ASSINE JÁ ENTRAR

Prevenção e cura

Conferência Internacional de Aids traz compromisso científico com a cura da pandemia.

por Redação MundoMais

Terça-feira, 31 de Julho de 2012

Entre os dias 22 e 27 de julho, aconteceu em Washington a 19ª Conferência Internacional de Aids. Nos cincos dias do evento, 23.767 participantes de 183 países se reuniram para discutir as principais questões que envolvem a pandemia, além de apresentar estudos sobre novos métodos de prevenção e cura. Segundo concluíram os organizadores do evento, o fim da aids será possível se houver continuidade dos investimentos financeiros e dos compromissos políticos e científicos.

Foi anunciada a criação de uma estratégia científica para a descoberta da cura da aids, que contará com mais de 40 cientistas, sob o comando da Sociedade Internacional de Aids (IAS, sigla em inglês), organizadora da Conferência. O programa “Towards an HIV Cure” (Rumo à cura do HIV) foi lançado nos Estados Unidos e a ideia é que estas pesquisas forneçam informações suficientes para a cura definitiva ou, pelo menos, funcional da aids. O desenvolvimento desta estratégia será liderado pela pesquisadora Françoise Barré-Sinoussi, integrante do grupo francês que descobriu o HIV.

Outros estudos sobre a cura foram apresentados na Conferência. Um deles, desenvolvido na França, confirmou que pacientes tratados precocemente e então retirados da terapia com antirretrovirais (TARV) não mostraram sinais de um reaparecimento da infecção pelo HIV. “Esses resultados sugerem que o TARV deveria começar logo após a infecção”, disse Charline Bacchus, pesquisadora líder do estudo.

Na quinta-feira, uma pesquisa de autoria de Daniel Kuritzes, que analisou a persistência do HIV em dois homens infectados submetidos a um transplante de células-tronco para tratamento de linfoma mostrou que embora o HIV fosse detectável nas suas células imediatamente depois do transplante, ao longo do tempo as células transplantadas substituíram os linfócitos dos pacientes. Ambos estavam infectados há muitos anos e estavam em um tratamento com antirretrovirais que havia suprimido completamente a replicação do HIV, mas continuavam tendo o vírus latentes nos seus linfócitos circulantes do transplante.

Um terceiro estudo liderado por David Margolis na Universidade da Carolina do Norte mostrou que uma dose de uma droga que inibe uma enzima envolvida no adormecimento do HIV leva à rápida produção de RNA do HIV nas células infectadas latentes do paciente. Isso poderia fazer tais reservatórios virais, anteriormente inacessíveis, suscetíveis às estratégias de curativos. Por exemplo, em combinação com tratamentos que aumentam o sistema imunológico da pessoa, “acordar” o vírus latente pode permitir uma “folga” da infecção.

Um anel vaginal que é inserido uma vez por mês e espalha uma droga anti-aids em todo o tecido ao redor dele também foi apresentado na 19ª Conferência Internacional de Aids. O trabalho marca uma tentativa de “uma nova geração de ferramentas de prevenção direcionadas às mulheres”, observou Dr. Carl Dieffenbach do Instituto Nacional de Saúde dos EUA. O anel de silicone contém uma droga chamada dapivirine. Ao contrário dos anéis vaginais vendidos hoje, o anel experimental não funciona como anticoncepcional.

EUA e o serviço público de saúde

A Conferência, realizada nos Estados Unidos dois anos após o fim da proibição da entrada de pessoas soropositivas no país, trouxe diversas questões referentes ao tratamento da aids no país. O diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde Brasileiro, Dirceu Greco, disse que os EUA deveriam fazer como o Brasil e criar um sistema universal de saúde. Segundo o infectologista, a resposta à aids no Brasil se tornou uma política de Estado e não de governo, por isso o país consegue manter as bases do programa.

A Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, participou de uma plenária no primeiro dia da Conferência Internacional de Aids e declarou que os Estados Unidos estão trabalhando para criar sistemas de saúde sustentáveis "que nos ajudem a vencer esta batalha".

Diferentemente do que ocorre no Brasil, os Estados Unidos não têm um sistema nacional de serviços gratuitos de saúde, e o acesso aos medicamentos antirretrovirais, por exemplo, precisam ser pagos. “Precisamos mudar esta situação. Os portadores do HIV e aids nos Estados Unidos precisam de medicamentos para viver bem e cuidar das suas famílias e para reduzir as chances de transmissão do vírus”, disse Thomas R. Frieden, um dos ativistas presentes.

