ASSINE JÁ ENTRAR
Assine o MundoMais - promoção

Avanço

Homossexuais e bissexuais deixam de ser promíscuos em legislação da Bolívia.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 15 de Julho de 2019

Os homossexuais e bissexuais deixaram de ser qualificados como "promíscuos" pela legislação da Bolívia. A mudança foi considerada um avanço no reconhecimento dos direitos LGBT, como destacou este sábado (13) a defensora pública boliviana Nadia Cruz.

Um decreto de 1997 excluía do grupo apto a doar sangue "homossexuais e bissexuais promíscuos" porque considerava que este grupo tinha alto risco de contágio de AIDS, detalhou a nota da Defensoria Pública da Bolívia. A expressão foi eliminada com uma nova norma.

A modificação garante a igualdade deste grupo, em cumprimento da Constituição e da Lei Contra Toda Forma de Racismo e Discriminação da Bolívia, destacou Cruz.

A revisão da norma era exigida desde 2016 pela Defensoria Pública e por coletivos LGBT do país diante do Ministério da Saúde que visavam "reverter o prejuízo aos direitos e o dano à dignidade" da população LGBT, como explica a defensoria em seu comunicado.

Coletivos de transexuais protagonizaram várias mobilizações na Bolívia em defesa dos seus direitos civis nos últimos anos. O mais importante foi uma greve de fome em 2017 contra a decisão do Tribunal Constitucional do país que permitia aos transexuais mudar dados como nome, imagem e gênero em documentos oficiais, mas sem direito a casamento, adoção ou participação política com base na paridade de gênero.

Nesse sentido, a Defensoria Pública apresentou neste ano propostas normativas para legalizar no país uma instituição similar ao casamento e incluir os crimes de ódio no código penal, como exige a comunidade LGBT boliviana.

Em 2019 um tribunal boliviano condenou a 30 anos de prisão um homem que torturou e degolou sua parceira, uma jovem transexual. O caso foi considerado emblemático para a comunidade LGBT por ser o primeiro do tipo a chegar à Justiça no país.

16-07-2019 às 20:02 Pau Maduro
Querido, você, por exemplo, se importa, e bastante, com meus comentários. Pena que não prefira enfrentá-los de forma direta e busque apenas me desqualificar como pessoa. Eu tenho o direito de expor minhas opiniões. Sobre o tema, gostaria de conhecer as suas. Vamos lá....
16-07-2019 às 02:05 Para Maduro
outros*
16-07-2019 às 02:00 Para Maduro
Nossa, vc gosta de mostrar que entende das coisas né? Que sabe de tudo! Vc acha mesmo que alguém aqui se importa com a sua opinião? Vai caçar oq fazer! Falar e criticar os ouros é fácil, agora fazer o bem ao próximo ninguém faz!
15-07-2019 às 15:51 Maduro Presidente da Venezuela
Lembrando que a Bolívia, há muito - coitada da Bolívia e sobretudo de seu povo - tornou-se um feudo de Evo Morales, o esquerdinha com a qual a esquerda brasileira tanto delira. Mas, em que pese isso, mantém, velados, preconceitos antigos contra homossexuais.