ASSINE JÁ ENTRAR

Orgulho LGBT+ é celebrado em roda de conversa em Mesquita

Evento realizado no Centro Cultural Mister Watkins contou com abordagens sobre os direitos que foram e que precisam ser conquistados no segmento.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 06 de Julho de 2021

Uma roda de conversa marcou o encerramento das comemorações pelo mês do Orgulho LGBTQIA+ em Mesquita. A ação aconteceu nesta segunda-feira, dia 5 de junho, no Centro Cultural Mister Watkins, no Centro da cidade. Em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, celebrado no dia 28 de junho, a Assistência Social de Mesquita promoveu um bate-papo intitulado “O Amor Vence o Ódio”, colocando em pauta questões ligadas ao universo LGBTQIA+.

“Nem todo mundo sabe, de fato, qual é a origem desse 28 de junho para a gente. A revolta de Stonewall deu início a um grande movimento que dura até hoje, da nossa luta pela igualdade de direitos. A gente fala de Dia do Orgulho porque é justamente isso, de você se orgulhar de quem realmente é, e não de se sentir obrigado a se envergonhar por isso”, explica Paulinha Única, da Coordenadoria Municipal de Diversidade Sexual de Mesquita.

Convidados

Anfitriã do evento, Paulinha Única recebeu como convidados na roda de conversa do Orgulho LGBTQIA+ o superintendente estadual de Políticas LGBTQIA+ do Rio, Enarne Alexandre; a coordenadora do Centro de Cidadania LGBT Baixada III (Nova Iguaçu), Cátia Silene; Sharlene Rosa, a coordenadora do Centro de Cidadania LGBT Baixada I (Duque de Caxias); a coordenadora do Centro de Cidadania LGBT Baixada II (Japeri), Nilza Nascimento; o ex-subsecretário estadual de Promoção, Defesa e Garantia de Direitos Humanos, Thiago Miranda; e a subsecretária de Assistência Social Mesquita, Érika Rangel.

“No ano passado, a sede da Assistência Social de Mesquita saiu de Rocha Sobrinho e foi para Edson Passos, um local de acesso mais fácil e preparado para receber os mesquitenses. Nós precisamos entender que a assistência social tem de ser oferecida a quem dela necessita. Isso independe de orientação sexual, gênero, raça, cor ou qualquer outra característica. A gente acolhe a população sem distinções, basta que seja alguém que precise dos nossos serviços”, reforça Érika Rangel.

Referência na Baixada

Superintendente estadual de Políticas LGBTQIA+ do Rio, Ernane Alexandre não poupou elogios à atuação da Coordenadoria de Diversidade Sexual de Mesquita. “Mesquita vem se mostrando um município voltado para a assistência social como um todo, não só nas causas da comunidade LGBTQIA+. Além disso, é uma das coordenadorias mais antigas e que se mantém forte, ao contrário de muitas outras que se perderam em cidades da Região Metropolitana, nas trocas de gestão”, opina.

Ernane já participou de várias ações voltadas para a assistência social em Mesquita. Por isso mesmo, se sente à vontade ao falar dos colegas que encontrou no município, nos últimos anos. “A Cristina Quaresma, que foi secretária municipal em Mesquita, sempre foi muito atuante. Quando deixou o cargo, ficou um legado e, assim, Érika Rangel, atual subsecretária municipal, vem dando continuidade. Ela é dessas pessoas que arregaça as mangas, está sempre pronta para defender quem precisa. Além disso, Mesquita tem a Paulinha Única, que cada vez se destaca mais e se torna referência para o segmento LGBTQIA+ na Baixada Fluminense”, avalia.

Atendimento

Os mesquitenses que precisarem buscar atendimento na Assistência Social do município podem se dirigir a Edson Passos. É lá que fica a sede da Subsecretaria Municipal de Assistência Social, responsável pela Coordenadoria Municipal de Diversidade Sexual. O endereço é Avenida Marechal Castelo Branco 106, na esquina com a Rua Marquesa de Grizelda, em frente ao supermercado Cristal. O horário de funcionamento é das 9h às 17h.

07-07-2021 às 08:27 Crente Conservador Bolsonarista
Bolsonaro campeao das urnas 2022. Unico presidente incorrupitivel.
07-07-2021 às 07:16 Lenny
O texto, para variar, mal escrito. Não identifica Mesquita como município do Rio de Janeiro inicialmente. Fora que está confuso, com excesso de informações desnecessárias e sem chamar atenção ao importante.
06-07-2021 às 21:10 Felipe
No mais, essa matéria aqui em Mundo Mais quer parecer plantada. Mais do que isso: quer parecer pré-estreia de campanha eleitoral para deputado estadual em 2022. Não questiono as pessoas, as suas boas intenções, mas, queridos, que utilidade tem isso?... Aos gays, eu me refiro. Ao povo pobre da Baixada Fluminense?... O que é que eles ganham com esse evento?
06-07-2021 às 21:07 Felipe
Desconheço as pessoas envolvidas, mas, não raro, esses eventos rendem zero. Todos discursam (para meia dúzia), trocam certificados, posam para fotos e depois, alegremente, escolhem um bom restaurante e almoçam, felizes. Tudo, claro, custeado pelo poder público. De modo que, se essa gente simplesmente não existisse. Se não existissem os CCs, os FGs, mesmo os estáveis. As diárias, as notas fiscais. Essa baboseira toda, que custa caro, e essa grana toda chegasse, de fato, àquele que precisa, o resultado teria, aí sim, alguma efetividade.