Protestos dos ativistas

Ativistas do mundo todo aproveitaram a 19ª Conferência Internacional de Aids para protestar contra medidas tomadas pelos governos. Os ativistas brasileiros em Washington protestaram contra um retrocesso da resposta nacional contra a aids. Para eles, o país “não é mais o mesmo” e “vive do sucesso do passado” no enfrentamento da doença. Dirceu Greco discorda: "Dizer que o Brasil vive do passado é muito pesado"

A aprovação do medicamento Truvada para prevenção também foi alvo de protestos. Os ativistas cercaram o estande do laboratório que fabrica o medicamento no local reservado à demonstração de novos produtos. Eles pediam preços menores para o Truvada e para outros medicamentos. Mesmo sendo comemorada por grande parte da comunidade científica, a nova indicação para o Truvada foi rejeitada por alguns grupos de prevenção ao HIV, como a Aids Healthcare Foundation, dos Estados Unidos, a mesma organização que promoveu a manifestação que fechou o estande da companhia.

05-05-2013 às 13:41 XRumerTest
Hello. And Bye.
01-09-2012 às 03:21 Jeremi p/Moreno
Muito boa sua resposta! Acima de tudo, verdadeira. O Hiv não é mais um bicho de sete cabeças!
13-08-2012 às 09:35 Jeremy p/ Moreno
Biba, se aquieta, toma um lexotam. Todo mundo morre um dia...O resto é ilusão. O hiv não me impediu de ser produtivo e ter uma vida invejada por um monte de gente. Tem gente saudável que jamais consuistará um décimo do que conquistei. no fim da história,não fez diferença na minha vida.
10-08-2012 às 01:24 Moreno
Galera o virus HIV tem que acabar, essa cura tem que ser encontrada de uma vez por todas, galera só em pensar que nesse momento milhares de pessoas estão sendo infectadas, onde é que vai parar isso? pelo amor de Deus!!!! isso é muito grave, tem pessoas que nem sabe que tem e passa pra outras pessoas, e ai? quanto os EUA não gastou e ta gastando em armas e guerras? galera ja ta mais que na hora de todo mundo se unir e pedir uma resposta a isso!!!! familias estão sendo acabadas,namoros estão sendo destruidos,planos estão sendo adiados, pessoas estão sofrendo, matando um aos outros de raiva,odio,rancor por causa disso, a cura para o HIV vai gerar um mundo melhor,alegre,quase sem violência, um mundo novo !!!!!!
07-08-2012 às 22:40 diego ctba
Querido SANDRO SÃO PAULO...me admiro vocÊ escrever esse absurdo essa porcaria, que seu médico RENOMADO, diz que é improvável a cura, pois eu acho que vc esta indo no médico errado, deve ser um pediatra infantil algo assim, vc e seu médico renomado, estão totalmente desinformado, preste mais atenção nas coisas e não venha escrever porcarias aqui, pra vc a cura não vai existir mesmo, pq para nós com certeza terá e logo estaremos livre e continuaremos nossa vida normalmente como se tivessemos uma gripe qualquer e fomos curados. Homem de poca fé vc SANDRO E SEU MÉDICO ridiculos....Deus abençõe vcs e tenha misericordia de vcs!
06-08-2012 às 16:28 fernando.
peço a Deus misericordioso ,que é o senhor da vida.que dê sabedoria aos homens no sentido de acha a cura definitiva para esse mal que assola a humanidade.como disse um renonado pesquisador brasileiro a cura esta proxima lute e esteja vivo quando ela chegar.
06-08-2012 às 11:13 Jeremy p amigo
Aconselhe a seu amigo a refazer o teste porque existe a janela imunológica. Eu peguei de ume x namorado justamente por isso. Ele namorou um cara que morreu de hiv. Em seguida ele fez o exame e deu negativo. Começou a namorar comigo e não falou nada do falecido. Pouco tempo depois ele adoeceu...E a tia Cida já estava encostada em mim...
06-08-2012 às 01:38 sc
o governo sabe ver o povo sofrendo e nao procura pesquisas para cura ... ogoverno mundo.........
06-08-2012 às 00:56 CÉLULA TRONCO
GENTE QUERIA SABER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE CIRURGIA DE CÉLULA TRONCO, FIQUEI SABENDO Q O ATOR REINALDO GENECHINE JA FEZ ESSA CIRUGIA, SERA VERDADE? ALGUEM SABE ME INFORMAR? SOU SOROPOSITIVO A 2 ANOS E QUERIA SABER INFORMÇÕES PRA TAMBÉM FAZER, AQUI NO BRASIL FAZ? É PERIGORA? SE ALGUÉM SOUBER POR FAVOR ME INFORME!!!! AGURADO.
04-08-2012 às 23:59 amigo
ola galera eu tenho uma amigo que acabou de descobri que seu namorado tem hiv a principio ele ficou muito nervoso mais graças a Deus ele não tem a doença mais na verdade ele não sabia e transava com o namorado a 2 anos de relacionamento alem de usar gilete e laminas do seu parceiro médicos dizem que ele pode ser imune a doença . bem vou convencer a ele fazer uns teste para quem sabe ele tb possar ser um doador de células tranco .