ASSINE JÁ ENTRAR

Boca fechada

Bolsonaro perde recurso e é condenado a pagar R$ 150 mil a fundo de defesa LGBT.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 09 de Novembro de 2017

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro confirmou, nesta quarta-feira, a condenação do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) a ter que indenizar em R$ 150 mil, por danos Morais, o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDDD), criado pelo Ministério da Justiça. A 6ª Câmara Cível negou, por três votos a dois, o recurso do deputado contra uma decisão da 6ª Vara Cível do Fórum Regional de Madureira. A defesa de Bolsonaro ainda pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

A ação civil pública ajuizada pelo Grupo Diversidade Niterói, Grupo Cabo Free de Conscientização Homossexual e Combate à Homofobia e Grupo Arco-Íris de Conscientização teve como base as declarações do parlamentar ao programa “Custe o que Custar”, da TV Bandeirantes, no dia 28 de março de 2011.

Durante o programa de TV, Bolsonaro disse que nunca passou pela sua cabeça ter um filho gay porque seus filhos tiveram uma “boa educação”, com um pai presente. Ele ainda afirmou que não corria "esse risco". Questionado se participaria de um desfile gay, o parlamentar disse que não porque acredita em Deus e na preservação da família.

O FDDD tem como objetivo a reparação dos danos causados ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico, paisagístico, por infração à ordem econômica e a outros interesses difusos e coletivos.

Na primeira sentença, a juíza Luciana Santos Teixeira, da 6ª Vara Cível do Fórum de Madureira, ressaltou que a liberdade de expressão deve ser exercida com proteção e dignidade às pessoas.

Não se pode deliberadamente agredir e humilhar, ignorando-se os princípios da igualdade e isonomia, com base na invocação à liberdade de expressão. Nosso Código Civil expressamente consagra a figura do abuso do direito como ilícito civil, sendo esta claramente a hipótese dos autos. O réu praticou ilícito civil em cristalino abuso ao seu direito de liberdade de expressão, afirmou a juíza.

Na época, o deputado alegou que detém imunidade parlamentar, o que foi contestado pela juíza. A imunidade parlamentar não se aplica ao caso em tela. Em que pese o réu ter sido identificado no programa televisivo como deputado, suas declarações foram a respeito de seus sentimentos como cidadão, tiveram cunho pessoal – e não institucional, relatou.

18-11-2017 às 02:03 Luciano SP
O próprio título da matéria - Boca Fechada - mostra a linha editorial da revista: completo alinhamento com o gayzismo, primo-irmão do fascismo. Parem de se implicar com o Bolsonaro. Ele defende os gays. Quem é contra é o Jean Wyllys, que se alimenta da morte de homossexuais. Deixem de ser ingênuos. Esse pessoal GLBT só quer foder coma gente.
14-11-2017 às 22:53 É um Absurdo tudo isso.
Esse safado merece é a cadeia. È muita burrice dizer que a homossexualidade depende de educação, muitos gays têm filhos, e esses filhos não se tornam gays
13-11-2017 às 00:34 Lucas
Se o cara tem, pelo menos, 35% das intenções de voto hoje é mais do que natural que parte de seu eleitorado se manifeste aqui em Mundo Mais. Estatística, querida! Estatística.
13-11-2017 às 00:32 Lucas
Diego, e os comentários a favor do Wyllys também são promovidos por sua equipe ou ele também, tanto o quanto o Bolsonaro, paga as pessoas para postar coisas aqui? Para ser ingênua, mulher! O Bolsonaro não passa de um pobre coitado, um deputadinho, massacrado pela grande imprensa, massacrado pelos intelectuais. Acorda, meu irmão!
13-11-2017 às 00:27 Lucas
O Bolsonaro não é contra os gays. Isso é estereótipo de criaram contra ele. Se entrar, o que vai fazer é dar uma freada nesse inferno em que está se transformando a vida de nós, gays. Jean Wyllys é um cara que nos prejudica. É raivoso, compulsivo, passa, às pessoas, uma imagem negativa da homossexualidade. Prefiro Bolsonaro do que Wyllys.
12-11-2017 às 00:36 Marcelo
Ignorancia acha que homoxessualismo depende de educaçao na familia,sem comentario
11-11-2017 às 01:02 Assis
Engraçado que a Claudia Leite tbm falou que nao teria um filho gay pq ele iria educar ele... E o Lula falou que Pelotas é uma cidade exportadora de Viados, e não vi ninguém processando eles... pq será??? #SouGayeSouBolsonaro.
10-11-2017 às 19:11 Diego SP
Socorro, Vc acha que é uma pessoa comum esses sujeitos dos comentários abaixo? nanani na não. O boçalnaro tem uma legião de " funcionarios", talvez pagos com o nosso dinheiro para acessar tudo o que for notícia que o envolva, nem se for para entrar em site gay. São os chamados mavs. Esses comentários abaixo é bem provável que sejam de uma única pessoa se passando por gay, mas é da equipe do boçalnaro.
10-11-2017 às 15:42 Socorro...
O que essas bichas tem na cabeça? Talvez falta um pouco de interpretação. A matéria diz que o fascista declarado Jair Bolsonaro foi condenado a pagar uma indenização por "agredir e humilhar", indo contra os direitos civis. Ele disse que não teria um filho gay, que não iria a uma parada gay porque fere à família. Meninas se vocês acham que Bolsonaro as representa, coitadas. Acham que vão conseguir casar, porque união estável não é lei no Brasil. Meninas acordem, esse cara nunca representou, nós, LGBT+ e a matéria diz exatamente isso. Acabar com a corrupção no Brasil? Sério querida que a senhorita acredita que esse Sr. irá mexer com os interesses dos que sempre mandaram nesse país? O que Bolsonaro fará? Vai mandar fuzilar todos, como ele mesmo gosta de dizer? Me assusta ver gays dizendo que votam nesse homem. Vocês não podem estar pensando, esse homem é capaz de cassar a liberdade a gays. Ele exalta a tortura, a ditadura militar. 2998 #Bolsonaropresidente
10-11-2017 às 10:15 Mauro
Em 2018, #bolsonaropresidente.