ASSINE JÁ ENTRAR

Tô fora!

Secretário da Cultura anuncia saída em protesto à censura de filmes LGBT.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019

São Paulo — O secretário de Cultura do governo de Jair Bolsonaro, Henrique Pires, anunciou nesta quarta-feira (21) que deixará o cargo do órgão, vinculado ao Ministério da Cidadania, chefiado por Osmar Terra.

A decisão vem no mesmo dia em que o ministro suspendeu um edital para selecionar séries com temática LGBT para emissoras públicas de televisão. A suspensão foi anunciada poucos dias depois de o presidente Jair Bolsonaro ter criticado projetos da temática que estavam pré-selecionados pelo programa.

Em entrevista, Pires afirmou que não irá “chancelar a censura” que vem ocorrendo em produções culturais.

“Depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu que crime de homofobia é igual ao crime de racismo, é inadmissível o governo usar critérios homofóbicos para decidir quem vai receber ou deixar de receber recursos públicos”, disse.

Segundo Pires, o caso desse edital foi “emblemático”, porque ele desmantela toda uma cadeira de produção que estava mobilizada desde o ano passado para a produção das séries.

“Não é só uma questão do conteúdo, mas também um problema econômico. Estamos com mais de 12 milhões de desempregados e a produção cultural pode impactar positivamente na redução dessa estatística”.

Desde que assumiu o cargo de secretário, Pires disse que vinha atuando para pacificar setores da Cultura.

Em nota, o Ministério da Cidadania afirmou que “o cargo foi pedido pelo ministro Osmar Terra na terça-feira (20), à noite, por entender que ele não estava desempenhando as políticas propostas pela pasta”.

Disse, ainda, que o ex-secretário, “até ser comunicado da sua demissão, não manifestou qualquer discordância à frente da secretaria”. O secretário-adjunto e secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, José Paulo Soares Martins, assume o órgão.

Desde 2016, Pires chefiava o gabinete do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Ele é graduado em Estudos Sociais pelo Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel – RS), com especialização em formulação de políticas públicas pela Universidade de Salamanca (Espanha).

Na UFPel, foi diretor do Departamento de Arte e Cultura e atuou na criação dos cursos superiores de Cinema e Animação e Teatro. Também foi secretário municipal de comunicação de Pelotas e dirigiu fundações de cultura, entre elas o Instituto João Simões Lopes Neto.

23-08-2019 às 10:17 p/patética
Patética é vc, a Globo não "disse", é fato: a Alemanha é um dos países com maior cobertura florestal da Europa e um dos países que mais preserva suas florestas. É também um dos países que tem a maior consciência ambiental no planeta. Leia mais jornais e menos Facebook, querida. Evolua.
23-08-2019 às 09:22 Bissexual que transa apenas com machos
A Globo está tão desesperada que chegou a dizer que a Alemanha está coberta por florestas. Patético!
23-08-2019 às 01:40 Bolinha
Pra ver filme de viado basta sair na rua, nem precisa de filme, kkkkk
22-08-2019 às 19:59 Tito
Os viados que elegeram Bostanaro deveriam ir falar com Ele, quem sabe não resolve!
22-08-2019 às 19:58 Tito.
Os viados que elegeram o Bostanaro
22-08-2019 às 13:47 Bissexual que transa apenas com machos
Mas Osmar Terra, chefe dele, divulgou nota dizendo que Henrique Pires, na verdade, foi demitido por incompetência. Ele, portanto, não teria pedido para sair, mas, sim, sido mandado embora.
22-08-2019 às 13:43 Bissexual que transa apenas com machos
E ele tem uma carinha de ursinho, daqueles bem gostosinhos. Mas, no mérito, acho que acertou. Jair é escroto nesses pontos. Fala a seus grotões intelectualmente miseráveis. Não fala àqueles, como eu, que votaram nele e esperavam uma postura simplesmente cidadão, em acordo com a Constituição Federal. Mas, como pior seria com o PT, mantenho integralmente meu apoio a Bolsonaro.
22-08-2019 às 10:31 Rainha
Postura corretissima...Doria 2022...