ASSINE JÁ ENTRAR

Alesp vota esta semana PL que chama pessoas LGBTQIA+ de "danosas a crianças"

Texto alega ainda que publicidade com gays ou famílias homoafetivas causam "desconforto emocional".

por Redação MundoMais

Terça-feira, 27 de Abril de 2021

A deputada estadual Marta Costa (PSD-SP) na Alesp.

A Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) deverá votar nesta quarta (28) o projeto de lei 504/2020, da deputada estadual Marta Costa (PSD), que pede a proibição da veiculação de publicidade com pessoas LGBTQIA+ ou famílias homoafetivas no estado de São Paulo. Em linhas gerais, o texto se refere a elas como "danosas às crianças" e alega que causam "desconforto emocional a inúmeros famílias". Não se trata de projeto isolado.

Segundo apuração, desde 2019, quando foi formada a nova composição da Alesp, já foram propostos outros sete projetos de lei ou substitutivos que visam, ou visavam, a retirada de direitos dessa parcela da população.

Uma das principais vozes na Casa contra a aprovação de projetos considerados preconceituosos contra essa população, a deputada estadual Erica Malunguinho (PSOL) classifica que o texto "aponta a LGBTfobia de forma explícita".

"Esse projeto usa termos que, além de me afetar individualmente, afetam o coletivo e nos levam para um lugar de abjeção em um processo de construção da nossa existência. Usa termos absolutamente degradantes. Esse projeto ratifica a exclusão e a violência de forma muito objetiva, então, sem dúvidas, me gera um real desconforto emocional e me desestabiliza", afirmou Malunguinho.

Em resposta, a deputada pretende apresentar uma emenda ao PL 504/2020 com uma correção da associação da relação entre pessoas LGBTQIA+ e temas negativos, ao mesmo tempo em que pretende garantir o direito e a proteção da criança e do adolescente.

"Não são pautas conflitantes, também fomos crianças e construímos famílias. Faço essa correção de desassociar coisas negativas e proponho a retirada de palavras como 'preferência sexual' do texto, introduzindo as definições da portaria do Ministério da Justiça sobre a proibição de cenas de sexo, drogas e violências para crianças", finaliza.

05-05-2021 às 22:13 Anônimo
Causa desconforto emocional saber que tem gente passando fome e a deputada tentar aprovar um projeto de cunho pessoal, porque é notório que isso é preconceito por parte dela.
02-05-2021 às 05:04 Ronn
Não acredito que com tatas vidas se perdendo devido a falta de vacinas, leitos e insumos contra a covid-19 esse pessoal deixa tudo isso de lado para fazer LGTBq+fobia. Isso já passou de todos os limites!
27-04-2021 às 13:23 Bisavó Dona Bróxilda.
Xiiiiiiiiiiiiii.....Outra treta.....kkkkkkkkkkkkkk. Amo!!!
27-04-2021 às 12:36 Netto
Por que estamos vivendo uma fase de retrocesso????