ASSINE JÁ ENTRAR

Discriminatório

STF julga doação de sangue por homossexuais nesta quinta.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar nesta quinta-feira (19) normas da Anvisa e do Ministério da Saúde que autorizam hemocentros de todo o país a rejeitar doações de homens gays sexualmente ativos. Pelas regras vigentes, eles só podem doar sangue se ficarem 12 meses sem relações sexuais.

As normas consideram que a população gay é "grupo de risco" para a transmissão de vírus como o HIV, e doenças como as hepatites B e C. Até a publicação desta reportagem, o tema era o segundo item previsto na pauta do Supremo.

A ação direta de inconstitucionalidade que pede a suspensão imediata dessas regras foi apresentada em 2016 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). No texto, quatro advogados da legenda argumentam que as normas “escancaram absurdo tratamento discriminatório” em razão da orientação sexual dos candidatos.

Ranço discriminatório

O advogado Rafael Carneiro, que fará a sustentação oral no STF, explicou que a anulação das normas não vai prejudicar a qualidade do sangue coletado nos hemocentros, mas garantir que o controle seja feito com base no comportamento sexual e não na orientação. “A norma já proíbe a doação de pessoas ‘promíscuas’, que têm mais de um parceiro, que não usam preservativo ou que usam drogas." Segundo ele, o objetivo é acabar com os “os ranços discriminatórios” que ainda existem no ordenamento jurídico brasileiro e que perpetuam estigmas e a exclusão social dos homossexuais.

20-10-2017 às 00:08 Bruno
Acho justo, qnd se tratar de pessoas q nao se cuidam... indiferente da condição sexual. Não concordo com a temática. Engraçado q o senado decide qlqr coisa sem q a população saiba, ou opine.
19-10-2017 às 12:12 Aos CearÊNces !!!
100% total riscu mega riscu opç homossexuaís sexo ativos sexo passivos sexo oral 100% falcilidade riscu mega risco di fatalidde di terem serem sourus positivamente hepatítes B é C Diabetes Vírus Virieal ! Seguranças STF Avinsa Medical .