Assine o MundoMais

Que mundo é esse?

Estudo revela que ao menos 76 países apresentam leis que criminalizam a homossexualidade.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 08 de Março de 2012

A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, reivindicou uma mudança nas legislações que discriminam 'e tratam cidadãos como criminosos'.A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, reivindicou uma mudança nas legislações que discriminam 'e tratam cidadãos como criminosos'.

GENEBRA - A Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, apresentou nesta quarta-feira um estudo sobre leis e práticas contrárias ao coletivo de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais. Segundo o relatório, ao menos 76 países têm leis que criminalizam explicitamente as relações homoafetivas, ou apresentam "vagas proibições que são aplicadas de forma discriminatória" contra estas pessoas.

Desde 2000, as leis que criminalizam atos homossexuais foram revogadas na Armênia, Azerbaijão, Bósnia-Herzegovina, Cabo Verde, Geórgia, Fiji, Índia, Ilhas Marshall, Nepal, Nicarágua, Panamá e Estados Unidos, assim como em territórios dependentes da Nova Zelândia e Reino Unido.

Apesar disso, atualmente em pelo menos cinco países é possível aplicar a pena de morte àqueles que forem declarados culpados de delitos de conduta homossexual.

A Comissão dos Direitos Humanos confirmou que o uso da pena de morte na punição de crimes não violentos, incluindo as relações sexuais entre pessoas adultas do mesmo sexo, "constitui uma violação da lei internacional sobre direitos humanos".

O relatório apresentado nesta quarta-feira (7) pela alta comissária, elaborado a partir de duas décadas do estudo de documentos reunidos pelos organismos de direitos humanos da ONU, conclui que existe um claro padrão de violência e discriminação contra os homossexuais.

Em seu discurso no Conselho de Direitos Humanos, Pillay afirmou que a violência contra este coletivo ocorre em todas as regiões e acrescentou que os incidentes mais comuns são os assassinatos seletivos, os ataques violentos, os atos de tortura e o estupro.

Na terça-feira, o Movimento de Integração e Libertação Homossexual (Movilh) do Chile anunciou que um jovem gay chileno está em coma após ter sido agredido no fim de semana passado por um grupo de neonazistas, que também deixaram várias marcas em seu corpo e arrancaram uma parte de sua orelha.

Diante desse tipo de situação, Pillay pediu aos governos que melhorem suas respostas para combater a homofobia e reivindicou uma mudança nas legislações que discriminam "e tratam cidadãos como criminosos" baseando-se em sua orientação sexual ou sua identidade de gênero.

A presidente do Conselho de Direitos Humanos, Laura Dupuy Lasserre, lembrou que a criminalização dos homossexuais "é uma violação das leis internacionais" e fez um apelo aos países-membros do órgão para que combatam estes atos.

