ASSINE JÁ ENTRAR

Capital do turismo gay

Jornal britânico relata inciativas recentes da prefeitura do Rio de Janeiro para promover a diversidade sexual.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 12 de Julho de 2011

A top Lea T. participou da iniciativa.A top Lea T. participou da iniciativa.

RIO DE JANEIRO - Uma série de iniciativas da prefeitura do Rio de Janeiro para promover a diversidade sexual ajuda a preparar a cidade para se transformar na capital mundial do turismo gay, segundo afirma reportagem publicada nesta terça-feira (12) pelo diário britânico 'Guardian'.

O jornal relata a festa de lançamento da semana da diversidade, 'uma celebração das diferenças culturais e étnicas da cidade e uma tentativa de posicioná-la como a capital global do turismo gay'.

O jornal relata ainda que nos últimos meses houve 'uma avalanche de iniciativas amigáveis à comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais) no Rio: cursos vocacionais para travestis, projetos contra intimidação de estudantes gays e lésbicas e uma nova lei proibindo a discriminação nos clubes noturnos da cidade'.

A reportagem observa ainda que em fevereiro o prefeito da cidade anunciou a criação de uma secretaria especial para a diversidade, chefiada pelo estilista Carlos Tufvesson, para quem o Rio não é apenas 'o destino mais sexy da Terra', mas também um lugar onde a tolerância é natural.

Fonte de renda

Para o 'Guardian', as iniciativas são 'uma potencial fonte de renda' para a cidade. Segundo o jornal, 25% dos turistas que chegaram a cidade no ano passado, ou 880 mil pessoas, eram gays.

'O escritório de turismo da cidade espera elevar esse número ainda mais, e publicou folhetos brilhantes com as cores do arco-íris, cheios de fotos de homens musculosos e slogans convidando os turistas a 'viver a sensação do Rio', diz a reportagem.

O jornal comenta que as iniciativas do governo vêm enfrentando alguma resistência, principalmente entre 'a direita religiosa'.

Apesar das críticas, porém, as iniciativas do governo também vêm recebendo elogios de ativistas pelos direitos dos gays, observa o diário.

A reportagem cita uma declaração da top model transexual Lea T. durante o lançamento da semana da diversidade do Rio, para quem 'é realmente incrível que o Brasil - um lugar que chamam de país de terceiro mundo - esteja fazendo algo que poucos países fizeram'.

Lançamento da iniciativa pela Diversidade.Lançamento da iniciativa pela Diversidade.
Fonte: G1

19-07-2011 às 04:16 Para Adri
rsrsrsrsrsrssrsrsrs Devem ter se assustado contigo!
18-07-2011 às 01:36 Adri
mas falta muito ainda ..... fui agredido por homofobia em plena Farme do Amoedo(rua gay), nas minhas ferias esse ano
16-07-2011 às 23:24 Raphael - MS
É, o Rio está em evidência por causa da blza natural, por isso que qualquer boa ação como essa, ganha a mídia internacional. MAS VALE RESSALTAR QUE VÁRIAS CIDADES PELO MUNDO JÁ MILITAM EM PROL DESTA CAUSA, AH! ME LEMBREI, NÃO VAMOS MUITO LONGE, A CIDADE DE SÃO PAULO É UM EXEMPLO, SOMENTE ESTE ANO CONSEGUIU REUNIR QUASE 4 MILHÕES DE PESSOAS NA PARADA GAY, SENDO O EVENTO PAULISTANO O MAIOR DO MUNDO NESTE SEGMENTO. O MEU TIO QUE TRAMPA EM SAMPA, TAVA COMENTANDO QUE LÁ O PESSOAL JÁ CONTA COM UMA LEI EST, QUE CRIMINALIZA A HOMOFOBIA HÁ 10 ANOS, MAS QUE POUCOS SABEM. MAS COMENTANDO A MATÉRIA, PARABÉNS A PREFEITURA DA CIDADE MARAVILHOSA, POR ESSE GRANDE EMPENHO, QUE QUALQUER OUTRA PREFEITURA DO NOSSO PAÍS NO MOMENTO NÃO DEMONSTRA TER.
16-07-2011 às 20:22 Diego SP
É isso ae.. Parabéns ao governo do Rio pelo apoio..
15-07-2011 às 03:16 MARCIO
PARABÉNS RIO!! SOU CARIOCA!! E TENHO ORGULHO DE SER........O RIO SEMPRE SAI NA FRENTE!!!........
14-07-2011 às 05:38 leandro
Acho sempre que o Rio é o avanco, porque tudo sempre é lá e acontece primeiro lá? eu sou gaucho vivo em Amsterdam e aqui nao há essa tolerancia, pelo contrario e nao ha programa alguma, alias parabens e fico envergonhado da PSEUDO rica Europa nao ter sequer estes tipos de programas, apenas na francae belgica que há uma matéria sobre sexualidade.... E depois o primeiro mundo é aqui.. fala sério né! Pit boys aqui é desnecessario pq qualquer um q veja q vc é gay e está beijando na rua te agride, até senorinhas de 90a
12-07-2011 às 23:50 DANIEL
A CIDADE E OS GOVERNANTES ESTÃO DE PARABENS PELA INICIATIVA,HA MUITO PARA SE FAZER,O QUE NÃO CABE NO MOMENTO, SÃO ALGUNS COMENTARIOS MALICIOSOS,DIFICULDADES TODA GRANDE CIDADE POSSUI.
12-07-2011 às 19:35 José.
Parabéns ao Rio. Sou de Minas e estou sempre lá. Espero que a cidade maravilhosa possa se transformar cada vez mais em um lugar amigável para a convivência dos gays, E não só dos gays, mas de todas as pessoas. Que o Rio sirva de exemplo para todo o Brasil e também para o mundo.
12-07-2011 às 17:58 De Ricardo para WILL MG
Poi é! rsrsrs É melhor levar para Minas e deixar eles serem asssaltados nos transportes públicos! ;)
12-07-2011 às 16:37 WILL MG
Bacana, agora é só ver qual vai ser o primeiro gay a morrer com a explosão d u bueiro na cidade maravilhosa. Kkkkkkk