ASSINE JÁ ENTRAR

Boy Erased – Uma Verdade anulada

Filme sobre cura gay tem estreia cancelada no Brasil e levanta suspeitas de censura.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 05 de Fevereiro de 2019

O filme “Boy Erased – Uma Verdade anulada” teve sua estreia cancelada no Brasil. Conforme anunciou a Universal Pictures pelo Twitter, o filme que seria lançado em 31 de janeiro não será mais veiculado no país. A distribuidora de filmes, no entanto, inicialmente não chegou a divulgar o motivo do cancelamento.

O longa aborda o tema da terapia de reversão sexual, comumente chamada de “cura gay” no Brasil. Por esse motivo, a internet começou a comentar que o cancelamento da estreia de “Boy Erased” se travava de censura.

A suspeita sobre a censura se intensificou depois que um ator conhecido por atuar em Glee comentou o assunto. Através das redes sociais, o ator Kevin McHale disse que o cancelamento é uma censura e citou o atual presidente Jair Bolsonaro(PSL).

“Meus caros brasileiros, o filme Boy Erased foi banido no Brasil. Seu presidente está censurando conteúdo LGBT+. Banir um filme sobre os perigos da terapia de conversão é perigoso! Bolsonaro é uma ameaça às vidas LGBTQ+. Eu te amo, Brasil, e vou lutar com vocês.”, postou o ator.

“Boy Erased” é baseado em um livro cujo autor também acredita em censura. Garrard Conley chegou a publicar no Twitter sobre o assunto mas logo apagou a postagem.

Mercado

Apesar das acusações de censura, os responsáveis pela produção disseram que o filme foi cancelado por uma questão de mercado. Em meio à polêmica, a Universal Pictures publicou um outro comunicado em que dizia que o custo de campanha e lançamento do longa não seria compensado pela expectativa da bilheteria.

Essa conclusão se baseia no desempenho do filme nos EUA. De acordo com o site Box Office Mojo, “Boy Erased” esteve na 25ª posição no ranking de sucessos de bilheteria. Após um período de algumas semanas, o filme foi para a 12ª posição. Apesar do avanço, o filme foi considerado um fracasso de bilheteria e ficou dois meses em cartaz nos EUA.

Sobre a censura no Brasil pelo governo, até o presidente Jair Bolnaro (PSL) se manifestou. Bolsonaro rebateu o tweet do ator Kevin McHale e negou que tenha censurado o filme. “Mentira! Tenho mais o que fazer.”, disse.

Por outro lado, o consultor de “Boy Erased”, Mathew Shurka, reafirmou a teoria de que o longa esteja sofrendo censura. Shurka acredita que outros filmes LGBT+ foram cancelados no Brasil devido ao novo governo.

História

Baseado em fatos reais, Boy Erased conta a história de um jovem de 19 anos que é gay, filho de um pastor da igreja batista e que mora em uma cidade conservadora dos Estados Unidos. A família não o aceita sua homossexualidade e propõe que o filho entre em um programa de terapia para buscar sua “cura”.

Em meio ao drama, o jovem precisa se decidir entre viver a sua sexualidade e confrontar a família ou se submeter à “cura” da homossexualidade. O filme é baseado no livro de Garrard Conley, lançado em 2016. Além disso, a obra conta a história do próprio autor que durante a infância foi submetido à terapias de reversão sexual.

10-02-2019 às 21:25 Esperança
Oremos. Prece e oração.
09-02-2019 às 17:48 Esperança
Oremos
09-02-2019 às 14:15 Jorge Jorge
Esperança, o homem com quem fui casado é lindíssimo. Não preciso relatar minha vida íntima aqui, mas fomos, de fato, muito felizes. Ocorre que acabou. Infelizmente...
09-02-2019 às 09:04 Esperança
Enquanto o Negro não voltar para ele, o passatempo dele será vomitar aqui na Seção Notícias. Oremos!
07-02-2019 às 01:09 Só de olho
Geeeeeeeeente, essa Jorgete é nojentinha ,né! Ow, vai lamber as botinas do Bolsobosta e aproveita pra ficar de quatro pro Dudu , que ele vai adorar também. Ow sujeitinho chato e arrogante! Vai dar o CU pro teu Bolsobosta vai pseudo intelectual!
07-02-2019 às 01:06 Só de olho
E o Bolsomerda é homem pra assumir o que faz de ruim? Ha ha ha ha ha! Tenho nojo desse homem! O maior represetnante do falso moralismo da tradicional e HIPÓCRITA família brasileira!
06-02-2019 às 17:33 É o caralho mesmo
Já pensou então se os Bolsominions decidem tirar o Mundo Mais do ar? O conteúdo não deve agradar a Família tradicional brasileira não é mesmo!? Kkkk
06-02-2019 às 17:15 Bolsonaro é o caralho!!
Sim esse governo vai destampar os tonéis velhos e fedidos.... Com o filho do presidente, seu braço direito, envolvido com as milícias.... E ainda temos o caso Queiroz, laraaaanja com ele só... Moro e sua licença para matar.... Mourão e sua MP da não transparência.... e tudo em um mês de governo kkk.... Mas o nome dela é Jhenyfer, ex-aluna de escola pública, negra e aprovada em medicina na USP, ela fala por si. Olha, vi ódio brotando... Vocifere.... vocifere.... mostre a que veio. Destile todo seu preconceito de classe. Mostre sua crença na não existência de combustíveis fósseis. Copérnico, Galileu, Einstein, Marx, Hawking nenhum desses se compara as teses do astrólogo de carvalho. Olavetes e suas solidões, de moribundas...
06-02-2019 às 14:09 Lucas RS
Moralistas num site de pornografia gay é a cara do nosso país. Sennnnnnhor! Kkkkkk
06-02-2019 às 13:07 Bolsonaro é o Caralho!!
Para alguém que tem o astrólogo de carvalho como grande intelectual, Anita está de bom tamanho sim, isso não há dúvidas... Agora enquanto ao xenófobo colombiano que está a frente do MEC, nós professores vamos dizer e ele que teremos muitos filhos e filhas de faxineiras, de pedreiros, moradores de comunidades pobres, de zonas rurais, indígenas, pretos e pretas... E que JAMAIS nossa universidade que é paga com impostos, inclusive desses pobres a quem essa elite jamais aceitou que frequentasse seus redutos, essa universidade é sim de todos e todas. Tem Jhenyfer na medicina da USP e terá muitos dos estudantes os quais acompanho por vários cursos e universidades públicas desse Brasil. A Universidade é pública, gratuita e de qualidade... Agora entendo que as olavetes não vão compreender isso, como o seu guru, elas nunca foram a esse ambiente, por isso são tão ressentidas.