"Precisamos de relatórios periódicos que verifiquem que os casos deste tipo de violações estão sendo tratados, e para que isso ocorra conto com este Conselho e com todas as pessoas conscientes", concluiu.
Comentários (20)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 14-03-2012 às 15:29 Eduardo Ildefonso-Campina Grande(PB)
    É um absurdo tanta perseguição contra gays,lésbicas,bissexuais,trans...deixem as pessoa viverem em paz! Há tantos heterossexuais que traem,matam suas esposas e são prostitutos.Isso é melhor do que um homem amar outro do mesmo sexo? O pior é ler o posicionamento de um psicólogo com ideias que para hoje se equivalem ao período da inquisição.
  • em 12-03-2012 às 13:17 LUZ
    Padre Ceb,- CONTINUAÇÃO Padre Ceb, como voce tem a audácia de chamar de criminoso a seres humanos que tem tanto amor para dar ou trocar com outros seres humanos e que nenhum mal está a fazer aos outros. Vôce de veria se env ergonhar do que a sua próprfia Igreja fez com seres humanos na Idade Média, na qual queimava as pessoas vivas quando não concordavam com os absurdos e fanaticos dogmas da Igreja Católica, QUANDO TINHAM OUTRAS CRENÇAS.O próprio papa deveria se env ergonhar de ter um irmão cujo caráter já é questionádo pela Sociedade e visto como pedófiulo.l sua igreja cometeu tantos e escabrosos erros que até o papa pediu perdão ao povo em público através da televisão. Pare e pense em todos os crimes que a Igeja Católica cometeu em nome de DEUS! E PARA VOCÊS ISTO NÃO É PECADO. Pecado para vocês falsos religiosos é entregar-se ao outro com carinho e amor, é compartilhar afeto com pessoas do mesmo sexo. ABSURDO!, PADRE! Pense em quantos padres já passaram "crianças pra trás dentro de suas próprias celas!" e passando por santinhos! Tenha humildade e reconheça que sua própria igreja tem um passado bastante questionável.. Imagine que sua igreja já foi aliada do Hitler!, do NAZISMO! NUNCA FOI ISTO QUE DEUS PLANEJOU PARA UMA IGREJA QUE SE DIZ CRISTÃ. Aliás, de cr;istã, ela tem muito pouco. Prega a simplicidade E A POBREZA DE JESUS, QUERENDO QUE OS SEUS SEGUIDORES O IMITEM , NO ENTANTO, O VATICANO É RIQUÍSSIMO. FALA DA FOME DO MUNDO, MAS NADA FAZ PARA ALIMENTAR OS POBRES COM AS RIQUÇEZAS DESTE VATICANO. É contra a camizinha, mas não está nem um pouco preocupada com a AIDS. Nem se preocupa com o aumento da população. Porque a própria igreja não alimenta as novas crianças que estão nascemdp nas ´piores condições h,umanas? Lembre-se de quantas pessoas boas a igreja queimou em suas fogueiras e que hoje são canonizadas, vistas como santos! Como eu posso aceitar as condenaçõles de uma igreja assim, como posso aceitar as codenações hipóritas de um padre como você?
  • em 12-03-2012 às 11:36 LUZ
    Ao padre Ceb Deixe de ser hipócrita, padre Ceb. ^Você sabe muito bem que a maioria dos padres gostam de sexo com homem,os mosteiros e os conventos estão cheios de padres e freiras que transam com o mesmo sexo. Você mesmo é um mascarado sob o manto da religiãlo para esconder sua verdadeira identidade sexual. O que você está fazendo no site MUNDO MAIS onde se ve tantas transas de homem com homem? É com certeza para ficar batendo punheta olhando para as chibatas dos outros e esporrar gostoso? Vocês padres estudaram teologia, mas nada sabem a respeito das GRANDES VERDADES DIVINAS. Todos vocês padres querem criar um DEUS à imagem do homem, que discrimina e abomina a Sua própria Obra. Volcê, padre é um falso religioso. O que você gosta mesmo e de um bom pirulito naquele lugar. Deixa de ser um falso moralista e mostre a sua verdadeira cara, homolssexjual reprimido!
  • em 12-03-2012 às 09:27 LUZ
    PARA VOCÊ, ÉRICO, Bom dia! Vejo que você é um rapaz inteligente, pois compreendeu perfeitamente tudo o que eu quis dizer; pois é, o que estes idiotas homofóbicos precisam é pararem para refletirem e não ficarem a julgar o TRABALHO DE DEUS que faz tudo conforme Ele achar melhor e certo. Deus é o TODO PODEROSO e sabe muito bem o que faz, jamais precisou do julgamento de homens imperfeitos, ignorantes e preconceituosos. Por isto, Jesus Cristo nunca interferiu na sexualidade de ninguém. Ele apenas ensinou que os seres humanos devem se amar uns aos outros, nunca praticar o mal, e nunca falou que somente poderemos amar e termos bons momentos com pessoas de sexo diferente. Ele sempre respeitou os gostos de cada um conforme Deus nos fez. São as religiões, os pastores idiotas e alguns padres que querem saber mais do que Deus. A verdade é que "A IGNORANCA É A MÃE DE TODOS OS PRECONCEITOS, de todo o ma lque existe na Terra. Infelizmente a sociedade de alguns países vive mergulhada neste oceano de Ignorância com relação à CRIAÇÃO DIVINA, estimulando os seus cidadãos a cometerem crueldades com seus semelhantes, apenas por serem diferentes uns dos outros. Como já disse, cada um tem o direito de ser o que é, de ir e vir para onde quiser, desde que não esteja fazendo o mal ao seu próximo.Por isto, ame muito, viva sua vida equilibradamente, pois somente o AMOR CONSTROI, enquanto o desamor DESTRÓI. SEM O AMOR O SER HUMANO NÃO É NADA, AINDA QUE ESTEJA CHEIO DE RIQUEZAS, FAMA OU BELEZA. É APENAS O AMLOR E O BEM, O GRANDE VEÍCULO QUE NOS CONDJUZ A DEUS. TODOS OS PRECONCEITOS SOMENTE NOS LEVAM AO ABISMO DAS DESGRAÇAS E DO SOFRIMENTO. Muita paz para você, meu irmão.
