ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Fora de questão

Brasil retrocede e tira combate a LGBTfobia em campanha para reeleição na ONU.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 08 de Julho de 2019

Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, se reúne nesta semana para tratar de crimes e violações.

O governo brasileiro não incluiu o combate a LGBTfobia, nem a promoção dos direitos LGBT ou qualquer referência LGBT em sua campanha para ser eleito para mais um mandato no Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), com duração de três anos.

A eleição ocorre em outubro e, num telegrama interno enviado pelo Itamaraty no dia 5 de junho, a cúpula da diplomacia brasileira listou as prioridades do governo para os próximos três anos no campo dos direitos humanos.

Trata-se, no fundo, de uma espécie de “plano de governo” e de promessas de campanha para convencer os demais países a dar seus votos ao Brasil.

Mas, apesar de o documento trazer cercas de 20 áreas de atuação, não há em todo o texto nenhuma referência explícita na promoção dos direitos LGBT, ao combate contra a LGBTfobia, nem à luta contra a discriminação com base na orientação sexual ou identidade de gênero.

No Brasil, as denúncias de assassinato registradas entre 2011 e 2018 pelo Disque 100 (um canal criado para receber informações sobre violações aos direitos humanos), pelo Transgender Europe e pelo GGB (Grupo Gay da Bahia), totaliza 4.422 mortos de pessoas LGBT. Isso equivale a 552 mortes por ano, ou uma vítima de LGBTfobia a cada 16 horas no país.

Mas nem assim a situação foi considerada como suficiente para merecer uma menção explícita no programa do Brasil para os próximos três anos.

A ausência do termo no texto se contrasta com uma tradição já adotada pelo Itamaraty nos últimos 20 anos. Em 2003, por exemplo, o Brasil inovou ao ser o primeiro país do mundo a propor uma resolução que estabelecia que a discriminação com base em orientação sexual ou identidade de gênero deveria ser combatida.

Ao longo de anos, o Brasil ainda passou a ser referência nessa questão e sempre convidado por governos progressistas da Escandinávia para liderar debates sobre como responder a ameaças sofridas por pessoas LGBT.

10-07-2019 às 10:40 Foco
Não é buscar privilegios ...ninguem deve ter privilegio seja negro,lgbt,indio,branco,politico,deve se focar na igualdade de direitos
10-07-2019 às 10:33 Oxe
As pautas lgbt Estão la a 20 anos ,tem tambem que entrar as pautas que defende a mulher o homem ,as crianças os idosos os indigenas os negros os loiros os pobres os ãnões,os evangelicoos os ubandistas os gp etc...
10-07-2019 às 09:54 Edi
Agora q virou o imperio da mentira em q a midia se vendeu nao se sabera mais nada daqui a pouco dirao q homofobia é zero e nunca existiu...palhaços...nao é a toa q ha um Bozo no poder...
10-07-2019 às 01:49 Dede
Adorei Madame X! Arrasou! Concordo com tudo, esse Jorge é um escroto!
10-07-2019 às 00:32 rs
quanta bobagem..... sou gay, mas ter que tolerar essas patfarias de lgbt nao da. voces do lgbt sao um monte de oportunistas
09-07-2019 às 23:11 Para Madame X
Beijos, é ignore a Jorgete. Ou melhor vamos pagar uma assinatura do Mundomais pra ela.
09-07-2019 às 21:37 Madame X
Ao tirarem da pauta as questões LGBTs, querem aos poucos desqualificar nossa luta. Não sei porque os bolsominions de plantão defendem esse governo. Já se esqueceram dos pronunciamentos homofóbicos do imbecil do presidente? Tenho orgulho de ser homofóbico... Prefiro um filho bandido a ser homossexual... A morte não pode ser relativizada. Pessoas ainda morrem no Brasil e no mundo por causa de suas orientações sexuais e identidades de gêneros. Dizer que isso é falacioso só tem um nome: mau caráter.
09-07-2019 às 21:24 Madame X
Bicha Jorge Jorge, mas a senhora é ressentida viu!!. O bolsonarismo deu fala para esses seres. São os profetas do Whatsapp, sempre com suas teorias da conspiração. Dados são falaciosos, estatísticas usam de metodologias falaciosas, como o asno em que votaram disse. Esse Maduro aí até mudou de nome, antes defendia o Bozo, dizia que esse iria livrar-nos de todo o mal, mudou até de nome, será por que? Cadê Queiroz? Essa é uma tática defendida por seu guru, aquele que acredita que a terra é plana: desqualificar, atacar, dizer que todo o estudo, toda a teoria é falsa, apenas a que eles defendem é que é verdadeira. Mas ao lixo da história esses serão jogados, Vaza...Jato...
09-07-2019 às 20:24 Maduro Presidente da Venezuela
É um fato antigo e infelizmente recorrente: a militância GLBT, desejosa em usar estatísticas falsas a seus planos de fama e fortuna, INVENTA estatísticas que não existem e atribui toda morte violenta de homossexual à motivação homofóbica. MENTIRA. Gays matam gays. Viados idosos são frequentemente assassinados por GPs, estes também gays. Assassinados e roubados. Bichinhas efeminadas são roubadas por travestis. Travestis são agredidos por clientes, em quem acabaram de meter suas necas gigantes. Tudo isso acontece no mundo gay, onde, também, claro, heterossexuais perturbados agridem e até assassinam gays. Mas a militância GLBT, com seus "lugares de fala", é SELETIVA. Por isso, FALSOS SÃO OS DADOS QUE APRESENTA.
09-07-2019 às 17:10 Edson
Quanta bicha louca aqui. Tenho certeza de que a maioria paga de hetero... Retrocesso total