ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Lamentável

Câmara derruba decreto que regulamenta lei que pune LGBTfobia no DF.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 28 de Junho de 2017

A Câmara Legislativa do Distrito Federal derrubou nesta segunda-feira (26) o decreto que regulamenta a lei 2.615 de 2000 que pune atos de LGBTfobia. O placar foi por 9 a 6 pela derrubada da regulamentação, com 2 abstenções.

Em nota, o governo disse lamentar e afirmou que vai recorrer da decisão da Câmara Legislativa. "Trata-se de uma atitude ilegal por invadir área jurídica restrita do Executivo, e que não encontra respaldo na realidade dos dias de hoje. O Estado tem que garantir a liberdade de expressão, de credo religioso e o direito de orientação sexual de cada cidadão, evitando qualquer tipo de preconceito e violência."

"O Governo de Brasília está seguro de que, mais uma vez, o Tribunal de Justiça reconhecerá a autonomia do Poder Executivo de regulamentar a legislação sobre este tema e de outros de interesse da sociedade", continou o GDF. Veja como votaram os deputados ao fim desta reportagem.

Os deputados apresentaram um projeto de decreto legislativo – de autoria dos deputados Rodrigo Delmasso, Julio Cesar e Bispo Renato, todos da bancada evangélica – que serviu para sustar o decreto do governador Rodrigo Rollemberg de sexta-feira (23). A justificativa apresentada é a de "proteção da família".

"A relação da família sempre teve grande importância no desenvolvimento da sociedade. O núcleo familiar, pais e filhos, são responsáveis pela forma como veremos o mundo no futuro. Não podemos permitir que a influência da família na sociedade seja desvalorizada, ela é quem define nossos princípios, o que entendemos por certo e errado e, principalmente, como nos relacionamos com os integrantes de outras famílias", argumenta o texto.

"A relação da família sempre teve grande importância no desenvolvimento da sociedade. O núcleo familiar, pais e filhos, são responsáveis pela forma como veremos o mundo no futuro. Não podemos permitir que a influência da família na sociedade seja desvalorizada, ela é quem define nossos princípios, o que entendemos por certo e errado e, principalmente, como nos relacionamos com os integrantes de outras famílias", continua.

Manobra

O instrumento usado para derrubar o decreto de regulamentação do governador é o mesmo que foi usado no começo do ano para suspender a alta das passagens de ônibus. Se o governo quiser reverter o quadro, pode entrar na Justiça. O caso será analisado pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça – a alta cúpula da Corte. Na época, os desembargadores deram ganho de causa ao governo, e as tarifas mantiveram o reajuste.

Veja como votaram deputados:

29-06-2017 às 09:28 Nereu
Lamentável esse lixo chamado PSDB.
28-06-2017 às 17:42 Nereu
Lamentável mesmo. Mas é mais lamentável ainda o que o PT fez com os gays. Dizendo ser o partido que respeita os gays. Conseguiu votos de muitos gays. Durante treze anos no poder... várias oportunidades de aprovar as leis a favor da comunidade LGBT.... nada fez. Nem Marta Suplicy.... a farsante fez algo. Nem como senadora ou ministra. O PT se comportou exatamente como todos os outros partidos. Se omitiu.... e por votos da bancada evangélica esqueceu dos gays. E vai piorar.... é só aguardar...