ASSINE JÁ ENTRAR

Meu gênero no mundo

Saiba o que é cis, trans, não-binário e outras definições de gênero.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 11 de Julho de 2019

O que é identidade de gênero? O que significa ser transexual? E não-binário? Essas e outras dúvidas vem à tona quando falamos em diversidade sexual. Neste glossário, você vai entender melhor estes e outros conceitos que dizem respeito à forma como as pessoas se identificam e expressam seu gênero no mundo.

As definições aqui descritas foram baseadas no artigo “Orientações sobre a população transgênero: conceitos e termos”, da doutora em psicologia social e professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Jaqueline Gomes de Jesus, no ‘Manual de Comunicação LGBTI+’, da Aliança Nacional LGBTI, e no ’Media Reference Guide’ da GLAAD, organização americana de defesa dos direitos LGBT.

Entender a definição básica de alguns destes conceitos é importante para a respeitar as diferenças, superando mitos e medos. Veja as definições a seguir:

O que é gênero?

Conceito formulado nos anos 1970 com influência do movimento feminista, criado para distinguir a dimensão biológica da dimensão social da classificação pessoal e social dos indivíduos como homens ou mulheres. O conceito gênero é considerado uma construção cultural que orienta papéis e expressões das pessoas na sociedade e independe do sexo biológico.

O que é sexo biológico?

Diz respeito às características biológicas que a pessoa tem ao nascer: cromossomos, genitália, composição hormonal, entre outros. Não há gênero no sexo biológico em si; o que existe é uma expectativa social, um papel de gênero atribuído em relação ao corpo e ao genital.

O que é orientação sexual?

Diferente do senso pessoal de pertencer a algum gênero, é a inclinação involuntária de cada pessoa em sentir atração sexual, afetiva e emocional por indivíduos de gênero diferente, de mais de um gênero ou do mesmo gênero. As 3 orientações sexuais preponderantes são: pelo mesmo gênero (homossexualidade), pelo gênero oposto (heterossexualidade) ou pelos dois gêneros (bissexualidade). Há ainda as pessoas assexuais, que não sentem atração sexual por pessoas de qualquer gênero.

Orientação sexual e identidade de gênero são conceitos que se referem a coisas diferentes

O que é identidade de gênero?

É a percepção que uma pessoa tem de si como sendo do gênero masculino, feminino, ou de alguma combinação que não se enquadra entre esses dois pólos. É uma experiência individual e interna, que independe de sexo biológico e do gênero que foi atribuído no nascimento.

A identidade de gênero pode incluir o senso pessoal do corpo — que pode envolver, por livre escolha, modificação da aparência ou função corporal por meios médicos, cirúrgicos e outros — e outras expressões de gênero, inclusive vestimenta, modo de falar e maneirismos, mas não necessariamente está visível para as demais pessoas. Não tem relação com a orientação sexual.

O que é expressão de gênero?

É como a pessoa manifesta publicamente, por meio do seu nome, da vestimenta, do corte de cabelo, dos comportamentos, da voz ou características corporais e da forma como interage com as demais pessoas. A expressão de gênero nem sempre corresponde ao seu sexo biológico e depende da cultura em que ela está inserida.

O que é papel de gênero?

Modo de agir em determinadas situações conforme o gênero atribuído, ensinado às pessoas desde o nascimento. Construção de diferenças entre homens e mulheres, de cunho social, e não biológico.

O que é cisgênero?

Termo que abrange os indivíduos que se identificam, em todos os aspectos, com o gênero atribuído ao nascer em função do seu sexo biológico.

O que é transgênero?

Conceito que abrange o grupo diversificado de pessoas que não se identificam, em graus diferentes, com comportamentos ou papéis esperados do gênero que lhes foi determinado no nascimento.

Laerte Coutinho já compartilhou sua jornada de autoaceitação como mulher trans.

O que é transexual?

Termo genérico que caracteriza as pessoas que não se identificam com o gênero que lhe foi atribuído no nascimento. Essas pessoas desejam ser reconhecidas pelo gênero com o qual se identificam. Homens e mulheres transexuais podem ou não manifestar o desejo de se submeterem a intervenções médicas e cirúrgicas para realizarem a adequação dos seus atributos físicos de nascença (inclusive genitais) à sua identidade de gênero constituída.

O que é homem trans?

É a pessoa do gênero masculino, mas que foi designada como pertencente ao gênero feminino ao nascer em função do seu sexo biológico.

O que é mulher trans?

É a pessoa do gênero feminino, mas que foi biologicamente designada como pertencente ao gênero masculino ao nascer. No Brasil, podem ou não se identificar com o termo travesti, como forma política de ressignificar uma identidade de gênero feminina que é lida pela sociedade como marginalizada.

O que é travesti?

Uma construção de identidade de gênero feminina e latinoamericana. A travesti foi designada homem ao nascer, mas se reconhece numa identidade feminina. O termo foi por muito tempo utilizado de forma pejorativa, mas tem sido ressignificado pelo movimento LGBT, como forma de reconhecer a importância da mobilização das travestis na luta por direitos igualitários no Brasil.

O que é nome social?

O nome social é aquele utilizado pela mulher ou homem transexual ou pela mulher travesti em seu dia a dia, para identificar-se de acordo com sua identidade de gênero, enquanto ainda não é promovida a alteração formal nos seus documentos civis. É a forma como a pessoa se identifica e deseja ser chamada, independentemente do nome que lhe foi atribuído no registro de nascimento.

O que é intersexual?

