ASSINE JÁ ENTRAR

O dia em que o 'Global Rainbow' ocupou a Avenida Paulista sem Parada do Orgulho LGBT

Parada LGBT aconteceu à distância e online pela primeira vez neste domingo (14), devido à pandemia do novo coronavírus.

por Redação MundoMais

Segunda-feira, 15 de Junho de 2020

Global Rainbow foi exibido pela primeira vez no Brasil, em dia sem Parada LGBT.

Cerca de 3 milhões de pessoas deixaram de ocupar a Avenida Paulista neste domingo (14) e celebraram o orgulho de ser LGBT de dentro de suas casas. Ao invés disso, o silêncio e um árco-íris gigante feito de luzes iluminou a avenida.

Batizada de Global Rainbow, a instalação idealizada pela artista porto-riquenha Yvette Mattern foi exibida pela primeira vez no Brasil das 19h às 22h. Evitando aglomerações devido à pandemia da Covid-19, o público pode acompanhar das janelas e sacadas de suas casas e apartamentos a apresentação.

“E ser usado em um dia tão importante, para chamar a atenção do mundo sobre a importância do respeito e da igualdade, que ajudam a construir um mundo melhor, é motivo de grande orgulho para mim”, disse a artista, em comunicado. “Que essa mensagem fique não apenas para este domingo, mas para todos os dias do ano”.

Canhões de luz foram instalados no alto de um prédio na região do Paraíso, que ficaram propositalmente virados para a Rua da Consolação, para cobrir toda a extensão da Avenida Paulista vazia, sem a Parada LGBT. A ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

O equipamento usado pela artista emite raios em 7 cores diferentes, com visibilidade de até 60 km de distância. As luzes se acenderam por 15 minutos e ficaram 5 apagadas, alternadamente.

Segundo a organização, o feixe de luz foi colocado a -1 grau de inclinação o que fez com que não houvesse nenhum problema para o espaço aéreo.

A ação faz parte de uma campanha da Doritos, marca da Pepsi Co., que desde 2017 é apoiadora da Parada LGBT de São Paulo. A marca se comprometeu a doar cerca de R$ 1 milhão para entidades que apoiam a causa LGBT em 2020, devido à pandemia de Covid-19.

Neste ano, a Parada foi realizada à distância, em uma live que durou cerca de 8 horas. Influenciadores, ativistas, artistas nacionais e internacionais, conduziram a transmissão, que estimulou debate sobre a causa durante a quarentena.

Veja imagens da apresentação do ‘Global Rainbow’ abaixo:

Segundo a organização, o feixe de luz foi colocado a -1 grau de inclinação o que fez com que não houvesse nenhum problema para o espaço aéreo.

O equipamento usado pela artista emite raios em 7 cores diferentes, com visibilidade de até 60 km de distância.

Canhões de luz foram instalados no alto de um prédio na região do Paraíso, que ficaram propositalmente virados para a Rua da Consolação.

Evitando aglomerações devido à pandemia da covid-19, o público pode acompanhar das janelas e sacadas de suas casas e apartamentos a apresentação.

16-06-2020 às 04:27 Rainha
Foi lindo!
15-06-2020 às 16:13 Cris
Que luxo!!