ASSINE JÁ ENTRAR

Vaticano diz que fala do papa sobre união civil do mesmo sexo foi ‘tirada de contexto’

Comunicado da Secretaria de Estado do Vaticano diz que Francisco se referiu ao direito dos homossexuais de serem aceitos por suas famílias.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 03 de Novembro de 2020

O Vaticano declarou que os comentários do papa Francisco sobre a união civil de casais homoafetivos, parte do documentário Francesco, lançado em outubro, foram retiradas de contexto e não simbolizam mudanças na doutrina católica.

O documentário, lançado no festival de cinema de Roma no dia 21 de outubro, chamou atenção em todo o mundo por incluir falas do papa defendendo o direito dos homossexuais de formarem família e ressaltando a necessidade de leis de união civil para casais do mesmo sexo. Os comentários do papa agradaram aos liberais e suscitaram pedidos de esclarecimento por parte dos conservadores.

Na última semana, a Secretaria de Estado do Vaticano enviou um "comunicado explicativo" para seus embaixadores, que encaminharam a mensagem aos bispos. O texto foi revelado pelo biógrafo papal Austen Ivereigh. Uma fonte do Vaticano confirmou a informação nesta segunda-feira, 2, e um embaixador no México publicou o texto em uma página de Facebook.

O comunicado diz que duas frases separadas, em resposta a duas perguntas distintas, foram editadas para parecer uma só, deixando o contexto e as perguntas de fora do vídeo. O diretor do documentário, Evgeny Afineevsky, disse a repórteres que entrevistou o papa, mas jornalistas encontraram o vídeo em questão em um material gravado pela rede de televisão mexicana Televisa em 2019. Parte do material foi deixada de fora da transmissão televisiva.

Após a estreia do documentário, Afineevsky se recusou a discutir o processo de edição. Ele também não comentou a nota do Vaticano.

A declaração diz que, na verdade, o papa se referiu ao direito dos homossexuais de serem aceitos por suas famílias como filhos e irmãos. De acordo com a nota, o documentário cortou comentários em que o papa expressou ser contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo e deixou claro que estava se referindo a leis de união civil, que alguns países legalizaram para regular benefícios como o acesso à saúde.

A frase em que Francisco diz "é uma incongruência falar em casamento homossexual" teria sido cortada. "É evidente que o papa Francisco estava se referindo a certas medidas governamentais, não à doutrina da Igreja, reafirmada por ele diversas vezes ao longo dos anos", diz a nota. A Igreja ensina que "tendências homossexuais" não são pecado, mas "atos homossexuais" são e que gays devem ser tratados com respeito.

03-11-2020 às 17:38 Buvesphia
Falso profeta, charlatão, 171 da fé! Xô Capeta!!! Boa noite.