Termo usado para descrever pessoas que nascem com anatomia reprodutiva e sexual e/ou um padrão de cromossomos ambíguos, que não podem ser classificados como sendo tipicamente masculinos ou femininos. No passado, o termo “hermafrodita” era utilizado para se referir às pessoas com essa anatomia ambígua.

O que é não-binário?

Pessoa cuja identidade de gênero ou expressão de gênero não está limitada às definições de masculino ou feminino. Algumas podem sentir que seu gênero está “em algum lugar entre homem e mulher” ou que é totalmente diferente dos dois pólos.

O que é agênero?

Pessoa que não se identifica ou não se sente pertencente a nenhum gênero

O que é drag queen ou drag king?

Expressão de gênero artística e temporária. O artista que se veste, de maneira estereotipada, conforme o gênero masculino (drag king) ou feminino (drag queen), para fins artísticos ou de entretenimento. A sua personagem não tem relação com sua identidade de gênero ou orientação sexual.

O que é crossdresser?

O termo se refere tipicamente a homens que usam esporadicamente roupas, maquiagem e acessórios culturalmente associados às mulheres. Essa prática é uma forma de expressão de gênero e não é realizada para fins artísticos.

16-07-2019 às 01:26 RESPEITOSO
MUNDO+ DEVERIA ACABAR COM OS COMENTÁRIOS.
14-07-2019 às 17:07 Maduro Presidente da Venezuela
É exatamente isso, Mister Mell. Sua sugestão ao MM é perfeita. Eles falam tanto em gênero, mas aqui só tem vídeo de cafuçu macho fodendo o branquinho. Essa gente é tão perdida que nem suas próprias teorias conseguem sustentar. É claro que todos marchamos, hoje, num projeto de inclusão. Não faz o menor sentido diminuir uma pessoa em virtude de suas orientações ou escolhas, mas essa patifaria de afirmar que gênero não passa de construção social é algo contra o que jamais nos calaremos.
14-07-2019 às 13:43 Mister Mell
Maduro, ser gay hj é muito complicado com tanto rótulo quando no fundo conforme Vossa Excelência afirmou: Todos só querem um macho cheirando a testosterona. Entre no trem galera enquanto isso vou atrás dos meus cafuçus que pegam daquele jeito que eu quero sem precisar explicar nada pra ele. Sugiro ao MM que faça vídeos do CineSex com todos os gêneros pra ver como fica as assinaturas. Só uma sugestão!!
13-07-2019 às 20:34 Bento
Texto esclarecedor. Belo trabalho Mundomais.
13-07-2019 às 10:48 Para Jorge Maduro
É o típico preconceituoso ranzinza que, para mostrar que tem conhecimento, cita Sartre e Butler, como forma de estar inteirado no assunto. Mas quando eu olho ao redor vejo hetero ou sis que aceitam as diferenças. Essa teoria é para isso: explicar que as pessoas são diferentes. Veja: É basicamente isso: Eu me considero diferente de você, mas em igualdade de condições.
13-07-2019 às 10:40 Para Jorge Jorge
Quem não existe, fora do espaço gratuito do Mundomais é você. Não se preocupe, na sua idade você não deixará de ser bicha. Gênero e sexo não são a mesma coisa. O fato é: Os jovens, gays, bis e heteros entendem melhor os pressupostos da Teoria Queer. Já as velhas aposentadas....
13-07-2019 às 10:35 Maduro Presidente da Venezuela
Na teoria, todo mundo ama todo mundo. Na prática, toda gayzada sonha com um macho viril, pau grande, grosso e duro. Uma trans idosa, embora possa ser um grande ser humano, via de regra, vive a solidão, chamando GP a seu apartamento. É lamentável, mas é um paradoxo: gay gosta de macho. E macho, queridos, será sempre o mesmo: bundudo, moreno ou loiro, negro, viril. Cara e jeito e cheiro e comportamento. Tudo de macho. É a realidade. Nua e crua.
13-07-2019 às 09:06 Maduro Presidente da Venezuela
Não vi um comentário aqui apoiando essa doidice de gênero. Vejo evolução no mundo gay: nós, gays, estamos deixando, e muito rapidamente, de ser instrumentos fáceis na mão de doidos. Estamos, finalmente, abraçando nossa dignidade.
13-07-2019 às 01:48 Barbie do Morro
Tudo cabrito andando pelas trevas. Quero ver no ultimo dia do julgamento se vai ter ter coragem de falar pra Jesus que é cisgenero. Buscai o caminho da salvaçao meus irmaos.
11-07-2019 às 23:23 Maduro Presidente da Venezuela
Essa história de "gênero como mera construção cultural" é uma idiotice em grande parte defendida por Judith Butler, um tribufu americano de incontáveis desserviços ao ser humano. Pessoas que buscam identificação pessoal com o sexo oposto àquele que nasceram devem ser respeitadas e incluídas. Não vejo, por exemplo, problema algum numa trans ser ministra ou deputada ou mãe. Mas pretender afirmar que gênero é construção social é de uma barbárie inominável. Respeito às pessoas e suas escolhas, que não são escolhas, são orientações, é uma coisa, reinventar a natureza humana, outra. Há homossexualidade entre os animais? Há. Mas a heterossexualidade é a regra. Então, isso significa dizer que ali também se moldou uma "construção social"? Ridículo esse conceito. Há pessoas que melhor fariam se não tivessem existido. Butler e Sartre estão entre elas. Freud também. Eles desembarcam para trazer a peste. A peste que espalham gera a confusão. A confusão produz a violência. A violência produz a vítima. A vítima é o produto sonhado pelo business gayzista, entusiasta maior de todas essas loucuras, com as quais fatura fama e fortuna.