ASSINE JÁ ENTRAR

Carta para Além dos Muros, sobre história do HIV no Brasil, chega à Netflix

Para celebrar o Dia Mundial Contra a AIDS e o Dezembro Vermelho, documentário chega também no Now, Vivo Play e Oi Play.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 03 de Dezembro de 2019

No último domingo (1º), Dia Mundial de Luta contra a AIDS e que abriu o Dezembro Vermelho, para maior conscientização sobre a doença, chegou à Netflix o filme “Carta para Além dos Muros”, de André Canto — o título é inspirado em Caio Fernando Abreu. Com fôlego de grande reportagem, o longa abarca mais de três décadas ao mostrar como a doença foi e é percebida e tratada na sociedade brasileira.

“É minha primeira direção. Normalmente, os diretores começam por curtas, eu já saí logo fazendo um longa. Sou muito privilegiado por ter tido a oportunidade de fazer esse documentário, de lançá-lo nos cinemas e agora de poder tê-lo na Netflix”, celebra André Canto.

“O que me deixa mais feliz, e na verdade o que deve importar, é a oportunidade de expor um tema tabu na maior plataforma de streaming do mundo. Não falamos sobre HIV e AIDS, o preconceito e a discriminação, apesar dos avanços da ciência, ainda são muito presentes na nossa sociedade, assim como a epidemia e suas consequências”, lembra o cineasta.

A produção mostra desde o pânico, acrescido de fortes estigmas e preconceitos em seu surgimento, até a situação das pessoas que vivem com o HIV nos dias atuais.

O documentário ainda conta com depoimentos do médico Dráuzio Varella, dos ex-ministros de saúde José Serra e José Gomes Temporão, da mãe de Cazuza, Lucinha Araújo, além dos médicos Ricardo Tapajós, Rosana Del Bianco e Valéria Petri, que identificou o primeiro caso de AIDS no Brasil. O filme ainda pode ser visto no Now, Oi Play e Vivo Play.

05-12-2019 às 17:32 Para a mana abaixo
O que vale mais, a saúde do próximo? Ou uma reles exigencia de um assinante de um site porno? Devemos colaborar para o bem, bom, pelos menos essa é minha visão! Sei muito bem, que cada um faz o que quer, mais não custa nada, da uma mão, ou seja, não postar videos bare, isso, já seria um grande passo! Esse site deveria no minimo ser coerente, pois posta matérias de combate ao HIV, e no mesmo dia posta videos bare, isso se chama hipocrisia amigo! Em fim, essa é minha humilde opinião! Boa tarde. BY; Dado.
05-12-2019 às 09:43 Para Dado
O Público exige. Eu particulamente não gosto. Mas MM faz a maioria das cenas com preservativos. Ou como está na moda: condom
04-12-2019 às 19:23 Marcos DF
Assisti : Interessantíssimo !!!