ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Todos por um

Elton John diz que a comunidade LGBT ainda é tolerada, e não aceita.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 31 de Julho de 2017

O cantor Elton John é e sempre foi um dos grandes ativistas da causa LGBT. Parece óbvio, principalmente pelo fato dele ser gay assumido, mas existem diversos artistas que não colocam a cara para bater. Recentemente, ele conversou com a revista francesa Grazia sobre a comunidade – e se algumas coisas mudaram de uns tempos para cá. “Tragicamente, ainda é uma vergonha. Muitas vezes, as pessoas LGBT são toleradas e não aceitas, e muito menos apoiadas”, disse.

Ele também falou sobre o que esta falta de aceitação impacta na vida da comunidade. “Praticamente metade das pessoas LGBT sofrem bullying na escola e, como resultado, mais de 60% tenta se ferir de alguma forma e 40% dos transexuais já tentaram cometer suicídio, é um alarme sério de que o estigma gay e a vergonha ainda são venenosos”.

Mas o cantor, de 70 anos, acredita sim que as coisas estão mudando para melhor. E muito disso tem a ver com o impacto de modelos positivos na mídia. “Hoje em dia, casais gays, casados com filhos, são aceitos pela maioria das pessoas, e até enaltecidos por alguns”, finaliza.

05-08-2017 às 14:26 Eduardo
Aceitação é um caminho perigoso, ao meu ver. Aceitação parece suscitar uma carência, uma necessidade de "ser gostado", de agradar, o que gera uma pressão enorme em cima de um grupo cuja autoestima já é vulnerável - principalmente se levarmos em consideração que ninguém é obrigado a gostar de pessoas LGBTQIA, para ficarmos em um exemplo somente. Respeito, contudo, é outra coisa, completamente diferente de aceitação, porque é um valor pautado na convivência, na existência democrática e no direito de ir e vir, na universalidade, independente de se gostar ou não de determinado segmento social. No Brasil, há um ditado horripilante que diz que a pessoa precisa dar-se ao respeito para ser respeitado. Esse pensamento é abominável, uma vez que RESPEITO é condição primeira para a vida - especialmente a vida em sociedade; RESPEITO é parte da história e da identidade da Contemporaneidade Ocidental, um legado da Revolução Francesa: é só lembrarmos do lema revolucionário "liberdade, igualdade e fraternidade". Acredito, sinceramente, que enquanto colocarmos foco e energia na ideia de aceitaçao, miramos o alvo errado e só geramos animosidade de gente que NUNCA gostou e nem vai gostar de pessoas LGBTQIA. Pessoalmente, eu sofri bullying violento durante toda a minha fase escolar. O inferno só parou aos 17 anos, quando mudei de escola. Hoje sou professor, aberta e afirmativamente gay, e não permito qualquer tipo de brincadeira com gays, lésbicas e trans nas minhas aulas. Da mesma forma, não permito também qualquer ofensa ou brincadeira cretina com evangélicos, negros e meninas. Eu assumi comigo o comprimisso de trabalhar com meus alunos RESPEITO e TOLERÂNCIA, não essa busca por "aceitação". Para quem quiser entender os perigos da "aceitação" por um outro viés, basta procurar um texto do americano Larry Krammer na internet. O texto chama-se "They never liked us" e fala justamente sobre o pânico moral que explodiu nos EUA junto com a epidemia de AIDS, no começo dos anos 80, logo após uma década, anos 70, marcada pela liberação homossexual e pelo sentimento de otimismo e "aceitação" da homossexualidade. É um tapa na cara esse texto, um verdadeiro funeral para as ilusões. Um abraço!
02-08-2017 às 11:15 João Alberto santana
Bacana essa entrevista de Elton! Infelizmente é dessa forma preconceituosa que uma parte da sociedade trata o grupo LGBT. Enquanto ator e professor de Teatro o que mais me preocupa é o tratamento neutro que a Escola oferece para problemas de homofobia que alunos não heterossexuais recebem. Esta tal neutralidade de postura perante problemas de homofobia e bullyng.Considero o preconceito velado uma das causas desta postura excludente da Escola e família.
01-08-2017 às 15:13 Junior
Verdade, Eiton, porem algumas pessoas dizem que não tem preconceito e por traz falam o contrario.
01-08-2017 às 08:00 HANNIBAL LECTER
"SUPORTAR" .....PORQUE BICHA E TUCHA SÃO FODA VIU !!!!!!
31-07-2017 às 22:36 Julim
O Elton alem de ser um genio da musica, talentoso e tdo mais, é uma pessoa muito sábia !! Entretanto ainda temos um looooooongo caminho pela frente, ainda vai levar um tempo, mas as coisas estao mudando sim, em comparação ao seculo passado, demos um salto quantico !!.
31-07-2017 às 22:30 Loiro
Elton John é falou a verdade. A maioria das pessoas já aprenderam a tolerar os gays pelo fato de ser "politicamente correto" mostrar que não tem preconceito. Muitas pessoas dizem que não são preconceituosas mas na verdade elas são. O preconceito é "velado".