  • em 12-03-2012 às 03:06 erico
    ADOREI LUZ, REPOSTA PRA CALAR QUALQUER LINGUA MALDITA!
  • em 11-03-2012 às 19:56 LUZ
    Continuando o meu recado para o falso psicólogo Marcio: Pois é, sr. Marcio, fica você sabendo também que ninguém escolhe a cor da pele com a qual quer nascer, nem a cor dos cabelos, o tipo de olho nem sua coloração, sua estatura, o tom de sua voz, os gostos alimentícios ou outros, o seu próprio peso, se quer olhos orientais ou ocidentais, nem mesmo o tamanho do pênis, assim como as mulheres não escolhem com que tipo de peito queemr nascer, tudo nos é imposto. Não escolhemos os nossos dentes, o nariz que desejamos. Da mesma forma, não escolhemos com que tipo de sexualidade queremos vir ao mundo, Somos todos obrigados a obedecer à Lei da Natureza ou de Deus, gostemos ou não. Será tão difícil assim para você raciocinar e perceber que você diz asneiras quando critica os outros por causa dos seus desejos eróticos? Você sabe que os ovários da mulher são os mesmos testículos do homem, e que a diferença é apenas serem externos? Porque você não procura resolver suas repressões sexuais, não admite sua evidente homossexualidade reprimida em lugar de falar coisas sem sentido? Fica sabendo igualmente que nem a Natureza, nem Deus criou homossexual nem heterosexual, criou apenas seres humanlos e todos os seres vivos bissesexuais. Fica sabendo também que o próprio Deus é bissexual e é por isto que tudo o que Dele sai é igualmente bissesexual. Ninguém pode afirmar que Deus é homem nem que Deus é mulher. Ele é tudo, é autosuficiente, gera a si mesmo, não precisa de uma Deusa para gerar, pois ele é completo, e só o que é completo é PERFEITO, Homem e Mulher ao mesmo tempo, portanto, ANDRÓGINO. O SER HUMANO É QUE AINDA NA SUA IGNORÂNCIA NÃO COMPREENDE AS VERDADEIRAS MANIFESTAÇÕES DA NATUREZA, OU A CRIAÇÃO DIVINA. Assim sendo, cada um tem o direito de amar como pode e como sabe,conforme sua verdadeira natureza que deve ser respeitada, assim como temos o direito de comer o que desejamos, conforme o nosso natural paladar, sem qualquer obrigação de dar satisfação a quem quer que seja.
  • em 11-03-2012 às 16:10 LUZ
    Marcio, falso psicólogo, você nada sabe de psicologia, pois os maiores expoentes desta ciência, Freud e Iung,assim como outros, afirmam que todo aquele que se preocupa negativamente com a sexualidade alheia, está apenas projetando sua homossexualidade, já que na sua visão, todo aquele que condena a homossexualidade, revelando-se contra, estará se livrando do mesmo rótulo, que as pessoas não vão acusá-lo como tal. Fique você sabendo que tudo tem dois polos como na eletricidade, o polo macho, o polo fêmea, que você tem tetas como as mulheres, que as mulheres têm testículos como os homens, mas que são para dentro, que a vagina é o mesmo pênis pelo avesso, afirmado pela ciência da ANATOMIA. VOCÊ É MESMO MUITO IGNORANTE, BURRO TAPADO E SE DARIA MELHOR SE FICASSE CALADO E METESSE SUA LÍNGUA EM QUALQUER BURACO PARA NÃO FALAR BESTEIRA. QUEM DEVERIA SER PRESO POR 100 ANOS OU SOFRER PENA DE MORTE, SERIA VOCÊ. Conscientize-se, animal, que nenhum homem é feito apenas pelo esperma masculino, mas combinado este com os elementos femininos, que nenhuma mulher é feita apenas por outra mulheres sendo uma combinação dos elementos com o sêmen masculino. VOCÊ É MACHO E FÊMEA COMO QUALQUER HOMEM OU ANIMAL. A Natureza é bipolar até no reino mineral. Fica sabendo também que as menores partículas de matéria, as partículas subatômicas são todas bipolares, têm polos masculinos e femininos e que assim é até os confins do UNIVERSO. VÁ ESTUDAR E LER MAIS, ANIMAL
  • em 09-03-2012 às 14:00 Paulo Ramos, RJ
    Isto é tratar a questão homossexual em toda a sua complexidade. Não haverá retrocesso na prática da homofobia enquanto se permitir que esses países ainda criminalizem a orientação sexual. Como se pode ver, aí estão as raízes da discriminação diária que sofremos muitas vezes. É o pior tipo de preconceito, pois é internalizado nas pessoas.
  • em 09-03-2012 às 13:22 leco
    Tem que mostrar isso para o Silas MAlafaia, quem sabe assim ele aprende sobre a seriedade com que deve ser tratado esse assunto.
  • em 09-03-2012 às 08:44 Ivan
    Esses países que instituem leis contra a orientação sexual, há de incluir aí, a quase aprovação da lei que proíbe manifestações e apologia ao homossexualismo na cidade de Saint Petersbug, Rússia, simplesmente não estão respeitando as leis internacionais dos direitos humanos, então, que a ONU imponha sansões a seus ditadores machistas.
  • Mostrar mais comentários...