Assine o MundoMais

“Ele é minha amiga”

Reportagem do Esporte Espetacular mostra história de Valério, árbitro de futebol que também é travesti.

por Redação MundoMais

Domingo, 20 de Março de 2011

Valério, o árbitro.Valério, o árbitro.
Valeska, travestida.Valeska, travestida.

O Esporte Espetacular, da Rede Globo, exibiu na manhã deste domingo, 20, a história de coragem e vitória de Valério (ou Valeska), 32 anos, e árbitro de futebol amador.

“Você pode me chamar como queira, eu aceito qualquer nome, Valério ou Valeska, desde que me respeite, só isso. Só exijo isso” – diz para a reportagem no intervalo de um jogo em Beberibe, Ceará, cidade a 80km de Fortaleza.

Além de árbitro, Valério também coordena um projeto social chamado “Jovem Guia”, no qual ensina a jovens a profissão de guia turístico.

Na segunda parte da reportagem, ele mostra o seu outro lado, arrumando-se e transformando-se em Valeska.

“O preconceito na realidade nunca vai acabar. O preconceito anda junto com o amor, com o ódio e com a alegria. Não sei até quando vai o preconceito, mas eu não tenho medo dele. Eu o encaro como tudo na vida, como se fosse uma partida de futebol” – declara ao final da reportagem, que fecha com a mensagem “não ao preconceito” escrita em areia.

A reportagem deve ser encarada como uma vitória contra o preconceito, sempre presente neste esporte que é um dos mais machistas do mundo.

Assista à matéria completa abaixo.

Comentários (20)

Atenção: Insultos e comentários em desacordo com o tema poderão ser despublicados.

  • em 24-03-2011 às 20:07 Roger, SP
    Traveca! Eca! So falta colocarem a Ariadna na novela das oito. A Globo é HORROR!
  • em 23-03-2011 às 15:23 PRISÃO P/ HOMOFÓBICOS! SIM?
    Pessoal, há uma enquete no Jornal Hoje, na Globo, para o telespectador votar se é a favor ou contra a aprovação da lei que torna crime a homofobia. No momento está 56% a favor e 43% contra. O contra pode ganhar, gente! A diferença está pouca. Deve haver muito evangélico de plantão, votando. Vamos votar tbm!¨¨¨¨¨¨¨Paulinho BSB
  • em 23-03-2011 às 03:40 thiago bh
    mais q belo exemplo....
  • em 22-03-2011 às 20:00 Luke
    Nossa que coragem essa da Valeska/Valério (como queira!)! Principalmente no interior do nordeste onde não é raro os gays sofrerem violências as mais cruéis. Parabéns!!!
  • em 22-03-2011 às 17:31 BLITZ
    a globo esta afim de ibope.....audiência.....nas manhas de domingo..... éooooooooooooooooooo.........
  • em 21-03-2011 às 16:32 Paulinho BSB
    Porra, gente! Traveco não, pelo amor de Deus! Olha, não estou dando bronca em ninguém, tá? Tratem de ela ou ele, não importa, desde seja no respeito, de forma não pejorativa. Afinal, conforme a gramática, está correto no masculino. Agente fala contra o preconceito e desvalorisação do povo LGBT o tempo todo e acontecem mais entre nós! Só acho cabíveis certos comentários nos vídeos pornôs, lugar de descontração, tesão e humor. A mim, em particular, incomoda. Falo no feminino sempre: a travesti. Uma vez ou outra escapa no masculino. Quanto ao Valério / à Valeska, muito bom exemplo de superação, covivência e bom senso. Sabe se comportar conforme a situação, como todos deveríamos saber. Ela age de forma natural, na moral, sem abrir mão de ser ela mesma. Parabéns Valeska e quem produziu a reportagem. Parabeniso também o Esporte Espetacular, um programa de alto nível e grande audiência, composta quase que totalmente por um público um tanto desconectado dos nossos assuntos. Saudades do Ceará! Acho que o cearense leva a vida com mais leveza, apesar do preconceito que há e muito por lá. Seria bom fazer a minha facu na terra de Iracema. E gosto demais do Cariri também. Bjos pra vcs que leram!
  • em 21-03-2011 às 13:22 foca
    BELA MATÉRIA. PARABENS AO GLOBO ESPORTE PELO TEMA. IPESSOAS COM O VALERIO SO PROVA Q GAY, É CAPAZ DE EXERCER QUALQUER ATIVIDADE, BASTA GOSTAR DO Q FAZ.
  • em 21-03-2011 às 02:41 Gustavo - RJ
    Adorei a reportagem, isso mostra que os transsexuias e gays tem respeito e direito como qualquer um nessa sociedade podre e ainda atrazada, parabéns Valério (Lalesca), estou torcendo pelo seu sucesso.
  • em 21-03-2011 às 01:52 mineiro
    achei uma completa falta de respeito ao nome social das travestis... ta na cara que é uma mulher o tempo inteiro, que as pessoas do ciclo dela tratam no feminino, mas a reportagem tem que reforçar o tempo inteiro o nome valério, parece birra! e a travesti fica constrangida a se assumir como homem... muito ruim, preconceituosa e superficial!
  • em 21-03-2011 às 00:27 Nelson
    Coragem espetacular! Parabéns!
  • Mostrar mais comentários...