tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da lei contra a homofobia aprovada pelo Parlamento catalão, que quer garantir os direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transgeneros.

A campanha está integrada num esforço mais global: o Conselho Municipal aprovou em Outubro de 2015, um movimento contra a homofobia e transfobia e o Plano 2015-2019 inclui medidas relacionadas com o desenvolvimento de políticas visando a visibilidade do coletivo LGTBI.