ASSINE JÁ ENTRAR

+ futebol - preconceito

Atos homofóbicos nos estádios podem custar três pontos para o clube.

por Redação MundoMais

Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019

O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) determinou na última segunda-feira (19) que atitudes homofóbicas em estádios, como o grito de “bicha” no tiro de meta, são passíveis de punição e podem custar três pontos na tabela. O texto enviado aos clubes tem nome de recomendação do STJD, mas o conteúdo tem tom de aviso. Os árbitros e assistentes também foram mencionados e incentivados a agirem em casos de preconceito.

“Que a partir desta data [19] os árbitros, auxiliares e delegados das partidas relatem na súmula e/ou documentos oficiais dos jogos a ocorrência de manifestações preconceituosas e de injúria em decorrência de [opção sexual] por torcedores ou partícipes das competições”, consta em um trecho da recomendação do STJD.

O texto é assinado pelo Procurador-geral do STJD, Felipe Bevilacqua, que explicou entender que casos de homofobia devem ser enquadrados no artigo 243-G do Código Disciplinar: “Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

A punição prevista para o caso de gritos homofóbicos de torcedores é de perda de três pontos. Reincidência tem pena dobrada. O Procurador -geral acrescenta que além da súmula, ações podem ser abertas se outros meios ou agentes comprovarem preconceito praticado em estádios brasileiros.

“É o futebol se adequando aos novos tempos e a situações que não se admitem mais. As análises serão caso a caso, passarão por avaliação de julgadores, mas a tendência é que [homofobia] seja combatida da mesma maneira que o racismo”.

24-08-2019 às 19:09 Ricardo
Bravo! Já passou da hora! Ninguém tem que ter carta branca pra ser escroto. As pessoas têm que ter o mesmo repúdio que já tem com ofensas racistas.
23-08-2019 às 09:20 Bissexual que transa apenas com machos
O Rainha tem razão. Eu estou errado. Entre nós, podemos nos chamar do que quisermos. Quando nos chamam de bicha ou viado, querem, na verdade, nos ofender. Mas sem essa história de gueto, Rainha!
22-08-2019 às 16:00 Rainha
Bicha chamar bicha de bicha é um cumprimento entre o gueto...saiu disso é pura provocação...deve ser punido mesmo...qqer palavra proferida p tirar a dignidade do outro deve ser evitada por bem ou por mal...
22-08-2019 às 13:49 Bissexual que transa apenas com machos
Todos nós chamamos nossos amigos de bicha e assim somos também chamados. Por que é que nos estádios isso não pode? Gente, a ditadura do silêncio não oferece tréguas mesmo...