ASSINE JÁ ENTRAR

Beijaço gay contra a homofobia

Estudantes promovem beijaço para simbolizar a luta contra a homofobia.

por Redação MundoMais

Quarta-feira, 18 de Maio de 2011

Participantes do 8º Seminário LGBTParticipantes do 8º Seminário LGBT

Estudantes e simpatizantes da causa gay promoveram um beijaço na Universidade de Brasília na noite desta terça-feira (17). O Congresso Nacional promoveu a abertura do 8º Seminário LGBT, realizado durante as comemorações do Dia Internacional de Luta contra a Homofobia

O coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT na Câmara, deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), disse que a ideia de que o seminário tivesse como tema central a aprovação do casamento civil de homossexuais foi tomada antes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu, no início do deste mês, a união estável em relacionamentos homoafetivos

No dia 17 de maio de 1990, há exatos 21 anos, a Organização Mundial de Saúde retirou oficialmente a homossexualidade do rol de doenças, reconhecendo que “a homossexualidade é um estado mental tão saudável quanto a heterossexualidade”. A data ficou marcada como o Dia Mundial de Luta contra a Homofobia, em que se comemoram as conquistas e se reforçam as lutas da população LGBT.

No dia 4 de junho de 2010, o então presidente Lula assinou decreto que instituiu a data como o Dia Nacional de Combate à Homofobia. Tal decreto simboliza o compromisso do Estado brasileiro com o enfrentamento da violência praticada contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

19-05-2011 às 18:24 Fabrício SP
Nossa eu não sabia disso! Muito interessante saber wque há um dia MUNDIAL de combate a homofobia!
19-05-2011 às 11:53 Rafael - Fortaleza
A homossexualidade é um fato da vida, é uma circunstância pessoal, é um direito, é um desígnio diferente, é um destino. Nesse sentido, as pessoas têm o direito de amar, e tem o direito de compartilhar seus afetos com quem quer que seja, pois, é isso que o que faz a vida valer à pena. O amor, os prazeres legítimos e a busca pela felicidade, estão no centro dos principais sistemas filosóficos e no centro das discussões das principais religiões. Ninguém deve ser diminuído nessa vida pelos seus afetos legítimos, e, por compartilhá-los com quem escolher. Qualquer maneira de amar verdadeiramente vale à pena!
19-05-2011 às 11:53 Rafael - Fortaleza
O princípio da igualdade: significa que as pessoas têm direito a igual respeito e consideração. Significa que as pessoas têm o direito de serem reconhecidas na sua identidade, ainda que representem minorias. Os pressupostos de uma união homo afetiva são rigorosamente os mesmos pressupostos de qualquer união estável, ‘o afeto e projeto de vida em comum’. De modo que não reconhecer isso significa depreciar essas pessoas. Significa dizer que o afeto delas vale menos, e, que o Estado não precisa respeitar e reconhecer as suas relações podendo tratá-las com desprezo. Isso viola o aspecto mais essencial da idéia de igualdade por um preconceito inconfessável.
19-05-2011 às 11:52 Rafael - Fortaleza
O princípio da liberdade: as uniões homo afetivas e a homossexualidade são fatos lícitos. A liberdade no sentido geral significa ‘fazer aquilo que a lei não interdita’ e a liberdade na sua dimensão mais nuclear ‘é a autonomia privada’, é o direito de cada pessoa fazer as suas valorações morais e fazer as suas escolhas existenciais. O Estado não tem o direito de interditar o ‘direito fundamental’ de uma pessoa (maior e capaz) de escolher onde vai colocar o seu afeto, e o caminho que querem percorrer para a sua própria felicidade.
19-05-2011 às 11:52 Rafael - Fortaleza
O princípio da dignidade humana: ninguém nesse mundo deve ser tratado como meio para a realização dos projetos alheios. As pessoas devem ser tratadas como ‘fins em si mesmas’ e, conseqüentemente, impedir uma pessoa de colocar o seu afeto e a sua sexualidade onde está o seu desejo, é o mesmo que aprisionar-lhe a alma, é instrumentalizá-las ao projeto dos outros, as metas coletivas. É impedir essas pessoas de existirem na plenitude de sua liberdade de ser, querer e pensar. Isso certamente, viola a dignidade da pessoa humana.
19-05-2011 às 09:35 Duwa Tavares
Liberdade de expressão é um direito de todos, viva a diversidade, aprovação do PLC 122 já
19-05-2011 às 03:14 Loren - RS
ESSE RAFAEL É UM BABACA, MERECE MUITA PORRADA PRA SER GAY COM "G" MAIÚSCULO.
19-05-2011 às 03:12 Gustavo - RJ
ESSA BICHA NOJENTA DO RAFAEL, ALÉM DE SER ANALFABETA, FICA DE FRESCURA, TEM QUE BEIJAR SIM, GAY TAMBÉM TEM DIREITO AO BEIJO, VIU! SEU ANALFABETO ATRAZADO.
19-05-2011 às 01:20 Fernando
Como é interessante perceber a heteronormatividade dentro da comunidade gay. A liberdade de expressão deve ser assegurada, e qualquer pessoa tem direito a ela. Meus três amigos, vocês são preconceituosos e homofóbicos, sintetizando, heteronormativos. Podem ser gays, mas tem a moral hetrossexual como referencia. A diversidade gay deve mostrar a cara, e não ser tapada pela própria comunidade GLBT.
18-05-2011 às 21:51 Marco
Concordo com vc anti-rafael. Algumas "BIXINHAS", deveriam sim, aprender a escrever antes de fazer, qualquer tipo de comentário.