ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Polêmica

Calendário das travestis de Fortaleza traz imagem que recria crucificação de Jesus Cristo.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 17 de Janeiro de 2013

O Translendário já havia causado polêmica em 2012. Agora, o calendário estrelado por travestis de Fortaleza está de volta e promete causar novamente.

Se no ano passado as imagens imitavam obras sacras, em 2013 o calendário resolveu criar seus próprios santos.

"No ano passado nós retratamos imagens clássicas, não apenas religiosas. Se eles entenderam isso como ofensivo, esse vai ser mais ainda", diz Silvero Pereira, idealizador do projeto.

Uma das fotos traz uma imagem de crucificação, que lembra Jesus Cristo e foi inspirada numa obra de Salvador Dalí.

"O objetivo não é retratar Jesus Cristo. Nós nos inspiramos em religiões e criamos nossos santos e deuses", disse André Bessa, diretor de arte do calendário ao portal G1.

Outra foto faz uma homenagem às travestis que trabalham nas ruas e foi batizada de "Nossa Senhora Protetora das Esquinas". "A ideia dessa santa é proteger os travestis que se prostituem nas esquinas de Fortaleza e de todo o Brasil", explicou Bessa ao site.

Todos os envolvidos nos ensaios participaram gratuitamente. "O objetivo do calendário não é causar confusão, mas inserir os travestis na sociedade. Por que um travesti não pode ser associado a uma religião?", questiona Silvero.

O lançamento da segunda edição do calendário foi realizado nessa quarta (16) na capital cearense. O Translendário será vendido a R$ 25. A renda arrecadada será revertida ao Coletivo Artístico das Travestidas, um grupo de teatro, dança e música composto por travestis do Ceará.

Deus da mitologia nórdica Thor é a inspiração para a deusa que protege gays que estão dentro do armário.Deus da mitologia nórdica Thor é a inspiração para a deusa que protege gays que estão dentro do armário.
Santa inspirada na religião católica protege travestis que se prostituem em esquinas.Santa inspirada na religião católica protege travestis que se prostituem em esquinas.

07-02-2013 às 20:08 JDAVILA
ESSES BANDOS DE VIADOS VAGABUNDOS QUE QUEREM APARECER E TER RESPEITO , AFRONTANDO E DENEGRINDO A IMAGEM DAS RELIGIOES SO FAZEM COM QUE O PRECONCEITO E A IRA DA SOCIEDADE CONTRA OS GAY AUMENTEM , BANDO DE VIADOS ESCROTOS ,MERECEM PORRADA MESMO
21-01-2013 às 21:32 Heloooo
Não tem umas bibas mais bonitas? Coraaaagem, de onde saíram estes exus? Por isso criam polêmica...imagina tu acordar de madrugada pra beber água, e dar de cara com um calendário desses? Deus me livre! Tem tanta trava belíssima...tá na hora de elas aparecerem!
21-01-2013 às 17:41 José silva
Porque eles não fazem isso com imagens do Islã, fala sério.........
21-01-2013 às 15:08 raul
cada monstro de travecas vai de reto
21-01-2013 às 09:30 ADOBÃO/MA
ALGUEM PODE ME RESPONDER PQ TEM QUE FAZER USO DE SIMBOLOS RELIGIOSOS INDEPENDENTEMENTE DE RELIGIÃO? PQ A CRUZ? ALGUÉM ME RESPONDA POR FAVOR....
20-01-2013 às 21:00 kyle
me desculpe, nada contra, mas quem vai ter coragem de gastar 25 arô nisso? só por estas duas fotos eu não compraria, e para ajudar a instituição deveriam pensar melhor e fazer outra coisa mais lucrativa do que ficar brincando com religião, no meu ponto de vista brincaram.
20-01-2013 às 20:15 Adalberto Gago
Essas brincadeiras e provocações não dão bons resultados. Os preconceitos contra nós são imensos e, em grande parte, partem de religiões extremamente retrógradas, presas àquilo que de pior o passado nos ofereceu. Assim, é um desatino injustificáve esse trabalho. Há travestis, transexuais e gays que gostam de aparecer sob qualquer custo. Parece o caso desses companheiros. Como alertou alguém, essas ousadias geram agressões do outro lado. Portanto, não se queixem se formos amarados no tronco. Vcs provocaran.
20-01-2013 às 15:21 Anibal
Sou ateu filhos de ateus , mas considero isso uma baita merda que foi feita. como não gosto que me recriminem pelo meu ateísmo não recrimino e não brinco com a fé de ninguém. Se foi ator,ou isso, ou aquilo, o arguento não é válido. Depois a gente não pode reclamar. Como dito por alguns... se tens culhões pq não fazes isso com momé?
20-01-2013 às 15:08 Sales para Leco
Me esqueci Esse leco pode ser mais idiota? ou excedeu seu limite? Vestimentas e adornos são culturais, exceto em nosso meio gay . Principalmente pra ti que nem sabe o que fala.
20-01-2013 às 15:00 Sales
Que gosto ruim! essas atitudes gays me enojam. Façam isso com maomé seus nojentos. Pra que ficar fazendo isso? depois queremos ter direito de reclamar de preconceitos.