Assine o MundoMais

Gay is good!

Frank Kameny, ativista pioneiro dos direitos LGBT, morre aos 86 anos de idade.

por Redação MundoMais

Sexta-feira, 14 de Outubro de 2011

ESTADOS UNIDOS - Frank Kameny, ativista gay pioneiro da causa pelos direitos civis nos Estados Unidos na década de 1960 e figura chave na luta pelos direitos LGBTs, morreu esta terça-feira aos 86 anos, em Washington, anunciou a organização fundada por ele.

"A morte de Frank Kameny é uma perda profunda e sentiremos muita falta dele", informou em um comunicado o Conselho Nacional de Gays e Lésbicas (National Gay and Lesbian Task Force), a organização mais antiga nos Estados Unidos de defesa dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

Kameny, que trabalhava para o serviço de mapas do Exército, foi demitido e proibido de trabalhar no governo em 1958, depois de ser detido pela polícia por ser homossexual.

Nascido em Nova York, este doutor em astronomia pela Universidade de Harvard enveredou, então, por uma longa trajetória de ativista da causa LGBT. Ele lutou contra a discriminação no setor público, as leis anti-LGBT e a classificação na psiquiatria, cancelada em 1973, da homossexualidade como doença mental.

Ele estava sentado na primeira fila de convidados quando o presidente Barack Obama assinou a suspensão da lei conhecida como "Don't Ask, Don't Tell" ("Não pergunte, não diga"), que forçava militares gays e lésbicas a ocultar sua orientação sexual sob pena de expulsão.

Kameny é o inventor do lema "Gay is good" ("É bom ser gay"), exibido em cartazes em frente à Casa Branca em 1965, muitos dos quais fazem parte, hoje, da coleção do Museu Nacional de História Americana. Uma rua em Washington foi batizada com seu nome.

Seu arquivo pessoal, com mais de 70 mil cartas, documentos e objetos, está desde 2006 na Biblioteca do Congresso, formando "provavelmente a coleção mais completa do movimento de defesa dos direitos LGBTs nos Estados Unidos", segundo esta instituição.

Comentários (20)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 16-10-2011 às 20:08 Orlandivo Ambrósio Avenca
    Sexta-feira, 21, às 18h30min, no bar Ocidente, em Porto Alegre, a OAB-RS promove um debate sobre os direitos GLTB, com entrada franca. Os painelistas são a advogada Maria Berenice Dias, uma das maiores referêmcias na luta por nossos direitos, e o jornalista e ex-deputado Marcs Rolim, outro estudioso do tema. Um momento supremo para que discutamos as conquistas que já fizemos e o quanto nos falta para que avancemos em direção à plena cidadania.
  • em 16-10-2011 às 14:05 Paulo Andaime
    Julim, quero te ver com 86 anos, saindo às ruas, com alguém te chamando de bichona, assim, na lata...Vais gostar da agressão ? Não te esqueças de que serás um idoso no futuro, a não ser que Papai do Céu te chame antes...
  • em 16-10-2011 às 12:48 JULIM
    Até com 86 anos se percebe de longe que ISSO ERA MESMO UMA BICHONA
  • em 16-10-2011 às 11:09 leco
    Fiquei admirado com esse SER.Existem pessoas que muito fazem pela nossa causa e poderiam serem transformada em um simbolo de nossa luta no mundo inteiro , - Frank Kameny seria talvez o mais forte candidato.Gostaria de ver no Brasil alguem com a mesma garra pra fazer o mesmo nas Forças Armadas daqui. Obrigado por tudo amigo Frank , você esta na lista daqueles que muito fizeram pela humanidade enquanto estiveram nesse Planeta.
  • em 16-10-2011 às 08:05 PedroPaulo-CE
    Sem dúvida, um exemplo de vida e que muito dignifica a causa gay. Que as jovens bibas de hoje, tão fúteis e (muito) preconceituosas em relação aos mais velhos ou os que não são mais sarados e belos, possam refletir que a boa vida e pseudo-aceitação de que desfrutam hoje se devem à coragem e pioneirismo de pessoas como esse ativista. Também é muito bom ver que um homossexual pode chegar aos 86 anos de forma sadia e respeitável. Aposto um milhão que a vida dele não se resumia à boates, academia e pegações como a de um grande número de gays aqui no Brasil...
  • em 16-10-2011 às 04:54 Binho
    Nossa esse velho deve ter dado e chupado muito em ou comido muito cu na sua vida!
  • em 16-10-2011 às 01:04 Pedro
    Alô Josemar Tiradentes. Há muito não lia algo tão construtivo, neste sítio. Parabéns e continue assim. E obrigado pelas sábias palavras.
  • em 15-10-2011 às 18:27 ó q fofo
    ó o velhinho parecia um teletubie que meigo!!!
  • em 15-10-2011 às 13:16 ADOBÃO/MA
    COMO SE MEDE UM HOMEM? PELA GRANDEZA DE SEUS FEITOS... EIS UM GRANDE HOMEM... DESCANSE EM PAZ E QUE A LUZ PERPÉTUA TE ILUMINE!!!
  • em 14-10-2011 às 23:48 Walter
    Obrigado por você Frank ter vindo ao mundo.A velhice é definitiva mas a juventude é provisória.
  • Mostrar mais comentários...