quero assinar Entrar na área VIP

Críticas a Bolsonaro

Líder do governo na Câmara chama Bolsonaro de estúpido, criticando a posição preconceituosa do deputado.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 31 de Março de 2011

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou nesta quinta-feira que o colega Jair Bolsonaro (PP-RJ) tem se caracterizado como um deputado estúpido. Vaccarezza propôs que o caso do congressista, que fez declarações classificadas como racistas na TV, seja analisado também pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), não só pela corregedoria e Conselho de Ética da Casa.

Na opinião do líder, a CCJ tem que se debruçar sobre os limites da imunidade parlamentar. "Qualquer deputado tem seu direito de palavra garantido, mas será que a Constituição garante alguém que defenda o holocausto, por exemplo? Acho que essa é uma discussão mais profunda, que não cabe só ao Conselho, mas também à Comissão de Justiça", disse Vaccarezza.

Vaccarezza destacou ainda que Bolsonaro já falou por diversas vezes de forma preconceituosa, principalmente contra os homossexuais. "O Bolsonaro tem se caracterizado como um deputado estúpido, mas ele foi eleito com esta estupidez". O líder destacou que o governo não deverá se envolver no caso, mas defendeu que o PP analise a conduta de Bolsonaro. "As posições dele não cabem em nenhum partido".

Bolsonaro ironizou a qualificação de "estúpido" que recebeu do líder do governo. "Se eu tivesse chamado o Vaccarezza do mesmo adjetivo, seria quebra de decoro, mas como ele diz é liberdade de expressão", disse. Bolsonaro afirmou que "não vai descer ao nível que Vaccarezza desceu com essa declaração".

Por causa das declarações de Bolsonaro, cinco representações por quebra de decoro parlamentar já foram protocoladas na corregedoria-geral da Câmara. Todas foram enviadas imediatamente pelo presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), à corregedoria, que prometeu investigar o caso.

Após ser notificado, Bolsonaro terá cinco dias para se defender. A decisão da Corregedoria será depois enviada à Mesa Diretora da Câmara, que poderá encaminhar o caso ao Conselho de Ética, podendo iniciar um processo de cassação do mandato.

Comentários (14)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 14-05-2011 às 15:17 Jurandir Pereira Sobrinho
    Tenho muita dó destes coitados que escreveram acima, DEUS os julgarão severamente.
  • em 07-04-2011 às 17:53 ANDRE
    esse lixo de homem esta dizendo que nem pra fazer protesto gay serve ,pois disse que horario de fazer protesto não é a tarde e de manhã ..dizendo ainda que por isso que os gay estão sendo atacados a noite na avenida paulista ...gente isso que esse lixo homem esta fazendo é um absurdo..vamos ver no que vai da td isso afffffffff.
  • em 04-04-2011 às 11:09 Daniel
    Eu acho que ele teve alguma paixão não correspondida com algum amigo na sua Juventude trasnVIADA, e hoje fica com essa homofobia toda. HOMEN que é HOMEN não precisa ta dizendo que é HOMEN,quem é Hetero e bem resolvido não vai perder tempo falando de surubas,homosexualismo etc... Tenho pena desse cara, para min não passa de uma VIADA INCUBADA rsrsrrsrs
  • em 03-04-2011 às 13:09 pedro gyn
    Achei um absurdo esse deputado como parlamentar não saber ou ter conciencia do vai falar, Qquen não sabe assar queima!!!!!
  • em 03-04-2011 às 09:41 Cláudio/PE.
    O único sentimento que consigo nutrir por este parlamentar retrógrado é pena. Ninguém se torna homossexual, nasce e pronto.
  • em 02-04-2011 às 22:15 faça seu foto em aberto aqui no mundo
    foraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa deputado sua ignorancia chegou no limite da paciencia de qualquer pessoa
  • em 02-04-2011 às 14:07 Márcio
    Bem eu concordo com a cassação do mandato do desse deputado, num estado democrático ninguem é melhor que ninguem. Atitudes assim que provocam coisas horrendas. Se as ofensas homossexuais a uma pessoa da familia dele, eu duvido que ele não se calaria e que fosse aberto um boletim de ocorrência. Eu acho que nossa melhor arma é o voto, devemos conhecer nossos candidatos e principalmente atitudes dessas pessoas que nós escolhemos para nos representar.
  • em 01-04-2011 às 20:23 alex
    #ForaBolsonaro Se você quer fazer algo, ajude a aprovar a lei anti-homofobia. Assine a petição agora avaaz.org/po/homofobia_nao/?cl=1002003782&v=8760 Não perca essa oportunidade de se solidariezar aos milhôes de Brasileiros que sofrem preconceito de várias formas possivéis e são assasinadas e não podem serem felizes etc. enfim, tem vários dieitos negados.
  • em 01-04-2011 às 13:48 Thiago/RJ
    Esses politicos que dizem defender a "liberdade de expressão" e a "família" são todos da mesma laia de Bolsonaro. Foi bom Bolsonaro ter falado mal também dos negros, pois somente assim, ele pode ser processado por discriminação... Se ele tivesse atacado apenas os homossexuais, não teria dado em nada suas declarações, e seria até apoiado por muitos! Como homofobia não é crime, criaturas como ele podem falar quaisquer barbaridades sobre homossexuais sem serem punidos, mas com negros é diferente... O pior é que têm homossexuais que vêm aqui criticarem a PL 122 e dizem que ela é desnecessária... Ele sabe que homofobia não é crime, por isso tentou "corrigir" sua declaração para deixar de parecer racista, mas somente homofobica. Detalhe: o filho de Bolsonaro tem feito de tudo para acabar com as cotas dos negros nas universidades públicas.
  • em 01-04-2011 às 07:31 Saulus/RN
    Espero que à Mesa Diretora da Câmara aprecie e encaminhe as representações ao Conselho de Ética, e que inicie um processo, seja pela cassação ou retratação em público pelas palavras ofensivas que o parlamentar proferiu em suas declarações. Espero que o Congresso Nacional não aceite tal postura, e que seja de fato investigado; Mas também espero que o povo brasileiro escolha melhor seus representantes, pois só assim poderemos viver, e dizer que moramos em uma nação realmente democratica de direito.
  • Mostrar mais comentários...